Artigos

Grandes eventos, grandes investimentos 

2 Minutos de leitura

Desde o lançamento da “Bíblia do Marketing”, Administração de Marketing, Philip Kotler ressalta a importância dos eventos para criar uma relação positiva entre marcas e consumidores. 

As principais razões levantadas por Kotler são: 

1 – Aumento de exposição da marca, que resultará num maior conhecimento dos consumidores por determinada empresa ou produto. 

2 – Identificação com um mercado-alvo, as empresas patrocinam ou participam dos eventos voltados ao seu público-alvo específico. Exemplo: quando a Gilette e a Pepsi anunciaram durante o X Games da ESPN, que tem um público voltado dos 12 aos 19 anos. 

3 – Criar percepções do consumidor quanto a associações-chave com a imagem da marca. Por exemplo, quando uma empresa patrocina o Ironman, tem o objetivo de linkar a vida saudável ao seu produto e empresa. 

4 – Promover o compromisso com a comunidade e questões sociais, quando os patrocínios são feitos a ong´s e instituições de caridade as empresas acabam tendo boa visibilidade social. 

5 – Criar sensações e experiências, inevitavelmente quando um evento é empolgante ou recompensador as marcas que atuam com ele também podem despertar essa sensação nos consumidores. 

6 – Recompensar colaboradores ou encantar os clientes, os eventos também são utilizados com esse propósito pelas empresas. Ao convidar um cliente, por exemplo, para ir a um evento como o Us Open gerará uma melhor reputação e vínculos fortes com a empresa. 

Existem uma infinidade de eventos e modelos pelo mundo, mas eu diria que os esportivos contem um apelo ainda maior. Quer um exemplo? O Super Bowl! O futebol americano é o esporte mais popular dos Estados Unidos e a final acontece desde 1920 quando a NFL (National Football League) foi fundada, mas o evento é tão impactante aos americanos que ganhou marca própria em 1966. 

E no caso do Super Bowl ele não é somente para os americanos o evento esportivo mais importante do mundo, já que a NFL vem trabalhando para divulgá-lo em todos os países do mundo. Algumas ações promovidas para isso: jogos fora dos EUA, franquias para desenvolvimento de ações e produtos em mercados regionais e até abertura de escritórios em outros países.

Além de eventos esportivos os culturais também tomam proporções gigantes mundialmente. O Oscar, a Oktoberfest, New York Fashion Week, Tomorrowland e o Rock in Rio estão na lista dos maiores eventos do mundo. 

Na área do conhecimento o TED Global e o Internacional CES são os representas na lista. 

Os eventos exigem muito planejamento, cuidado, atenção e recursos gigantes. Por isso, quando ele acontece as empresas fazem disso um acontecimento para o mercado engajando seu público e utilizando a tecnologia ao seu favor. 

Os investimentos das marcas nos eventos são grandes, mas também o retorno seja pela divulgação da marca, aumento de consumo ou a sensação de pertencimento daquele público-alvo específico.

Gostou desse tema? Compartilhe comigo o que você achou, você me encontra no Instagram ou LinkedIn!

Bruna Lovato

Bruna é Relações Públicas, possui pós graduação em Marketing Estratégico e é especialista em Estratégias de Marketing e Business English pela Ohio University, EUA. Atua na área de comunicação, branding e marketing há mais de 15 anos, já coordenou e gerenciou times além de ter sido a responsável pelos departamentos de comunicação e marketing. Possui vivência e experiência em comunicação estratégica e branding. Está a frente da sua empresa: Bruna Lovato Comunicação e Branding, que tem como principal objetivo estabelecer nas empresas uma comunicação estratégica que gere conexão e resultado.

31 posts

Sobre o autor
Bruna é Relações Públicas, possui pós graduação em Marketing Estratégico e é especialista em Estratégias de Marketing e Business English pela Ohio University, EUA. Atua na área de comunicação, branding e marketing há mais de 15 anos, já coordenou e gerenciou times além de ter sido a responsável pelos departamentos de comunicação e marketing. Possui vivência e experiência em comunicação estratégica e branding. Está a frente da sua empresa: Bruna Lovato Comunicação e Branding, que tem como principal objetivo estabelecer nas empresas uma comunicação estratégica que gere conexão e resultado.
Conteúdos
Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…