Educação Financeira

Blitzcaling: o método Uber que revolucionou o mercado de startups 

5 Minutos de leitura

O método Uber é amplamente conhecido no mercado financeiro. Afinal, trata-se de uma startup que se tornou a mais valiosa do mundo em 2015, com uma avaliação de US$ 51 bilhões após imensas rodadas de investimento. Todo pequeno empresário, especialmente de empresas com focos globais, tem sonho de ser um Uber. 

Popularmente, o Uber é conhecido como aquela companhia que sequer apresentava lucros antes de se tornar uma das principais empresas de aplicativo de transporte do planeta. 

Mas é importante dizer que o aplicativo não é a única companhia conhecida por este método. O Airbnb, do ramo de serviço de aluguéis, também aproveitou das práticas para atingir grandes números muito cedo. 

O modelo de gestão rápido, atingindo um mercado global em pouco tempo e se tornando uma empresa do futuro, é conhecido como Blitzscaling

A origem do termo 

O termo foi cunhado por Reid Hoffman, fundador da rede social de negócios Linkedln. Nas suas próprias palavras para a Havard Business Review: 

Blitzscaling é o que você faz quando precisa crescer muito, muito rápido. É a ciência e a arte do crescimento rápido de uma companhia para servir um mercado grande e geralmente global, com a meta de se tornar a pioneira em escala”. 

Pode não parecer, mas a origem do termo tem raízes nas práticas alemãs na Segunda Guerra Mundial. Blitz, afinal, em alemão, significa “relâmpago”, enquanto “scaling” se refere à escala. Em português, o termo em tradução livre significa “escala relâmpago”. 

Durante a Segunda Guerra Mundial, o exército alemão tinha como tática o blitzkrieg, um modelo militar criado para causar o atordoamento, confusão e choque psicológico nas tropas rivais. 

São ações conjuntas na terra e céus que através de um ataque super coordenado deixavam as forças rivais completamente paralisadas, permitindo assim a exploração de táticas de penetração. 

Afinal, o que tudo isso tem a ver com startups? 

A gente já sabe disso, mas Uber não possui qualquer tipo de relação com o exército alemão da Segunda Guerra. De qualquer maneira, Hoffman argumenta que os métodos podem ser comparados no sentido mais prático. Assim como o blitzkrieg, uma empresa que busca o crescimento rápido atordoa a competição, capturando aquela fatia de mercado e expandindo. 

É exatamente por isso que Blitzscaling é um modelo de crescimento muito difícil de ser executado. É preciso obter um grande nível de gerenciamento de empresa e fome de mercado, já que o método favorece a extrema rapidez. 


Saiba mais

Com agilidade e eficiência, startups se mostram essenciais para a consolidação do mercado ESG 


Os 5 estágios 

Hoffman descreve os cinco principais estágios pelos quais uma startup passará caso adote o modelo Blitzscaling de negócios. 

Já preparou sua caneta? Aprenda abaixo o ‘modelo Uber’ de sucesso: 

1 – Família 

2 – Tribo 

3 – Vila 

4 – Cidade 

5 – Nação 

Vamos por partes e entender o que cada um desses estágios significa. 

Família: É o estágio embrionário de uma empresa. É aqui que você definirá que tipo de serviço sua companhia vai oferecer, que tipo de produto e em que tipo de mercado. É aqui que você definirá seu Product Market Fit, por exemplo. 

Embora seja um primeiro estágio, com poucos funcionários e os primeiros passos do negócio, os desafios já são enormes. Grandes startups que aproveitaram do método Blitzscaling conseguiram identificar no mercado oportunidades que eles possuirão grandes vantagens. 

De qualquer maneira, mantenha uma coisa em mente: ainda não é hora de pensar na concorrência e crescimento exponencial. Isso é importante para evitar decisões apressadas e pouco estudadas que podem comprometer o desenvolvimento da sua companhia. 

Tribo: Prometemos rapidez, então chegou a hora. Nesse estágio, com as principais fundações definidas, você vai colocar seus planos em execução e se desenvolver mais rápido que a sua concorrência. 

É importante frisar que definições importantes, como o seu serviço, produto e Product Market Fit, por exemplo, podem sofrer mudanças nesse estágio. É aqui que você coletará os feedbacks e aplicará mudanças onde precisar ser feita. 

Neste estágio, o marketing bem feito pode ser aquele seu alicerce essencial para conseguir capturar a fatia de mercado que está na sua concorrência. O seu produto, ou serviço, afinal, precisa conquistar antes de escalar. 

É aqui também que você deve começar a pensar em financiamentos, como os feitos por Venture Capital. Eles são essenciais para que sua economia cresça exponencialmente. 

Vila: Agora, a palavra-chave é escala. Com uma base bem definida, um produto e serviço que conquista os consumidores (inclusive os da concorrência) e um modelo de governança saudável, chegou o momento do crescimento exponencial. 

Os desafios aqui não ficam mais fáceis. Escalar demanda um estudo profundo do mercado onde está inserido, fatias de mercado em diferentes regiões, além da busca por investimentos. 

É aqui que boa parte das estruturas montadas anteriormente serão testadas. Seu corpo de funcionários aguenta um crescimento dessa magnitude? E a governança? Como ficarão as excelências do produto, ou serviço? 

Se a sua startup conseguir crescer bastante e manter uma cultura interna saudável, já são sinais importantes de que você conseguirá passar por esse estágio com maestria. 

De acordo com Hoffman, é justamente durante os estágios de Tribo e Vila que o Blitzscaling começa! 

Cidade: Aqui, as estratégias de expansão demandam que os indicadores estejam em dia. Ou seja, tenha um grande controle das suas finanças, especialmente agora que a empresa está expandindo com rapidez, para que os planejamentos continuem saudáveis. 

É aqui também que você provavelmente já está explorando novas formas de produto e serviços para aumentar seu portifólio de receita, expandindo para novos braços de mercado e eliminando a concorrência no meio do caminho. 

Tem sonhos de ir para fora do país? Nesse estágio, você já pode começar a pensar nisso. 

Nação: Sua empresa é global, possui uma boa estratégia de expansão, mantém uma cultura interna saudável, tem uma boa gestão empresarial e possui braços independentes em diversos cantos do planeta? Meus parabéns, você chegou no estágio da Nação. 

Caso tenha chegado aqui, você provavelmente está do lado de outras grandes startups que quebraram todas as barreiras possíveis para se tornarem players globais. 

O CEO da empresa não é mais uma pessoa que resolve pequenos problemas, mas um grande estrategista, que consegue manter a cultura interna e nomeia gestores seniores confiáveis. 

A cultura interna de uma empresa é importantíssima. Nas palavras de Hoffman: 

“Como você está crescendo uma companhia muito rápido, você precisa fazer com que as pessoas responsabilizem umas às outras em uma base horizontal, e não só vertical e ‘de cima para baixo’ na hierarquia”. 

Estratégias modernas em um mundo globalizado 

Em sua entrevista para a Havard Business Review, Hoffman descreve o mundo globalizado moderno como uma grande network. Neste cenário, “você precisa se mover rápido porque qualquer outra companhia no mundo pode ganhar de você em escala”. 

É exatamente por isso que ele acredita que o modelo Blitzscaling ainda fique por muito tempo no mundo empresarial, especialmente com o aprimoramento de tecnologias como a Inteligência Artificial (AI). 

Por isso, caso você queira se tornar o próximo Uber, Airbnb, Google ou Microsoft, mãos à obra

Juan Tasso - Smart Money

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