Destaques do dia

PTB oficializa convite a Bolsonaro, AstraZeneca afirma que coquetel reduz casos graves e mortes por Covid-19; e mais

4 Minutos de leitura

Na última sexta, o PTB oficializou um convite para que Jair Bolsonaro dispute as eleições do ano que vem pela sigla. Enquanto isso, a AstraZeneca anunciou dados animadores sobre seu coquetel contra a Covid-19. 

Na agenda, o destaque fica para o Boletim Focus, publicado semanalmente. Nas bolsas, o preço do petróleo causa preocupações quanto a inflação mundo afora. 

Esses e outros destaques você confere agora. 


Saiba mais

Para Antônio Da Luz, o agronegócio brasileiro é “viciado em tecnologia”


PTB OFICIALIZA CONVITE A BOLSONARO 

Na noite de sexta-feira (08), o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) oficializou um convite para que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) filie-se ao partido para a disputa das eleições em 2022. A informação foi dada pelo próprio PTB, que publicou o convite em forma de nota. 

“Os dirigentes petebistas formularam uma carta a ser enviada ao presidente Bolsonaro, na qual afirmam que o partido está unido, forte, robusto e pronto para recebê-lo, assim como deputados, senadores, líderes estaduais e municipais que queiram ingressar no PTB“, aponta. A nota é assinada pelo ex-deputado federal Roberto Jefferson, atual presidente da sigla grande apoiador de Bolsonaro. 

Bolsonaro foi eleito presidente da República em 2018 pelo Partido Social Liberal (PSL). Saiu do partido logo no seu primeiro ano de governo, 2019, após disputas internas. O presidente tinha intenção de fundar uma nova sigla, o Aliança pelo Brasil, mas o partido não conseguiu coletar o número necessário de assinaturas para validar sua fundação. 

Presidente do PTB, Roberto Jefferson se encontra preso desde o dia 13 de agosto por decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes, por acusações de formar uma organização criminosa com objetivo de “desestabilizar as instituições republicanas”. 

Na nota, o PTB afirmou estar alinhado com Bolsonaro e se comprometeu a apoiar o presidente no processo de reeleição. “O PTB está unido, forte, robusto, pronto para encarar os desafios vindouros. A garra dos petebistas, a união de ideias e a lealdade seguirão ombro a ombro com vossa excelência nas trincheiras eleitorais para a sua recondução honrosa ao Palácio do Planalto“, apontou. 

Apesar da formalização do convite por parte do PTB, o presidente Jair Bolsonaro está muito próximo de acertar seu retorno ao Progressistas (PP), partido do qual fez parte entre 2005 e 2016, período em que era deputado federal. 

O que tem travado as negociações com ambos os partidos são as exigências de Bolsonaro. O presidente da República exige de ambos os partidos o poder escolher os candidatos ao Senado de sua nova sigla em 2022. Bolsonaro já admitiu que deveria ter dado mais atenção ao Senado, onde mais teve derrotas no Congresso, nas eleições de 2018. 

ASTRAZENECA AFIRMA QUE COQUETEL REDUZ CASOS GRAVES E MORTES POR COVID-19 

A farmacêutica britânica AstraZeneca anunciou nesta segunda-feira (11) que um coquetel de drogas contra a Covid-19 se mostrou eficaz na prevenção de casos graves e mortes pela doença. O anúncio foi feito a partir de um comunicado oficial da empresa. 

Os resultados divulgados ainda carecem da avaliação de demais cientistas. Segundo o estudo interno da AstraZeneca, feito com 903 pacientes, a droga AZD7442 reduz em 50% a chance de um paciente sintomático desenvolver um quadro grave ou falecer por conta da Covid-19. 

Atualmente, o medicamento passa pela fase 3 de ensaios clínicos. A AZD7442 é feita a partir de dois anticorpos diferentes. Segundo o investigador principal do estudo, Hugh Montgomery, o surgimento de tratamentos alternativos contra a doença é essencial para o controle da pandemia. “Com casos contínuos de infecções graves por Covid-19 em todo o mundo, há uma necessidade significativa de novas terapias que podem ser usadas para proteger as populações vulneráveis”, apontou. 

“Esses resultados positivos mostram que uma dose intramuscular conveniente de AZD7442 pode desempenhar um papel importante no combate a essa pandemia devastadora”, complementou. 

Em nota, a AstraZeneca apontou que irá discutir os resultados do estudo com autoridades sanitárias, o coquetel é sugerido para evitar o avanço do quadro de Covid-19 em pacientes que não consigam produzir uma resposta imune suficiente com a vacinação contra a doença. Além do novo coquetel, a AstraZeneca produz ainda seu próprio imunizante contra a Covic-19, desenvolvido em parceria com a Universidade de Oxford e distribuído no Brasil por meio da Fiocruz. 

AGENDA 

No Brasil, o destaque do dia é a divulgação semanal do Boletim Focus, publicado pelo Banco Central logo no início do dia. 

Na Europa, Philip R. Lane e Frank Elderson, membros da mesa diretora do Banco Central Europeu (BCE), discursam às 9h e às 11h45, respectivamente. 

No Reino Unido, o British Retail Consortium divulga os dados de venda do varejo britânico às 20h. 

Na Austrália, a Associação da Indústria de Habitação publica os dados de venda de casas novas no país às 21h. 

BOLSAS E CÂMBIO 

Os índices europeus iniciaram o dia majoritariamente em baixa nesta segunda-feira, acompanhando as preocupações do mercado em relação ao preço dos combustíveis em meio a um rali do petróleo no mercado internacional. 

Às 8h55 da manhã:  

  • STOXX 600 (STOXX): -0,51%, indo a 455,20 pontos  
  • DAX (GDAXI): -0,52%, indo a 15.127,35 pontos 
  • FTSE 100 (FTSE): +0,28% indo a 7.115,22 pontos  
  • CAC 40 (FCHI): -0,41%, indo a 6.533,06 pontos  
  • FTSE MIB (FTMIB): -0,80%, indo a 25.843,00 pontos  

Na Ásia, as bolsas do continente operaram em um misto de bons resultados e desempenhos tímidos, com destaque para a disparada das blue-chips chinesas na sessão desta segunda. Hoje, o índice KOSPI permaneceu fechado. 

  • Hang Seng (HK50): +1,96%, indo a 25.325,09 pontos  
  • KOSPI (KS11): -0,11%, indo a 2.956,30 pontos (FECHADO) 
  • Shanghai Composto (SSEC): -0,01%, indo a 3.591,71 pontos  
  • Nikkei 225 (N225): +1,60%, indo a 28.498,20 pontos  
  • Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300): +0,13%, indo a 4.936,19 pontos   

Às 9h10 da manhã, os índices futuros dos EUA apresentam resultados negativos:  

  • Nasdaq 100 Futuros: -0,84%, indo a 14.696,40 pontos  
  • Dow Jones Futuros: -0,26%, indo a 34.659,40 pontos  
  • S&P 500 Futuros: -0,44%, indo a 4.372,00 pontos  

Acompanhe as cotações do Dólar e o Euro na manhã desta segunda-feira (11):  

  • Às 9h13, o Dólar caiu -0,10%, a R$ 5,51  
  • Às 9h13, o Euro caiu -0,08%, a R$ 6,37 

Imagem em destaque: Congresso em Foco / divulgação 

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
AÇÕESDestaques do dia

Digerindo a decisão de política monetária do Reino Unido, as bolsas amanhecem mistas nesta quinta (11)

1 Minutos de leitura
Na agenda do dia, dados do mercado trabalhista são destaque ainda na parte da manhã.  Nas bolsas, resultados mistos marcam a primeira…
AÇÕESDestaques do dia

Bolsas caem na manhã de quarta (10) no aguardo pela inflação dos EUA

2 Minutos de leitura
Na agenda brasileira, destaque para o setor industrial. No mercado internacional, a inflação dos EUA rouba as atenções.  Nos mercados, quedas marcam…