Artigos

Gerações Z e Millennials x consumo via redes sociais

1 Minutos de leitura

Alguns dias atrás recebi em uma News que eu assino, a The Bizness, algumas informações sobre consumo e gerações, como eu adoro esses dois assuntos resolvi trazer para cá insights, dados e informações.

Uma pesquisa realizada pela ESW´s “Global Voices: Consumer Pulse 2022”, concretizada com mais de 14.000 pessoas e em 14 diferentes países revelou que: grande parte dos consumidores da Geração Z e dos Millennials, optam por comprar diretamente de marcas internacionais no e-commerce ao invés de utilizarem marketplaces, plataformas de mercado. Lembrando que os Millennials (ou Geração Y) são nascidos entre 1980 e 1994 e a Geração Z nascidos entre 1995 e 2015 (pode haver divergência de data específica dependendo do autor).

Um dos principais motivos é que essas gerações entendem que a compra direta com as marcas lhes proporciona experiências mais personalizadas, desde promoções ao atendimento.

Devido a esse comportamento muitas marcas estão criando e utilizando seus próprios canais. Dessa maneira, elas criam uma relação mais próxima com seus consumidores, entendem suas necessidades e ainda conseguem ter o controle sobre toda experiência do usuário.

Por outro lado, as empresas que optam por manter suas vendas através de intermediários, principalmente as marcas internacionais, acabam perdendo o relacionamento direto com o consumidor e informações de consumo que poderiam ser valiosas.

Chegamos num ponto que faço questão de ressaltar: as marcas precisam estar presentes digitalmente. Afinal, por estes canais que os produtos e serviços tem sido descoberto. Além disso, quanto mais os consumidores pesquisam seus produtos e serviços nas redes sociais mais chances tem deles se tornarem seus clientes.

Através da tabela acima podemos perceber as alterações de preferência da audiência dependendo a rede social. Sendo que, a Geração Z possui presença maior no Instagram, Youtube e TikTok e os Millennials optam pelo Youtube, Facebook e Instagram.

Os consumidores utilizam as redes para buscarem por conteúdos, reviews, produtos, por isso as suas estratégias digitais devem estar alinhadas com o negócio da empresa. Gere conexão, confiança e um relacionamento próximo com seu público.

Fonte: The Bizness

Gostou desse conteúdo? Compartilhe comigo a sua opinião! Você me encontra no Instagram e Linkedln!

Bruna Lovato

Bruna é Relações Públicas, possui pós graduação em Marketing Estratégico e é especialista em Estratégias de Marketing e Business English pela Ohio University, EUA. Atua na área de comunicação, branding e marketing há mais de 15 anos, já coordenou e gerenciou times além de ter sido a responsável pelos departamentos de comunicação e marketing. Possui vivência e experiência em comunicação estratégica e branding. Está a frente da sua empresa: Bruna Lovato Comunicação e Branding, que tem como principal objetivo estabelecer nas empresas uma comunicação estratégica que gere conexão e resultado.

31 posts

Sobre o autor
Bruna é Relações Públicas, possui pós graduação em Marketing Estratégico e é especialista em Estratégias de Marketing e Business English pela Ohio University, EUA. Atua na área de comunicação, branding e marketing há mais de 15 anos, já coordenou e gerenciou times além de ter sido a responsável pelos departamentos de comunicação e marketing. Possui vivência e experiência em comunicação estratégica e branding. Está a frente da sua empresa: Bruna Lovato Comunicação e Branding, que tem como principal objetivo estabelecer nas empresas uma comunicação estratégica que gere conexão e resultado.
Conteúdos
Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…