Smart Tech

Capitão Kirk vai ao espaço, Apple reduz produção de iPhones por conta da crise de semicondutores; saiba das novidades da Netflix, China, energia solar…

4 Minutos de leitura

Capitão Kirk 

Você lembra de Star Trek, também conhecido como ‘Jornada nas estrelas’? A aclamada série britânica iniciada em 1966 ainda arranca elogios do mundo do cinema e possui uma base de fãs apaixonados pelo mundo futurista. 

Hoje (13), o ator William Shatner, o ‘Capitão Kirk’, se tornou a pessoa mais velha a realizar uma viagem espacial, a bordo da New Shepard, nave espacial da Blue Origin, de Jeff Bezos. A viagem durou cerca de 10 minutos. 

Além do ator aclamado, outras três pessoas formaram a equipe de tripulação da nave. Uma delas é a Audrey Powers, vice-presidente de missão e operações da Blue Origin. Também participaram da viagem Chris Boshuizeno, co-fundador de Planet Labs, e Glen de Vries, co-fundador da Mediata. 

“Eu espero nunca superar disso […] é muito maior do que eu e do que a vida. O que você proporcionou para mim foi a mais importante e profunda experiência”, disse Shatner à Bezos. 

A Blue Origin é uma das grandes três companhias que participam de uma verdadeira corrida pelo espaço. Além dela, a Space X, de Elon Musk, e Virgin Galactic, de Richard Branson. 

Imagem: Apple 

Apple 

A Apple anunciou que deve reduzir sua produção do novo modelo de seu celular, o iPhone 13, para este ano.  

A companhia esperava produzir 90 milhões de unidades ainda no último trimestre do ano, mas, por conta da crise de abastecimento de semicondutores, deve reduzir em pelo menos 10 milhões suas produções. 

Segundo funcionários da companhia, o problema foi gerado por impasses na cadeia de suprimentos da Broadcom e Texas Instruments. 

A crise de semicondutores é gerada por inúmeros fatores, desde a chamada guerra comercial dos Estados Unidos com a China e as consequências negativas causadas pela pandemia de COVID-19. 

A consequência disso é a produção prejudicada em grandes companhias de eletrônicos do mundo, afetando inclusive as empresas focadas em eletrodomésticos. 

A cadeia de fornecimento de semicondutores é relativamente lenta. Por isso, quando a pandemia afetou o mundo todo e paralisou serviços, a queda na demanda pela fabricação de automóveis foi tomada pelo setor de eletrodomésticos, computadores, celulares e vídeo games. 

Com a recuperação da economia, aquela demanda passa a ser recuperada, mas em um ritmo em que a produção e fornecimento não conseguem acompanhar. 

Imagem: Netflix 

Netflix 

Uma gafe causada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) vazou importantes informações sobre o consumo brasileiro do aplicativo de streaming Netflix. 

Um documento privado relacionado a um processo judicial acabou sendo liberado para o público, revelando que o maior serviço de streaming do mundo segurava 19 milhões de clientes no Brasil em janeiro deste ano. 

O documento era da associação Neo TV, que representa mais de 150 empresas de TV por assinatura no Brasil. No documento, a Neo criticava a fusão entre a WarnerMedia e Discovery. 

“É verdade que as plataformas de streaming conquistaram muitos clientes nos últimos anos, mas também é nítido que parcela relevante dos consumidores considera os serviços OTT como complementares à TV por assinatura –a Netflix, por exemplo, já foi capaz de conquistar 19 milhões de assinantes no Brasil sozinha”, informava o documento. 

O vazamento não parece tão grave assim, mas a Netflix não costuma divulgar números de assinantes na plataforma. Para a plataforma, isso faz parte da estratégia comercial da companhia. 

China 

Lembra da última investida do governo da China contra o vício das crianças do país com jogos online? Parece que a população jovem do país está encontrando meios de burlar as novas regras. 

De acordo com uma reportagem da Reuters, um trecho do jornal estatal People’s Daily da China, os jovens estão até comprando contas para conseguirem jogar sem restrições. 

“Em algumas plataformas online de comércio livre existem modelos de venda e aluguel de contas de jogos. Usuários podem burlar a supervisão alugando ou comprando essas contas para jogar sem restrição. Isso significa que ainda existem falhas sistemáticas que permitem que adolescentes entrem no mundo online de jogos, o que deve ser um caso digno de um olhar atencioso”, dizia o jornal. 

As regras impostas pelo governo estatal visam diminuir o risco de vícios de jovens nos jogos online. Atualmente, jovens abaixo de 18 anos poderão jogar apenas nos finais de semana, das 20h às 21h, somando três horas semanais. 

“Os adolescentes são o futuro da nossa pátria. Proteger a saúde física e mental de menores é uma das prioridades vitais de nosso povo”, diz a Administração Estatal de Imprensa e Publicações da China. 

Energia Solar 

Em um ano tomado pela crise energética, um dado levantado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) nos traz boas projeções para o futuro. 

Um relatório apresentado pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético, Paulo César Domingues, aponta que o uso de energia solar nas casas brasileiras aumentou em 2.000% nos últimos três anos. 

Os dados fazem parte de um documento que demonstram que a matriz energética brasileira tem 48% dela composta pela geração renovável. No mundo, essa média é de 14%. 

Quanto a matriz de eletricidade, o Brasil possui 85% dela renovável, contra 20% na média mundial. 

Imagem: Gov.br 

Gov.br 

Segundo o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), sua conta no portal do governo, o Gov.br, servirá em breve como um autenticador digital para outros serviços do mercado. 

O modelo deve ser semelhante ao praticado por empresas como a Google e o Facebook atualmente. 

Hoje em dia, o Gov.br conta com 110 milhões de usuários cadastrados no sistema, oferecendo mais de 5 mil serviços de 200 órgãos públicos. 

No futuro, segundo o Serpro, todos os sistemas de governo estarão presentes na plataforma. 

Foto: Mario Tama / AFP

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Smart Tech

Demissões no setor tech em 2023 já ultrapassam as de 2022

3 Minutos de leitura
O volume de demissões no setor tech global em 2023 já ultrapassou, no início de abril, o número de cortes de funcionários…
Smart Tech

Meta anuncia mais 10 mil demissões e corte de 5 mil vagas

2 Minutos de leitura
A Meta, empresa controladora do Facebook, anunciou que cortará mais 10 mil funcionários nos próximos meses e mais de 5 mil vagas…
Smart Tech

Demissões em massa no setor tech; o que aconteceu?

4 Minutos de leitura
“Estou devastado, triste e com raiva”. Foi assim que um dos mais de 12 mil funcionários cortados pela Google na sexta-feira (24)…