Artigos

Marketing sensorial: uma excelente estratégia de conexão com o consumidor

3 Minutos de leitura

Garanto que existe ao menos uma loja, que quando você lembra, vem na sua memória o aroma, a playlist, que tocava naquele ambiente ou até as cores, não é mesmo?

O marketing sensorial ou marketing de experiência, é um dos mais utilizados para criar vínculos e cativar os consumidores e faz uso dos 5 sentidos: visão, olfato, paladar, audição e tato. Esses sentidos são estimulados e geram conexões e reações nos consumidores os levando para um determinado comportamento de compra.

Lembra daquela cafeteria que você entrou e sentiu um cheirinho delicioso de café? Muito provavelmente essa sensação irá criar uma associação com a empresa e isso se transformará num vínculo afetivo/sensorial.

Apesar do olfato ser o sentido mais utilizado, o marketing sensorial também utiliza os outros 4 sentidos para estímulos, veja só:

Visão: as cores utilizadas, disposição dos produtos seja na loja física ou em canais virtuais impactam o consumidor. Utilizar a identidade visual da marca fará com que as pessoas associem cada vez mais. Lembre-se de levar em consideração a iluminação e decoração.

Olfato: de acordo com o Martin Lindstrom, do livro Brand Sense: Segredos Sensoriais por trás das coisas que compramos, o humor das pessoas melhora em 40% quando são expostas a aromas agradáveis.

Audição: muitas lojas físicas e até virtuais utilizam playlists específicas, que convergem com seu consumidor e com as características da marca. Uma playlist agradável pode estender o tempo, que seu consumidor ficará na loja, por exemplo.

Tato: no momento que o cliente toca no produto ele acaba criando um nível de afeição maior por ele, assim aumentando as chances de comprá-lo. É importante viabilizar layouts físicos, que propiciam ao cliente essa experiência com o produto. Lembre-se que a embalagem também faz parte disso. E se você tem uma empresa prestadora de serviços pode utilizar o tato na mobília, por exemplo, fazendo com que a pessoa se sinta mais confortável possível.

Paladar: balas, café ou biscoitinhos na recepção são exemplos de como estimular utilizando esse sentido.

Mas e se seu negócio é 100% digital, como é possível utilizar o marketing sensorial? Claro que alguns sentidos como o olfato, tato e paladar não são possíveis de utilizar, mas a visão e audição sim. Em relação à visão a identidade visual fará toda a conexão e carregará o DNA da marca, explore isso no site, redes sociais etc. Quanto a audição utilizar músicas em posts, criar playlists específicas são uma boa alternativa.

Antes de incorporar o marketing sensorial certifique-se que a sua empresa tem o branding bem definido, caso contrário essa estratégia poderá confundir os consumidores. Afinal, as ações precisam ser condizentes com a realidade do negócio e “conversar” com seus públicos. Avalie os valores da marca, o mix de produtos e o perfil do público.

Os principais benefícios do marketing sensorial são:

– Distinção da concorrência;

– Favorecer o ambiente e/ou a experiência para a tomada de decisão do consumidor;

– Associação a uma lembrança positiva;

– Fortalecimento do vínculo empresa x cliente.

Para finalizar, citarei dois cases:

– Netflix e seu inconfundível “tudum” aquele som que ouvimos antes de assistir a alguma produção original Netflix.

– Cheirinho do Nutty Bavarian, esse é um dos primeiros, que me vem a lembrança. Quem já foi a algum shopping ou aeroporto e sentiu o aroma da Nutty Bavarian sabe que é inconfundível e desperta na mesma hora a vontade de consumir os produtos. A empresa informa que não utiliza essências, o aroma é realmente das castanhas que saíram do forno.

Gostou desse tema? Compartilhe comigo o que você achou! Você me encontra no Instagram e Linkedln!

Bruna Lovato

Bruna é Relações Públicas, possui pós graduação em Marketing Estratégico e é especialista em Estratégias de Marketing e Business English pela Ohio University, EUA. Atua na área de comunicação, branding e marketing há mais de 15 anos, já coordenou e gerenciou times além de ter sido a responsável pelos departamentos de comunicação e marketing. Possui vivência e experiência em comunicação estratégica e branding. Está a frente da sua empresa: Bruna Lovato Comunicação e Branding, que tem como principal objetivo estabelecer nas empresas uma comunicação estratégica que gere conexão e resultado.

31 posts

Sobre o autor
Bruna é Relações Públicas, possui pós graduação em Marketing Estratégico e é especialista em Estratégias de Marketing e Business English pela Ohio University, EUA. Atua na área de comunicação, branding e marketing há mais de 15 anos, já coordenou e gerenciou times além de ter sido a responsável pelos departamentos de comunicação e marketing. Possui vivência e experiência em comunicação estratégica e branding. Está a frente da sua empresa: Bruna Lovato Comunicação e Branding, que tem como principal objetivo estabelecer nas empresas uma comunicação estratégica que gere conexão e resultado.
Conteúdos
Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…