Internacional

Japão dissolve Parlamento e se prepara para eleições gerais; Pedidos de seguro-desemprego nos EUA se aproximam de níveis pré-pandemia; mercado internacional e mais

3 Minutos de leitura

JAPÃO DISSOLVE PARLAMENTO E SE PREPARA PARA ELEIÇÕES GERAIS 

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, anunciou nesta quinta-feira (14) a dissolução do parlamento do país. A medida serve como preparação para as eleições gerais, que estão marcadas para o próximo dia 31. 

Kishida está no cargo de premier japonês há 11 dias e possui razoável apoio popular. Ao fim do mês, enfrentará seu primeiro grande teste no cargo, enfrentando a oposição para definir a nova composição do Parlamento japonês. 

O desafio de Kishida e dos futuros parlamentares será reconstruir a economia japonesa, duramente afetada pela pandemia de Covid-19.  “Quero usar a eleição para dizer às pessoas o que estamos tentando fazer e o que almejamos”, apontou o premier em entrevista a jornalistas em seu gabinete. 

Segundo pesquisa realizada pelo jornal Sankei mostra que o enfrentamento da pandemia é a maior demanda da população japonesa, sendo a resposta de 48% dos entrevistados. Logo em seguida, vem a recuperação da economia nacional. 

Com certo apoio, a expectativa no Japão é que o Partido Liberal Democrata (PLD) e seu principal aliado, o Komeito, mantenham a maioria no legislativo japonês. A coalizão entre o PLD e o Komeito encontra no Constitucional Democrata do Japão (CDPJ), partido de oposição, seu maior oponente. O CDPJ levanta pautas mais progressistas, como o casamento entre pessoas do mesmo sexo, enquanto Kishida e o PLD se mantém mais conservadores. 

PEDIDOS DE SEGURO-DESEMPREGO NOS EUA SE APROXIMAM DE NÍVEIS PRÉ-PANDEMIA 

O Departamento do Trabalho dos Estados Unidos informou nesta quinta-feira (14) que 293 mil pedidos de seguro-desemprego foram abertos no país na semana passada. O número é próximo de níveis pré-pandemia e representa a primeira vez que os pedidos ficam abaixo de 300 mil desde março de 2020. 

A média móvel das últimas quatro semanas também está em queda. Nas últimas quatro semanas, em média 334 mil solicitações foram abertas em média no país, número menor que os 344,5 mil registrados nas quatro semanas na média móvel da semana anterior. 

Os números animam o mercado, pois mostra que a falta de geração de empregos está mais atrelada a falta de mão-de-obra do que pela falta de demanda, diminuindo a preocupação quanto a recuperação da atividade econômica nos Estados Unidos. 

CHINA ENVIARÁ TRÊS ASTRONAUTAS A ESTAÇÃO ESPACIAL NO SÁBADO 

(Agência Brasil) A China enviará três astronautas a uma estação espacial em construção na manhã de sábado (16), incluindo a primeira mulher a visitar a instalação em que a tripulação deve permanecer durante seis meses. 

Será a segunda de quatro missões tripuladas planejadas à estação, que deve ser finalizada até o fim do ano que vem. A espaçonave Shenzhou-13 será lançada à 0h23 de sábado (horário de Pequim), disse Lin Xiqiang, porta-voz do Programa Espacial Tripulado da China. 

Zhai Zhigang, de 55 anos, que integrou a primeira leva de astronautas chineses no fim dos anos 90, será o comandante da missão, informou Lin. Zhai será acompanhado por Wang Yaping e Ye Guangfu, ambos de 41 anos. Wang será a primeira mulher astronauta a visitar a estação chinesa. 

A missão conhecida como Shenzhou-13, “Embarcação Divina” em chinês, será a segunda missão espacial de Zhai e Wang e a primeira de Ye. 

A China começou a construiu o que será sua primeira estação espacial permanente em abril, com o lançamento do Tianhe, o primeiro e maior de seus três módulos. 

Ligeiramente maior do que um ônibus, o Tianhe será o alojamento assim que a estação espacial estiver pronta. A tripulação de três pessoas da missão anterior Shenzhou-12 se hospedou em Tianhe durante 90 dias, entre julho e setembro.

BOLSAS E CÂMBIO 

Confira os números do mercado europeu: 

  • STOXX 600 (STOXX): +1,20% (465,92) 
  • DAX (GDAXI): +1,40% (15.462,72) 
  • FTSE 100 (FTSE): +0,92% (7.207,71) 
  • CAC 40 (FCHI): +1,33% (6.685,21) 
  • FTSE MIB (FTMIB): +1,23% (26.277,57) 

Confira os números do mercado asiático: 

  • Hang Seng (HK50): +0,23% (25.020,34)  
  • KOSPI (KS11): +1,50% (2.988,64)  
  • Shanghai Composto (SSEC): -0,10% (3.558,28)  
  • Nikkei 225 (N225): +1,46% (28.55,93)  
  • Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300): -0,54% (4.913,61) 

Confira os números do mercado norte-americano: 

  • Dow Jones (DJI): +1,56% (34.912) 
  • S&P 500 (SPX): +1,71% (4.438) 
  • Nasdaq Composto (IXIC): +1,73% (14.823) 

Confira a cotação das principais moedas estrangeiras: 

  • Dólar: +0,09% (R$ 5,52) 
  • Euro: +0,17% (R$ 6,39) 

Imagem em destaque: Time / divulgação 

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…