Internacional

Oposição pede impeachment de presidente no Chile; Estados Unidos abrirão fronteiras para vacinados em novembro; mercado internacional e mais

3 Minutos de leitura

OPOSIÇÃO PEDE IMPEACHMENT DE PRESIDENTE NO CHILE 

Os deputados de oposição iniciaram nesta quarta-feira (13) a abertura de um processo de impeachment do presidente chileno, Sebastián Piñera. 

Piñera é acusado de usar o seu cargo nas negociações de uma empresa do ramo de mineração, segundo dados vazados nos Pandora Papers. Ainda segundo os detalhes vazados, o pagamento pela operação de venda da empresa teria sido efetuado em um paraíso fiscal 

A empresa em questão é a mineradora Dominga. A venda da empresa foi feita a partir de uma empresa dos filhos do presidente chileno. O evento ocorreu em 2010, quando Piñera estava em seu primeiro mandato à frente do governo chileno. 

Hoje, o presidente conservador encontra maioria de oposição no Congresso nacional. Para que o processo de impeachment siga, são necessários 78 votos favoráveis na Câmara. 

Os Pandora Papers são uma série de documentos vazados de paraísos fiscais onde há sigilo bancário e divulgados pelo Consórcio Internacional de Jornalismo Investigativo. Os documentos sobre a venda da mina de Dominga causaram revolta no Chile pois deixam a impressão que a negociação dependia de um ambiente regulatório favorável para sair do papel. 

ESTADOS UNIDOS ABRIRÃO FRONTEIRAS PARA VACINADOS EM NOVEMBRO 

A Casa Branca anunciou que os Estados Unidos reabriram as fronteiras terrestres para viagens não essenciais, independente do motivo a partir de novembro para viajantes completamente imunizados. 

“Temos o prazer de tomar medidas para retomar as viagens regulares de forma segura e sustentável”, apontou o secretário para a Segurança Interna dos Estados Unidos, Alejandro Mayorkas. As fronteiras dos EUA com os países vizinhos, Canadá e México, estavam fechadas desde março de 2020. 

Pessoas em viagens essenciais, como caminhoneiros, cidadãos americanos ou profissionais da saúde, nunca estiveram proibidos de cruzar as fronteiras estadunidenses. Esse público, no entanto, também será obrigado a apresentar comprovante de vacinação ao passar a fronteira a partir de janeiro de 2022. 

Esse é o segundo passo que os EUA dão na direção de retirar as restrições de viagens no país nos últimos 5 dias. Na sexta-feira (08), a agência Reuters já havia revelado que o Centro de Controle de Doenças (CDC) americano passará a aceitar viajantes com comprovante de vacinação de todas as vacinas aprovadas para uso emergencial pela Food and Drug Administration (FDA) – agência reguladora do país – ou a Organização Mundial da Saúde (OMS) 

ÍNDIA RECOMENDA COVAXIN PARA CRIANÇAS A PARTIR DE 2 ANOS 

Nesta terça-feira (12), a Índia anunciou a recomendação do imunizante Covaxin contra a Covid-19 para menores de idade entre 2 e 18 anos. O anúncio chega em um momento crítico para o programa de imunização da Índia, que tenta expandir a proteção aos menores de idade. 

Até o momento, o segundo país mais populoso do mundo vacinou completamente 29% de sua população adulta. 110 milhões destas doses aplicadas, equivalente a cerca de 8% da população indiana, são do imunizante Covaxin, da farmacêutica Bharat Biotech. 

A vacina ainda não está na lista de imunizantes aprovados para uso emergencial pela OMS, o que dificulta a aceitação da população vacinada em viagens para outros países, por exemplo. A Bharat Biotech espera que a vacina seja incluída na lista de uso emergencial da OMS até o final do mês. 

BOLSAS E CÂMBIO 

Confira os números do mercado europeu: 

  • STOXX 600 (STOXX): +0,70% (460,40) 
  • DAX (GDAXI): +0,68% (15.249,38) 
  • FTSE 100 (FTSE): +0,16% (7.141,82) 
  • CAC 40 (FCHI): +0,75% (6.597,38) 
  • FTSE MIB (FTMIB): -0,12% (25.958,69) 

Confira os números do mercado asiático: 

  • Hang Seng (HK50): +0,23% (25.020,34) 
  • KOSPI (KS11): +0,96% (2.944,41)  
  • Shanghai Composto (SSEC): +0,42% (3.561,76)  
  • Nikkei 225 (N225): -0,32% (28.140,28) 
  • Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300): +1,15% (4.940,11) 

Confira os números do mercado norte-americano: 

  • Dow Jones (DJI): 0,00% (35.377,81) 
  • S&P 500 (SPX): +0,30% (4.363,80) 
  • Nasdaq Composto (IXIC): +0,73% (14.571,60) 

Confira a cotação das principais moedas estrangeiras: 

  • Dólar: -0,51% (R$ 5,50) 
  • Euro: -0,14% (R$ 6,38) 

Imagem em destaque: G1 / divulgação 

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…