CuriosidadesEducação Financeira

Certificações do Mercado Financeiro

2 Minutos de leitura

O assunto do artigo de hoje é para quem já pensou em atuar no mercado financeiro e para aqueles que querem entender em quais profissionais podem confiar para basear suas escolhas financeiras. Existem várias certificações destinadas a diferentes cargos e atuações dentro do mercado, assim como na área médica, por exemplo, são inúmeras as especializações.

Vamos às principais certificações do mercado:

CPA10 e CPA20

As certificações CPAs são aplicadas pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais), que é responsável por definir uma série de boas práticas. Geralmente, é direcionada a pessoas que trabalham em agências bancárias na prospecção de clientes e venda de produtos financeiros, bem característicos das funções desempenhas pelos gerentes de banco.

A diferença entre as duas está no publico ao qual são destinadas. Enquanto o CPA10 lida com clientes de renda mais baixa, o profissional com CPA20 trabalha com pessoas que possuem alta renda. Ambas são um grande diferencial para aqueles que já atuam no setor bancário ou pretendem atuar.

CEA

O exame CEA (Certificado de especialista em Investimentos) também é aplicado pela ANBIMA e, apesar de ser menos popular que os CPAs, possui conteúdo mais extenso e complexo. Por isso, o profissional com essa certificação pode exercer as funções destinadas ao CPA10 e CPA20. A função do CEA dentro dos bancos é assessorar os gerentes, indicando investimentos para as carteiras dos clientes.

CGA

O Certificado de Gestor ANBIMA é exigido aos profissionais que atuam na gestão de recursos e podem tomar decisões que envolvam a compra ou venda de determinados ativos de uma carteira de investimentos. Esse profissional pode ser encontrado em bancos e à frente da gestão de fundos de investimentos.

CNPI

O Certificado Nacional do Profissional de Investimentos é aplicado pela APIMEC e é destinado aos profissionais que mantém carteiras de ativos publicas e falam publicamente da compra e venda de ativos, ou seja, esse é o único certificado que autoriza as recomendações de forma ampla. O profissional com CNPI pode se basear em análise técnica (baseada na leitura gráfica) ou análise fundamentalista (baseada nos fundamentos da empresa), ou mesma nas duas análises. Na última hipótese, o profissional passa por três etapas no exame, e se aprovado se tona um analista pleno.

CFP

A Certificação do Planejador Financeiro é aplicada pela Planejar e tem caráter não obrigatório. Essa é uma certificação internacional para os profissionais que atuam como planejadores financeiros e se torna um grande diferencial, pois consiste em uma fase teórica através do exame e uma fase prática que exige um tempo mínimo de experiência de 3 anos.

CFA

A certificação para o Analista Financeiro Certificado (Chartered Financial Analyst) é a mais importante do mercado financeiro. O profissional que possui esse título pode atuar na administração de investimentos, gestão de risco e planejamento financeiro, fiscal e sucessório, inclusive internacionalmente. Esse profissional pode trabalhar em instituições financeiras, seguradoras e de forma autônoma.

Atualmente, a demanda por profissionais certificados tem crescido devido ao aumento de interesse da população pelos investimentos. Esse movimento vem ocorrendo impulsionado pelo cenário de baixas históricas na taxa básica de juros, que faz com que os investidores façam o movimento de buscar retornos melhores que a poupança. Uma tendência saudável tanto para os investidores quanto para as pessoas que trabalham no mercado.

Kamila Alves

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…