Já citei aqui algumas vezes o escritor e profissional de marketing, Seth Godin, o qual tenho profunda admiração. E, hoje, irei abordar uma de suas mais renomadas “criações” o Marketing de Permissão, que ele designou em 1999.
De todos os conceitos e abordagens do marketing, o de Permissão é um dos que mais me agrada e irei explicar o porquê. Ele surgiu com o objetivo de tornar a experiência dos usuários e marcas mais agradável, fazendo com que convivam de maneira harmônica online. Além disso, um dos principais objetivos propostos é a criação de estratégias assertivas para as empresas (confesso que aí me encantou).
Vamos conhecer os diferenciais desse tipo de abordagem?
1º – A marca precisa ter o consentimento do consumidor antes de enviar qualquer conteúdo e/ou anúncio. Dessa maneira, a abordagem se torna direcionada.
2º – É o público que busca o serviço, não a marca que busca o público
3º – A marca cria um relacionamento de longo prazo com o consumidor e não recebe a característica ou cria a sensação de estar “perturbando”. Isso acontece porque o consumidor sente que a decisão está em suas mãos.
4º – As chances de conversão são mais altas, já que o consumidor interessado no conteúdo é o impactado. Sendo assim, as estratégias se tornam mais diretivas e eficazes.
5º – Redução de custos e tempo, visto que utilizando a estratégia direcionada evita-se o desperdício de recursos. Também ocorre a redução do tempo de produção de conteúdo focando no público interessado.
6º – A credibilidade da empresa cresce na percepção do consumidor, em virtude que a venda se torna uma consequência e muito provavelmente o cliente já foi conquistado de diversas maneiras, além disso, ele sente que a marca agrega conhecimento/informação e não invade seu espaço e privacidade.
Por fim, cito uma frase do livro “Marketing de Permissão” de Seth Godin, que é um dos meus preferidos relacionados à área: “Ao medir a profundidade da permissão que você tem com cada cliente, você pode começar a monitorar os benefícios do seu investimento em Marketing de Permissão.” Isso mostra que além de todos os benefícios, essa abordagem consegue ser monitorada e analisada, sem “achismos” e sim com dados.
Muito interessante, não é mesmo? E você já tinha escutado falar sobre o Marketing de Permissão?
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