Artigos

Como estruturar a área de marketing na sua empresa

2 Minutos de leitura

Durante a minha carreira principalmente desde que montei a minha empresa, muitas pessoas me questionam sobre quais seriam os principais passos para estruturar um setor de marketing. Hoje, vou trazer alguns passos, que oriento e sigo com meus clientes. 

O principal objetivo de estruturar a área de marketing é que seja efetivo e consiga cumprir com o planejamento para atingir as metas da empresa. Por isso, o ponto norteador é ter muito claro os objetivos de marketing da empresa. Ou seja, é necessária uma análise minuciosa que avaliará o porte, segmento, mercado, faturamento entre outros fatores. 

O segundo ponto é montar uma equipe qualificada. E quando me refiro a equipe não é somente a contratar profissionais especialistas, pois sei que a realidade de muitos negócios não comportam financeiramente, mesmo que fosse a opção ideal. Então, muitas vezes a alternativa é “treinar” algum profissional, que já atue na empresa e tenha um certo conhecimento ou preferência pela área e esta pessoa será a responsável dentro do negócio. Porém, se essa for a opção escolhida pela empresa é interessante, que se tenha respaldo de alguém da área para identificar se esse fluxo funcionará ou não. Além disso, assessorias e consultorias são uma ótima opção para planejar e implementar ações de marketing. 

O terceiro ponto fundamental é o planejamento e nesta etapa oriento o acompanhamento de um profissional da área, claro que o ideal seria do início ao fim, mas caso não seja possível em todo o processo neste ponto é essencial. Com o planejamento conseguimos definir e transformar os objetivos e metas em ações práticas, avaliando recursos, time, ferramentas etc. 

Por fim, aliado ao planejamento de ações avalie o financeiro, quanto a sua empresa está disposta a investir no marketing? Defina orçamentos para cada ação e acompanhe seus resultados, mensure o impacto. 

Dicas extras!!! 

– Lembrando que mesmo que você tenha uma pequena/média empresa e não, necessariamente, disponha de recursos para contratar pessoas focadas para o marketing, é essencial que alguém dentro da organização desempenhe esse papel. Afinal, muito provavelmente você já faça marketing de alguma maneira ou outra. 

– A partir do momento, que a empresa optar por estruturar a área foque no envolvimento do corpo diretivo e gerencial do negócio, todos precisam “comprar a ideia”. 

– Se possível contrate uma assessoria ou consultoria especializada com experiência na área para lhe auxiliar nesse processo, ter um olhar profissional fará toda a diferença para conseguir bons resultados.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe comigo a sua opinião! Você me encontra no Instagram e Linkedln!

Bruna Lovato

Bruna é Relações Públicas, possui pós graduação em Marketing Estratégico e é especialista em Estratégias de Marketing e Business English pela Ohio University, EUA. Atua na área de comunicação, branding e marketing há mais de 15 anos, já coordenou e gerenciou times além de ter sido a responsável pelos departamentos de comunicação e marketing. Possui vivência e experiência em comunicação estratégica e branding. Está a frente da sua empresa: Bruna Lovato Comunicação e Branding, que tem como principal objetivo estabelecer nas empresas uma comunicação estratégica que gere conexão e resultado.

31 posts

Sobre o autor
Bruna é Relações Públicas, possui pós graduação em Marketing Estratégico e é especialista em Estratégias de Marketing e Business English pela Ohio University, EUA. Atua na área de comunicação, branding e marketing há mais de 15 anos, já coordenou e gerenciou times além de ter sido a responsável pelos departamentos de comunicação e marketing. Possui vivência e experiência em comunicação estratégica e branding. Está a frente da sua empresa: Bruna Lovato Comunicação e Branding, que tem como principal objetivo estabelecer nas empresas uma comunicação estratégica que gere conexão e resultado.
Conteúdos
Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…