Internacional

Contra Covid-19, Moscou adotará lockdown a partir da próxima semana

2 Minutos de leitura

O prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, anunciou nesta quinta-feira (21) que a capital da Rússia voltará a adotar um lockdown para conter o avanço da Covid-19. As medidas de quarentena entram em vigor na próxima quinta (28). 

De forma geral, apenas o comércio essencial – como supermercados e farmácias – estará liberado na cidade. Bares, lojas e restaurantes terão de interromper suas operações a partir da semana que vem. A quarentena será válida até o dia 7 de novembro. A exceção à regra são os teatros e museus, que poderão abrir desde que limitem o número de visitantes, que devem usar máscara e comprovar vacinação ou que se recuperaram recentemente da Covid-19. 

A quarentena tem efeito para a região metropolitana de Moscou. A decisão pelo lockdown vem na esteira de um decreto do presidente russo, Vladimir Putin, que ontem (21) estabeleceu feriado nacional entre os dias 30 de outubro de 7 de novembro em todo a Rússia. 

A Rússia enfrenta atualmente a sua pior fase da pandemia desde que a mesma se iniciou no começo de 2020. Nesta quinta. o país registrou 33 mil novos casos da doença e passou dos mil óbitos por Covid-19 pela primeira vez. 

Segundo Putin, os governantes locais têm a liberdade de adotar ou não medidas de isolamento mais rígidas – como o lockdown – durante o período de feriado nacional. Segundo a presidente da Alta Câmara do Parlamento russo, Valentina Matvienko, uma quarentena a nível nacional não está nos planos. “Seria um enorme golpe para a economia e um golpe psicológico para os cidadãos. Não é necessário”, apontou. 



Saiba mais

Evergrande dita o ritmo, e bolsas da Europa e Ásia fecham em queda nesta quinta (21)



A Rússia foi um dos primeiros países a desenvolver e aplicar vacinas contra a Covid-19. O imunizante nacional, Sputnik V, foi adotado antes mesmo de finalizadas todas as etapas de testes clínicos. No entanto, a população russa tem mostrado resistência à vacina, 36,1% dos russos tomaram ao menos uma dose de vacina contra a doença, enquanto apenas 32,9% estão totalmente imunizados. 

Imagem em destaque: Exame / divulgação 

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…