Garanto que existe ao menos uma loja, que quando você lembra, vem na sua memória o aroma, a playlist, que tocava naquele ambiente ou até as cores, não é mesmo?
O marketing sensorial ou marketing de experiência, é um dos mais utilizados para criar vínculos e cativar os consumidores e faz uso dos 5 sentidos: visão, olfato, paladar, audição e tato. Esses sentidos são estimulados e geram conexões e reações nos consumidores os levando para um determinado comportamento de compra.
Lembra daquela cafeteria que você entrou e sentiu um cheirinho delicioso de café? Muito provavelmente essa sensação irá criar uma associação com a empresa e isso se transformará num vínculo afetivo/sensorial.
Apesar do olfato ser o sentido mais utilizado, o marketing sensorial também utiliza os outros 4 sentidos para estímulos, veja só:
– Visão: as cores utilizadas, disposição dos produtos seja na loja física ou em canais virtuais impactam o consumidor. Utilizar a identidade visual da marca fará com que as pessoas associem cada vez mais. Lembre-se de levar em consideração a iluminação e decoração.
– Olfato: de acordo com o Martin Lindstrom, do livro Brand Sense: Segredos Sensoriais por trás das coisas que compramos, o humor das pessoas melhora em 40% quando são expostas a aromas agradáveis.
– Audição: muitas lojas físicas e até virtuais utilizam playlists específicas, que convergem com seu consumidor e com as características da marca. Uma playlist agradável pode estender o tempo, que seu consumidor ficará na loja, por exemplo.
– Tato: no momento que o cliente toca no produto ele acaba criando um nível de afeição maior por ele, assim aumentando as chances de comprá-lo. É importante viabilizar layouts físicos, que propiciam ao cliente essa experiência com o produto. Lembre-se que a embalagem também faz parte disso. E se você tem uma empresa prestadora de serviços pode utilizar o tato na mobília, por exemplo, fazendo com que a pessoa se sinta mais confortável possível.
– Paladar: balas, café ou biscoitinhos na recepção são exemplos de como estimular utilizando esse sentido.
Mas e se seu negócio é 100% digital, como é possível utilizar o marketing sensorial? Claro que alguns sentidos como o olfato, tato e paladar não são possíveis de utilizar, mas a visão e audição sim. Em relação à visão a identidade visual fará toda a conexão e carregará o DNA da marca, explore isso no site, redes sociais etc. Quanto a audição utilizar músicas em posts, criar playlists específicas são uma boa alternativa.
Antes de incorporar o marketing sensorial certifique-se que a sua empresa tem o branding bem definido, caso contrário essa estratégia poderá confundir os consumidores. Afinal, as ações precisam ser condizentes com a realidade do negócio e “conversar” com seus públicos. Avalie os valores da marca, o mix de produtos e o perfil do público.
Os principais benefícios do marketing sensorial são:
– Distinção da concorrência;
– Favorecer o ambiente e/ou a experiência para a tomada de decisão do consumidor;
– Associação a uma lembrança positiva;
– Fortalecimento do vínculo empresa x cliente.
Para finalizar, citarei dois cases:
– Netflix e seu inconfundível “tudum” aquele som que ouvimos antes de assistir a alguma produção original Netflix.
– Cheirinho do Nutty Bavarian, esse é um dos primeiros, que me vem a lembrança. Quem já foi a algum shopping ou aeroporto e sentiu o aroma da Nutty Bavarian sabe que é inconfundível e desperta na mesma hora a vontade de consumir os produtos. A empresa informa que não utiliza essências, o aroma é realmente das castanhas que saíram do forno.
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