Internacional

Talibã destrói célula do Estado Islâmico em Cabul; Fumio Kishida será o novo primeiro-ministro do Japão; mercado internacional e mais

3 Minutos de leitura

TALIBÃ DESTRÓI CÉLULA DO ESTADO ISLÂMICO EM CABUL 

Na manhã desta segunda-feira (04), o Talibã anunciou que o grupo destruiu uma célula do Estado Islâmico na capital do Afeganistão, Cabul. O comunicado foi feito pelo porta-voz da organização, Zabihullah Mujahid, em sua conta oficial no Twitter. 

Segundo Mujahid, forças do Talibã fizeram uma operação na noite de ontem (03) na região norte de Cabul. O Talibã acusa o EI de um atentado a uma mesquita na capital afegã, ocorrido também neste domingo. 

O porta-voz do Talibã considerou a operação um sucesso. “Como resultado da operação, que foi muito decisiva e bem-sucedida, o centro do Estado Islâmico foi completamente destruído, e os membros do grupo em seu interior morreram”, apontou em seu Twitter 

O atentado à mesquita ocorreu durante uma cerimônia realizada em homenagem à mãe de Zabihullah Mujahid, falecida na semana passada. Segundo fonte ouvida pela agência France-Presse, um explosivo foi colocado na entrada da mesquita Eidgah, explodindo no momento em que as pessoas deixaram o local. O ataque deixou 5 mortos e 11 feridos. 

FUMIO KISHIDA SERÁ O NOVO PRIMEIRO-MINISTRO DO JAPÃO 

Nesta segunda-feira (04), o parlamento japonês elegeu Fumio Kishida como próximo primeiro-ministro do país. Na quarta-feira (29), Kishida havia sido eleito o novo líder do Partido Liberal Democrático (PLD). 

Dado a dominância do PLD no legislativo japonês desde a década de 1950, Kishida automaticamente se tornou o favorito para ser eleito novo primeiro-ministro do Japão. De família tradicionalmente política, o próximo premiê japonês é deputado por Hiroshima desde 1993. 

No ano passado, a tentativa de Kishida se tornar premiê foi frustrada. Ele foi derrotado pelo então secretário-geral do gabinete Yoshihide Suga, que renunciou ao cargo de primeiro-ministro no último mês de setembro devido a sua impopularidade. 

“Desta vez foi diferente. Tenho a firme convicção de que sou o líder necessário agora”, apontou Fumio Kishida. Segundo fontes, as lideranças do parlamento viram Kishida como uma opção mais segura do que seu principal concorrente, Taro Kono – responsável por liderar o processo de imunização no país. 

O novo premiê não é considerado um político popular no Japão. Aos 64 anos de idade, Fumio Kishida foi ainda ministro de Relações Exteriores do Japão entre os anos de 2012 e 2017, no governo de Shinzō Abe. Ele é partidário do desarmamento nuclear, ainda que favorável a produção de energia nuclear. Conservador, Kishida se posiciona contra a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo, atualmente ilegal no Japão. 


Saiba mais 

Facebook, WhatsApp e Instagram saíram do ar em semana crítica da gigante do Silicon Valley 


COREIA DO NORTE E COREIA DO SUL REESTABELECEM CANAIS DE COMUNICAÇÃO 

Neste domingo, a Coreia do Sul e a Coreia do Norte reestabeleceram, com a primeira chamada telefônica entre autoridades dos dois países desde agosto. O anúncio foi feito pelo Ministério de Unificação da Coreia do Sul. 

Segundo o ministério, a retomada da comunicação entre os países abre as portas para a reconstrução da relação diplomática entre os governos. “Com a restauração da linha de comunicação Sul-Norte, o governo avalia que uma base para a recuperação das relações inter-coreanas foi fornecida”, apontou. 

A KCNA, agência de notícias estatal da Coreia do Norte, o líder norte-coreano Kim Jong-um tem o desejo de estabelecer uma “paz duradoura” entre as Coreias. O reestabelecimento da comunicação entre os dois governos serve de alento à comunidade internacional, que demonstrou preocupação com os testes de mísseis feitos pela Coreia do Norte na semana passada. 

BOLSAS E CÂMBIO 

Confira os números do mercado europeu: 

  • STOXX 600 (STOXX): -0,47% (450.76) 
  • DAX (GDAXI): -0,79% (15.036,55) 
  • FTSE 100 (FTSE): -0,23% (7.011,01) 
  • CAC 40 (FCHI): -0,61% (6.477,66) 
  • FTSE MIB (FTMIB): -0,60% (25.460,80) 

Na Ásia, os índices Hang Seng (Hong Kong) e Shanghai Composto (China) não abriram. Confira os números do mercado asiático: 

  • Hang Seng (HK50): 0,00% (24.510,98) 
  • KOSPI (KS11): -0,41% (3.127,58) 
  • Shanghai Composto (SSEC): 0,00% (3.642,22)  
  • Nikkei 225 (N225): +1,25% (30.381,84) 
  • Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300): +0,67% (4.866,38)   

Confira os números do mercado norte-americano: 

  • Dow Jones (DJI): -0,94% (34.002.92) 
  • S&P 500 (SPX): -1,30% (4.300,46) 
  • Nasdaq Composto (IXIC): -2,14% (14.255,50) 

Confira a cotação das principais moedas estrangeiras: 

  • Dólar: +1,43% (R$ 5,44) 
  • Euro: +1,64% (R$ 6,32) 

Imagem em destaque: Folha / divulgação 

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…