Notícias

Começa nesta terça (19) a CIC & CCRS, um dos maiores eventos conjuntos de contabilidade da América do Sul

2 Minutos de leitura

Começa nesta terça-feira (19) a XXXIV Conferência Interamericana de Contabilidade (CIC) e a XVIII Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CCRS). O evento é realizado de forma conjunta e conta com parceria da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC) e do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), além de apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). 

A série de painéis e palestras que marcam os três dias de simpósio acontece de forma presencial no Salão de Atos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). A programação, porém, também pode ser acompanhada de forma virtual. As inscrições podem ser feitas clicando aqui

O evento começa às 8h30 e deve contar com uma apresentação artística, solenidade de abertura e uma série de palestras e painéis com diversos nomes importantes do setor econômico.

A Messem Investimentos é destaque no primeiro dia de programações. Às 15h, o assessor de investimentos Felipe Macedo participa com Fernando Ferreira, estrategista chefe na XP Investimentos, de um painel sobre “Como proteger seu patrimônio em momentos de adversidade”. 

“O mundo dos negócios, não só a contabilidade, passa por uma transformação”, diz Felipe Macedo. “Há anos atrás, olhamos muito para o passado para projetar o futuro. Agora, olhamos para o futuro para projetar o futuro. O evento será um lugar de boas práticas onde vamos conseguir compartilhar e ver as inovações nesses mercados, além de mostrar toda essa transformação que nós como Messem, junto com a XP, estamos fazendo”.

O tema deste ano é “Contabilidade e Tecnologia – Aliança para o Desenvolvimento das Nações”, assunto diretamente atrelado à grande revolução tecnológica que marca o mundo corporativo nos últimos anos. 

“A tecnologia é indispensável, pois o contador trabalha com um volume de dados muito elevado”, diz Ana Tércia, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS). “Quanto mais tecnologia, melhor. A contabilidade tem que evoluir na mineração de dados, na entrega de informações que sejam rápidas. Isso só é possível com a tecnologia, para que o profissional possa desempenhar seu principal papel para as empresas”. 


Saiba mais

“O trabalho manual praticamente sumiu”, afirma Diogo Chamun, ex-presidente do SESCON-RS, sobre a evolução da profissão contábil


A temática deste ano também contará com painéis importantes sobre ESG (sustentabilidade, social e governança), série de políticas que só crescem em importância no ambiente corporativo. 

“Ao longo de muito tempo, resumimos sustentabilidade às pautas ambientais. Hoje, existe o ESG, que é a integração dos três aspectos trabalhando de forma conjunta para gerar resultados satisfatórios”, diz Ana Tércia. “Trabalhar dentro do ESG é trazer a sustentabilidade para a estratégia da empresa e criar estratégias que fazem isso funcionar na prática, não apenas no discurso”. 

Além de estar atendo às novas tecnologias, o contador desempenha um papel importante nas empresas durante momentos de adversidade na economia, como a pandemia do novo Coronavírus. 

“Uma das grandes demandas que ocorreram durante o período de crise foram as opções por financiamentos. Muitos seguimentos tiveram que parar sua produção e venda já que não conseguiram adaptar ao acesso remoto”, diz Ana Tércia. “O papel do contábil é ligar ao financiamento, mercado valoriza transparência. Empresa sem contabilidade fica com muita fragilidade. É importante garantir que o empresário esteja em condição de atrair investidores, de ter sua empresa atuando no mercado de forma competitiva”. 

Foto: CIC & CCRS / Reprodução

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…