Notícias

OCDE: padrão de vida do Brasil deve ficar estagnado por 40 anos

1 Minutos de leitura

Segundo um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgado nesta terça-feira (19), o padrão de vida brasileiro deve ficar estagnado pelos próximos quarenta anos. 

Segundo a organização, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve ficar na média de 1,1% entre os anos de 2020 e 2030. Depois, entre 2030 e 2060, o crescimento deve ficar em 1,4% na média por ano. 

O relatório também aponta que de 2030 e 2060, o país deve ver uma queda de –0,2% da força de trabalho ativa. No mesmo sentido, a taxa de potencial de ocupação deve cair –0,1% neste mesmo período. 

Comparado com outros países emergentes do G20, o Brasil só não fica pior que a Índia (-0,6%) na taxa de potencial de ocupação da população. Também fica próximo de países como a Argentina (-0,2%) e China (-0,2%). 

Segundo a OCDE, uma recuperação relativamente lenta e uma produtividade relativamente fraca significam que o padrão de vida do Brasil deve demorar para criar um ponto de convergência com o padrão de vida apresentado nos Estados Unidos. 


Saiba mais

ONU: PIB do Brasil deve ter o pior desempenho entre as grandes economias em 2022


As projeções são análises que usam como referência os dados e acontecimentos dos últimos anos e podem ser alteradas no futuro. Segundo a organização, uma reforma fiscal profunda em países emergentes como o Brasil possui potencial de mudar o cenário de estagnação. 

Além dos problemas fiscais, países como o Brasil ainda devem passar por um tenso envelhecimento da população, ao mesmo ritmo que as pessoas tendem a ter menos filhos conforme os anos passam. Assim, reformas nos sistemas previdenciários são esperadas. 

Outro fator agravante é a pandemia de COVID-19, que, segundo a OCDE, prejudicou as projeções de crescimento do PIB de países do G20. Anteriormente, a organização previa um crescimento de 3% das economias até 2060. Agora, as projeções são de 1,5%. 

Foto: Reuters / Reprodução

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…