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Economia x marketing, uma dupla esquecida mas eficaz

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De que maneira a economia e o marketing podem atuar juntos? Há algumas semanas esse pensamento tem vindo cada vez mais forte para mim, por isso compartilharei aqui as minhas conclusões. 

O primeiro ponto é que para sobrevivência de qualquer negócio não importa seu tamanho ou natureza, precisará de ambos para sobreviver. Conforme o próprio Philip Kotler “o marketing é tão básico que não pode ser considerado uma função isolada”. Ou seja, o marketing faz parte de toda a empresa e todas as ações da empresa impactam no marketing. 

Já em relação à economia, Adam Smith cita que “a economia é a ciência que procura medir, explicar e algumas vezes mudar o comportamento humano”. Isso quer dizer que a economia impacta diretamente nos hábitos de consumo e comportamento. E todos nós estamos sentindo isso com o aumento dos preços não é mesmo? Quando, por exemplo, uma marca de café aumenta em 30% o pó de café, que você consumia e outra aumenta 20% você irá analisar se vale a pena pagar essa diferença de 10% pelo produto, vínculo com a marca etc ou se experimentará uma nova opção. 

Por isso na minha visão marketing e economia são áreas integradas e codependentes uma da outra. As ações de uma impactarão totalmente nos resultados da outra. Afinal, uma organização que tem êxito é composta por diversos setores e pessoas diferentes, correto? Logo, podemos afirmar que as áreas não funcionam mais isoladas como ocorria antigamente. As estratégias e diretrizes de todos os setores precisam ser pautadas num mesmo fluxo, caso contrário divergências significativas irão ocorrer. 

O segundo ponto é que os profissionais de marketing precisam trabalhar com dados, análises e muito desses conceitos vem da economia. No marketing os números trazem informações valiosas sobre comportamento de consumo, tendências, vendas. Alguns anos atrás a publicidade, comunicação e marketing se guiavam quase que totalmente no “feeling”, que sim é algo importantíssimo. Porém, campanhas focadas e que tem maior êxito são amparadas por análises, pesquisas, indicadores e mensuração de resultados. 

Ter um olhar atento para os cenários e relatórios econômicos traz mais resultado e noções de previsibilidade. Já que, em momentos instáveis economicamente, politicamente e globalmente uma empresa que atua de maneira estratégica tem vantagem competitiva em relação às que não possuem.  

Por fim, pela minha experiência tem algo que sempre levo em consideração e ressalto aos meus clientes: os números são sim fundamentais para analisarmos cenários, rumos do negócio e resultados. Porém, sozinhos eles não têm valor algum. O que realmente faz a diferença é como utilizarei estes dados! 

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Bruna Lovato

Bruna é Relações Públicas, possui pós graduação em Marketing Estratégico e é especialista em Estratégias de Marketing e Business English pela Ohio University, EUA. Atua na área de comunicação, branding e marketing há mais de 15 anos, já coordenou e gerenciou times além de ter sido a responsável pelos departamentos de comunicação e marketing. Possui vivência e experiência em comunicação estratégica e branding. Está a frente da sua empresa: Bruna Lovato Comunicação e Branding, que tem como principal objetivo estabelecer nas empresas uma comunicação estratégica que gere conexão e resultado.

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Sobre o autor
Bruna é Relações Públicas, possui pós graduação em Marketing Estratégico e é especialista em Estratégias de Marketing e Business English pela Ohio University, EUA. Atua na área de comunicação, branding e marketing há mais de 15 anos, já coordenou e gerenciou times além de ter sido a responsável pelos departamentos de comunicação e marketing. Possui vivência e experiência em comunicação estratégica e branding. Está a frente da sua empresa: Bruna Lovato Comunicação e Branding, que tem como principal objetivo estabelecer nas empresas uma comunicação estratégica que gere conexão e resultado.
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