Durante a minha carreira principalmente desde que montei a minha empresa, muitas pessoas me questionam sobre quais seriam os principais passos para estruturar um setor de marketing. Hoje, vou trazer alguns passos, que oriento e sigo com meus clientes.
O principal objetivo de estruturar a área de marketing é que seja efetivo e consiga cumprir com o planejamento para atingir as metas da empresa. Por isso, o ponto norteador é ter muito claro os objetivos de marketing da empresa. Ou seja, é necessária uma análise minuciosa que avaliará o porte, segmento, mercado, faturamento entre outros fatores.
O segundo ponto é montar uma equipe qualificada. E quando me refiro a equipe não é somente a contratar profissionais especialistas, pois sei que a realidade de muitos negócios não comportam financeiramente, mesmo que fosse a opção ideal. Então, muitas vezes a alternativa é “treinar” algum profissional, que já atue na empresa e tenha um certo conhecimento ou preferência pela área e esta pessoa será a responsável dentro do negócio. Porém, se essa for a opção escolhida pela empresa é interessante, que se tenha respaldo de alguém da área para identificar se esse fluxo funcionará ou não. Além disso, assessorias e consultorias são uma ótima opção para planejar e implementar ações de marketing.
O terceiro ponto fundamental é o planejamento e nesta etapa oriento o acompanhamento de um profissional da área, claro que o ideal seria do início ao fim, mas caso não seja possível em todo o processo neste ponto é essencial. Com o planejamento conseguimos definir e transformar os objetivos e metas em ações práticas, avaliando recursos, time, ferramentas etc.
Por fim, aliado ao planejamento de ações avalie o financeiro, quanto a sua empresa está disposta a investir no marketing? Defina orçamentos para cada ação e acompanhe seus resultados, mensure o impacto.
Dicas extras!!!
– Lembrando que mesmo que você tenha uma pequena/média empresa e não, necessariamente, disponha de recursos para contratar pessoas focadas para o marketing, é essencial que alguém dentro da organização desempenhe esse papel. Afinal, muito provavelmente você já faça marketing de alguma maneira ou outra.
– A partir do momento, que a empresa optar por estruturar a área foque no envolvimento do corpo diretivo e gerencial do negócio, todos precisam “comprar a ideia”.
– Se possível contrate uma assessoria ou consultoria especializada com experiência na área para lhe auxiliar nesse processo, ter um olhar profissional fará toda a diferença para conseguir bons resultados.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe comigo a sua opinião! Você me encontra no Instagram e Linkedln!