Notícias

Boletim Focus: inflação sobe pela 27ª semana consecutiva e chega a 8,59%

1 minuto/s de leitura

Segundo dados do Boletim Focus, relatório publicado semanalmente pelo Banco Central (BC) contando com a colaboração de mais de 100 instituições financeiras, o IPCA, índice oficial da inflação no Brasil, deve terminar o ano com alta de 8,59%. 

Comparado com as projeções da semana passada, a alta é de 0,08%. No último mês, as apostas para o IPCA já subiram 0,59%.  

É a 27ª semana consecutiva de alta nas projeções do índice. 

As estimativas do Boletim Focus estão bem acima da meta estipulada para a inflação em 2021, de 3,75% – com margem de erro de 1,50 ponto percentual para mais ou para menos. Para 2022, a estimativa para a inflação também subiu, pela 12ª semana consecutiva, indo para 4,17%, também acima da meta de 3,5% estipulada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). 

Para o Produto Interno Bruto, as projeções do Boletim Focus permanecem estagnadas. A expectativa de crescimento para a economia brasileira em 2021 ficou em 5,04% pela quarta semana consecutiva. 

Selic e câmbio  

Apesar da constante alta das projeções da inflação, as estimativas para a Selic, taxa básica de juros brasileira, não sofreram variação semanal. Pela terceira semana consecutiva, a projeção da Selic ao final de 2021 ficou em 8,25% a.a.  

Em um mês, a Selic sofreu variação de 0,25% pontos percentuais.  

Quanto ao câmbio, houve variação semanal de R$ 0,05 e o Dólar deve terminar o ano em R$ 5,25 segundo o Boletim Focus. 

605 conteúdos

       
Sobre o autor
Jornalista Smart Money Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
       Conteúdos
Conteúdos relacionados
Notícias

1 ano de SM: Confira nossas lives especiais de aniversário sobre a retrospectiva do ano e as perspectivas para 2022

2 minuto/s de leitura
Outubro é um mês especial para a Smart Money, seu portal confiável de investimentos.  Estamos completando 1 ano de vida no mês de outubro. São 12 meses repletos…
Notícias

Relator da reforma do Imposto de Renda diz que vai abandonar a tributação de dividendos

2 minuto/s de leitura
O relator da segunda parte da Reforma Tributária, senador Angelo Coronel (PSD-BA), que trata de alterações no Imposto de Renda (IR), anunciou nesta semana…
Notícias

BCE diz que estímulos já tem data para acabar e risco de inflação alta aumentou

1 minuto/s de leitura
Segundo Bostjan Vasle, membro do Banco Central Europeu (BCE), os pacotes de estímulos da entidade financeira que marcaram o difícil período da pandemia de COVID-19 já têm data…
Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao utiliza nossos serviços, você concarda com tal monitaramento.
Consulte a nossa Política de Privacidade

x
Aceito o uso de cookies