Notícias

Boletim Focus: inflação sobe pela 27ª semana consecutiva e chega a 8,59%

1 Minutos de leitura

Segundo dados do Boletim Focus, relatório publicado semanalmente pelo Banco Central (BC) contando com a colaboração de mais de 100 instituições financeiras, o IPCA, índice oficial da inflação no Brasil, deve terminar o ano com alta de 8,59%. 

Comparado com as projeções da semana passada, a alta é de 0,08%. No último mês, as apostas para o IPCA já subiram 0,59%.  

É a 27ª semana consecutiva de alta nas projeções do índice. 

As estimativas do Boletim Focus estão bem acima da meta estipulada para a inflação em 2021, de 3,75% – com margem de erro de 1,50 ponto percentual para mais ou para menos. Para 2022, a estimativa para a inflação também subiu, pela 12ª semana consecutiva, indo para 4,17%, também acima da meta de 3,5% estipulada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). 

Para o Produto Interno Bruto, as projeções do Boletim Focus permanecem estagnadas. A expectativa de crescimento para a economia brasileira em 2021 ficou em 5,04% pela quarta semana consecutiva. 

Selic e câmbio  

Apesar da constante alta das projeções da inflação, as estimativas para a Selic, taxa básica de juros brasileira, não sofreram variação semanal. Pela terceira semana consecutiva, a projeção da Selic ao final de 2021 ficou em 8,25% a.a.  

Em um mês, a Selic sofreu variação de 0,25% pontos percentuais.  

Quanto ao câmbio, houve variação semanal de R$ 0,05 e o Dólar deve terminar o ano em R$ 5,25 segundo o Boletim Focus. 

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…