Artigos

A mudança nos hábitos de consumo  

1 Minutos de leitura

Duas semanas atrás abordei aqui os conceitos e a importância do comportamento do consumidor para os negócios, se você não leu reveja aqui.

E com esse texto tive um outro insight sobre algumas mudanças, que estão ocorrendo nos hábitos de consumo, algumas destas impulsionadas pela pandemia. 

Uma das principais mudanças foi o hábito de ir ao supermercado sabia? Pois é, as compras online em supermercado cresceram 12% em relação ao mesmo período de 2021. Apesar do aumento ocorrer este ano, o incentivo as compras online começaram durante a quarentena, dessa forma empresas que não tinham plataformas de venda ou não utilizavam os aplicativos de delivery, por exemplo, tiverem que se reorganizar e passar a ter mais estes canais de venda. 

Muitos ficavam na dúvida se a venda online iria permanecer após o fim da fase crítica de isolamento e os números mostram que sim, que os consumidores se habituaram a fazer suas compras de supermercado online. Com o valor dos combustíveis e otimização do tempo, entre outros itens essa mudança veio para ficar. 

Em 1960 Maxwell Maltz, cirurgião, definiu que para criar hábitos precisamos executar aquela ação por 21 dias seguidos. Porém, a University College de Londres provou através de diversos estudos, que na realidade, são necessários 66 dias para incorporar um novo hábito na rotina. E por que eu trago esses números? Para salientar que as marcas que desejam fazer parte da vida das pessoas precisam fazer esforços constantemente, ou seja, não adianta executar apenas uma ação isolada e desejar que os consumidores incorporem a sua marca à rotina deles. 

Lembrando que a ritualização foi um dos trunfos utilizados por muitas empresas durante a pandemia e as que ainda não avaliaram essa possibilidade devem repensar. Claro que nem todos os produtos e/ou serviços são de uso contínuo, mas avalie. 

Gostou desse tema? Compartilhe comigo o que você achou! Você me encontra no Instagram e Linkedln!

Bruna Lovato

Bruna é Relações Públicas, possui pós graduação em Marketing Estratégico e é especialista em Estratégias de Marketing e Business English pela Ohio University, EUA. Atua na área de comunicação, branding e marketing há mais de 15 anos, já coordenou e gerenciou times além de ter sido a responsável pelos departamentos de comunicação e marketing. Possui vivência e experiência em comunicação estratégica e branding. Está a frente da sua empresa: Bruna Lovato Comunicação e Branding, que tem como principal objetivo estabelecer nas empresas uma comunicação estratégica que gere conexão e resultado.

31 posts

Sobre o autor
Bruna é Relações Públicas, possui pós graduação em Marketing Estratégico e é especialista em Estratégias de Marketing e Business English pela Ohio University, EUA. Atua na área de comunicação, branding e marketing há mais de 15 anos, já coordenou e gerenciou times além de ter sido a responsável pelos departamentos de comunicação e marketing. Possui vivência e experiência em comunicação estratégica e branding. Está a frente da sua empresa: Bruna Lovato Comunicação e Branding, que tem como principal objetivo estabelecer nas empresas uma comunicação estratégica que gere conexão e resultado.
Conteúdos
Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…