Internacional

Jornal relata teste de novo míssil hipersônico chinês, mas governo desmente; Rússia corta vínculos com a OTAN; mercado internacional e mais

3 Minutos de leitura

JORNAL RELATA TESTE DE NOVO MÍSSIL HIPERSÔNICO CHINÊS, MAS GOVERNO DESMENTE 

Nesta segunda-feira (18), o jornal Financial Times reportou que o governo chinês testou, em segredo, um míssil supersônico nuclear capaz de circular a Terra. O teste teria ocorrido em governo, mas o governo chinês nega que o mesmo tenha sido de uma nova arma nuclear. 

Segundo comunicado pelo Ministério de Relações Exteriores da China, o que aconteceu foi um teste de rotina de uma espaçonave chinesa com o objetivo de analisar a possibilidade de reuso do veículo, um foguete do tipo Long Marche – desenvolvido na China. “”Não foi um míssil, foi um veículo espacial”, apontou o porta-voz do ministério chinês Zhao Lijian. 

Segundo informado por Zhao, o teste de reuso é importante pois a prática pode “fornecer um método barato e conveniente para humanos viajarem pacificamente de e para o espaço”. Ele acrescentou ainda que muitas empresas do setor astronáutico realizam testes para avaliar a possibilidade de reutilização dos foguetes. 

Por fim, o MRE chinês informou ainda que os testes relatados pelo Financial Times ocorreram no mês de julho, e não em agosto foi reportado pelo jornal. O governo chinês informou que o foguete errou o local de aterrissagem por cerca de 38 quilômetros. 

De acordo com a reportagem, o novo míssil hipersônico teria voado até o espaço, onde circulou ao redor do globo e então caiu em direção ao seu alvo. O míssil teria errado o alvo por uma curta distância, o que teria impressionado autoridades dos serviços de inteligência dos Estados Unidos, mostrando que o programa nuclear chinês está mais avançado do que o esperado. 

O programa nuclear chinês preocupa os EUA em um momento de tensão na relação entre as duas maiores potências do mundo. Os mísseis hipersônicos são versões aprimoradas dos supersônicos, viajando a uma velocidade cinco vezes superior à velocidade do som. Mais rápidos e ágeis, os mísseis supersônicos tem grande capacidade de manobra e são muito mais difíceis de interceptar em comparação a mísseis normais. 

RÚSSIA CORTA VÍNCULOS COM A OTAN 

A Rússia anunciou nesta segunda-feira que suspenderá a sua missão na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e da Aliança Atlântica na capital do país, Moscou. A decisão ocorre em resposta à expulsão de oito funcionários russos da organização. 

O anúncio foi feito pelo ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, que comunicou que a missão de Moscou na OTAN será encerrada no dia 1º de novembro. O gabinete de informação da OTAN na embaixada belga – país sede da entidade – em Moscou também será descontinuado. 

No início de outubro, oito funcionário russos da OTAN foram demitidos sob acusações de trabalharem como “oficiais da inteligência russa não declarados”, ou seja, de espionagem interna. 

“Após certas medidas tomadas pela Otan, as condições básicas para um trabalho comum não existem mais”, declarou Lavrov em referência ao ocorrido. O  

OMS CONFIRMA NOVOS CASOS DE EBOLA NO CONGO 

(Agência Brasil) A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta segunda-feira (18) que foram detectados três novos casos de ebola na República Democrática Oriental do Congo. Já são cinco os casos identificados em apenas dez dias. 

Para as autoridades de saúde, o surto está relacionado ao de 2018-20, que matou mais de 2.200 pessoas e infectou mais de 3 mil. 

Os casos mais recentes foram detectados no distrito sanitário de Butsili, perto da cidade de Beni, onde ocorreu o último surto, informou a OMS em nota. 

Dos cinco casos confirmados até agora, três pessoas morreram. De acordo com a OMS, após grandes surtos podem ocorrer outros, causados por infecções latentes que permanecem no sêmen dos sobreviventes.  

Em fevereiro deste ano, foi detectado um aumento de casos, controlado em maio. Nesse período, seis pessoas morreram. 

No país, as vacinas têm mostrado impacto significativo no controle do ebola. Na semana passada, os médicos começaram a vacinar os contatos das pessoas que estavam infectadas, usando um imunizante da Merck, uma das duas vacinas contra disponíveis contra o ebola. A outra é fabricada pela Johnson & Johnson. 

BOLSAS E CÂMBIO 

Confira os números do mercado europeu: 

  • STOXX 600 (STOXX): -0,24% (467,04) 
  • DAX (GDAXI): -0,72% (14.474,47) 
  • FTSE 100 (FTSE): -0,42% (7.203,83) 
  • CAC 40 (FCHI): -0,81% (6.673,10) 
  • FTSE MIB (FTMIB): -0,83% (26.286,62) 

Confira os números do mercado asiático: 

  • Hang Seng (HK50): +0,31% (25.409,75)  
  • KOSPI (KS11): -0,28% (3.006,68)  
  • Shanghai Composto (SSEC): -0,12% (3.568,14) 
  • Nikkei 225 (N225): +1,66% (29.025,46) 
  • Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300): -1,16% (4.874,78)   

Confira os números do mercado norte-americano: 

  • Dow Jones (DJI): -0,10% (35.258)  
  • S&P 500 (SPX): +0,34% (4.486)  
  • Nasdaq Composto (IXIC): +0,84% (15.021)  

Confira a cotação das principais moedas estrangeiras:  

  • Dólar: +1,23% (R$ 5,51)  
  • Euro: +1,32% (R$ 6,40) 

Imagem em destaque: Revista Galileu / divulgação 

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…