Educação Financeira

Se prepare para dar tchau para suas notas de R$ 100: o futuro é digital

4 Minutos de leitura

Não faz tanto tempo assim que o dinheiro como conhecemos hoje saiu do chamado “padrão-ouro”, quando um grande acordo monetário definiu que todas as moedas das principais potências do mundo passariam a ser indexadas a uma variação de valor ligada ao Dólar. 

Você se lembra da história do dinheiro? Há muito tempo atrás, a humanidade funcionada através da troca de produtos, modelo que sustentou as sociedades rudimentares durante milhares de ano. 

Com o início das primeiras sociedades organizadas em cidades, a commodity money se tornou o modelo financeiro mais popular. As vantagens são óbvias: o ouro, por exemplo, possui um valor intrínseco e fácil de ser reconhecido. Acaba também o problema da oferta, por exemplo, de duas sacas de trigo por um determinado produto, e o comprador não possuir interesse naquela commodity

Foi em 1971 que Richard Nixon, o 37º presidente dos Estados Unidos, retirou a moeda norte-americana do sistema de commodity money. A partir daí, o dinheiro atingiu sua abstração máxima até então, se baseando apenas a um valor de mercado, e não em uma pedra física. 

Desde lá, inúmeras inovações tecnológicas marcaram o mercado financeiro e facilitaram a sua vida, desde caixas eletrônicos, contas bancárias, open banking, e, mais recentemente, o blockchain

Em um mundo onde a presença digital é praticamente impossível de se ignorar, o velho papel-moeda, que ainda é amplamente utilizado, está perdendo sua importância. Hoje, 60% das transações são feitas no meio digital, e a tendência não deve parar por aí. 


Saiba mais

De onde vem o dinheiro?


O futuro é digital? 

Sim, mas não apenas isso. 

Embora seja difícil prever o futuro e como a sociedade reagirá às novas tendências e inovações, novas tecnologias sendo implementadas hoje nos dão uma visão relativamente fiel do futuro. 

Uma dessas grandes inovações, e que não deve demorar tanto assim para chegar no Brasil, são as moedas digitais

Mas o meu dinheiro já não está presente digitalmente? 

Sim, o nosso dinheiro está presente em nossas carteiras digitais, mas no caso das moedas digitais as coisas funcionam de uma maneira um pouco diferente. Pegando o exemplo da China, pioneira na implementação e uso dessa tecnologia, o chamado Yuan digital (eCNY) é emitido pelo Banco Central do país e aplicado em um blockchain, podendo ser usado por todos que já estiverem com o sistema em mãos. 

Se você leu blockchain e pensou em Bitcoin, você não está errado, pois é o mesmo tipo de sistema que dá sustentação às criptomoedas. As criptomoedas, porém, são descentralizadas, e todo mundo pode “mineirar” Bitcoins, por exemplo, sem qualquer risco de rastreamento. 

Na visão das agências reguladoras, como a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), o Bitcoin não possui um modelo seguro e regulado o suficiente para ser considerado como um ativo aceito pelas agências de todo o mundo. 

No caso das moedas digitais, o modelo é centralizado, ou seja, os governos dos países controlam o sistema monetário. Embora não seja tão “privado” quanto as criptomoedas, a aplicação de um ativo digital na economia significa uma ampla desburocratização dos processos, além de fortalecer os sistemas monetários e apostar em um futuro em que o papel-moeda é obsoleto. 

Você notou que a China vem aplicando duras medidas contra as criptomoedas em circulação no país? Nada é por acaso. 

A China é a pioneira na aplicação da tecnologia, e até bota em cheque a supremacia do Dólar, mas os Estados Unidos não estão muito atrás nas pesquisas e o nosso Banco Central (BC) brasileiro já anunciou que deve lançar o Real Digital em um futuro relativamente próximo. 

Uma economia “low touch 

Além das inovações que vão marcar o mercado financeiro em um futuro próximo, não podemos nos esquecer do principal fator que viabilizará a aplicação de novos processos tecnológicos: o consumidor. 

Atualmente, a chamada “low touch economy” já faz parte da realidade de muitas pessoas, com o uso de tecnologias como Apple Pay, QR Codes e serviços como o PIX que cada vez mais nos deixam independentes do papel-moeda. 

No Brasil, o PIX é uma das apostas do Banco Central (BC) para modernizar os processos em todas as esferas da sociedade. Hoje em dia, é fácil encontrar um restaurante, loja ou padaria que aceita o PIX, seja por transferência direta ou QR Code, como meio de pagamento. 

Tudo isso depende, portanto, do próprio consumidor dessa tecnologia, e como ele vai adaptar sua vida às novas tecnologias. 

A revolução, porém, certamente já começou e está a todo vapor. 

XaaS 

Outra grande inovação que já existe no mercado financeiro e deve ficar cada vez mais forte é o XaaS, ou Everything As a Service (Tudo Como Serviço). Em resumo, é a modernização dos sistemas de empresas que agora poderão possuir todo o seu ecossistema em armazenamentos baseados em nuvem. 

Assim, os famosos custos com “TI” vão ser profundamente reduzidos, pois a necessidade de maquinário é reduzida. Consequentemente, isso também agiliza todos os processos e melhora a comunicação. 

O modelo XaaS, portanto, é benefício para as companhias, mas também para todo o corpo de funcionários das empresas. No futuro, esse tipo de modelo empresarial provavelmente será a norma. 

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…