Notícias

Relator da reforma do Imposto de Renda diz que vai abandonar a tributação de dividendos

2 Minutos de leitura

O relator da segunda parte da Reforma Tributária, senador Angelo Coronel (PSD-BA), que trata de alterações no Imposto de Renda (IR), anunciou nesta semana que a tributação de dividendos deve ser abandonada. 

Segundo a proposta antiga, os dividendos, que são pagos pelas empresas aos acionistas, iriam ser tributados em 20%. Há alguns meses, a equipe econômica também cogitava a tributação dos juros sobre o capital próprio (JCP). 

A reforma no Imposto de Renda (IR) já foi aprovada na Câmara dos Deputados com inúmeras críticas de setores políticos e econômicos, que acreditam que a pressa pode ter atrapalhado na formulação de um texto justo e que não acabe prejudicando a população brasileira. 

A proposta é marcada por inúmeros impasses e é considerada crucial para o Planalto para a viabilização da reformulação do Bolsa Família, que deve passar a se chamar de Auxílio Brasil. O governo também depende da tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos precatórios para conseguir verba para financiar o programa social. 

A tributação sobre os dividendos foi uma batalha pessoal do ministro da Economia Paulo Guedes, que manteve a porcentagem no texto apesar de inúmeras pressões dos setores econômicos. Segundo o relator da proposta no Senado, porém, governistas estão fazendo uma espécie de “chantagem tributária” para que ele tenha uma certa pressa na tramitação da proposta. 


Saiba mais

Governo adia lançamento do Auxílio Brasil, indícios de furo no teto de gastos para o pagamento de precatórios irrita o ministro da Economia


“Não dá para fazer um relatório sob pressão e na pressa que eles querem. Eu não tenho prazo, não vou apresentar o relatório com o que veio da Câmara”, disse Angelo Coronel durante um evento promovido pelo Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA). 

Para o relator, a ideia de reformular o Bolsa Família é uma “falácia” e que o texto da reforma tributária é “peça eleitoreira”. Ele também disse que o governo deveria estender o Auxílio Emergencial, que foi criado durante a pandemia para atender a população informal do país, por mais 24 meses. Assim, o governo ficaria de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). 

“Estou com a minha cabeça tranquila que não estou aqui para frustrar os 17 milhões de pessoas que querem receber o Bolsa Família, estou com a consciência tranquila porque tem meios de fazer isso sem aprovar essa famigerada peça”, disse ele. “Não vou contribuir com o maior contencioso fiscal que vai acontecer na história do Brasil se esse projeto for aprovado”. 

Com os impasses gerados na alteração do IR, o governo já trabalha com a possibilidade de aprovação de um dispositivo na PEC dos precatórios que pagaria parcelas fora do teto de gastos. A sinalização gerou um mal-estar no Planalto na terça-feira (19), com o evento de lançamento do Auxílio Brasil sendo cancelado e o ministro da Economia criticando a proposta durante uma reunião de líderes. 

Segundo o Banco Central (BC), a reforma no IR terá um impacto negativo de R$ 80 bilhões nos bancos em um curto prazo, e ainda provocará uma queda de 0,5 pontos percentuais no índice de Basileia. 

Foto: Agência Brasil / Reprodução

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…