Notícias

Focus: inflação se aproxima de 9% e PIB cai

1 Minutos de leitura

Segundo o Boletim Focus, relatório semanal divulgado pelo Banco Central (BC) contando com a contribuição de mais de 100 instituições financeiras, o IPCA, conhecido como a inflação oficial brasileira, fechará o ano em 8,96%. 

As expectativas quanto a inflação deste ano subiram em 0,27 p.p. na comparação com o boletim divulgado na semana passada. É a 29ª semana consecutiva de alta nas projeções. 

Atualmente, a inflação brasileira é pressionada principalmente pela alta na conta de luz e nos preços dos combustíveis nos postos de gasolina. No caso da crise hídrica, que assola o Sudeste e Centro-oeste, a seca segue obrigando o brasileiro a pagar por uma bandeira tarifária mais cara. 

No caso dos combustíveis, os reajustes nas refinarias fizeram com que a gasolina subisse mais de 50% desde o ano passado. A alta é provocada não só pela queda do Real ante o Dólar, mas também pela variação do mercado internacional. 

Com a inflação prejudicando a economia brasileira e os efeitos provocados pela pandemia de COVID-19 não totalmente superados, as expectativas quanto ao Produto Interno Bruto (PIB) do país também começam a deteriorar. 

Segundo o boletim, o crescimento do país deve ser de 4,97% em 2021, uma queda de 0,04% p.p. comparado com o boletim da semana passada. 


Saiba mais

ONU: PIB do Brasil deve ter o pior desempenho entre as grandes economias em 2022


Selic e Câmbio 

A taxa básica de juros brasileira, a Selic, é uma das ferramentas mais importantes do Banco Central (BC) para tentar controlar uma alta acelerada dos preços. Por isso, é natural que com o avanço acima do esperado da inflação, os juros tendem a subir. 

De acordo com o boletim, a Selic deve terminar o ano em 8,75 a.a., uma alta de 0,50 p.p. comparado com o relatório da semana anterior. 

Atualmente, a taxa Selic está em 6,25% a.a. A próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) está marcada para acontecer nesta terça e quarta-feira (27). 

Quanto ao câmbio, os economistas projetam que o Dólar deve acabar o ano em R$ 5,45, uma alta de R$ 0,20 comparado com o boletim da semana anterior. 

Foto: Agência Brasil / Reprodução

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…