Desde o lançamento da “Bíblia do Marketing”, Administração de Marketing, Philip Kotler ressalta a importância dos eventos para criar uma relação positiva entre marcas e consumidores.
As principais razões levantadas por Kotler são:
1 – Aumento de exposição da marca, que resultará num maior conhecimento dos consumidores por determinada empresa ou produto.
2 – Identificação com um mercado-alvo, as empresas patrocinam ou participam dos eventos voltados ao seu público-alvo específico. Exemplo: quando a Gilette e a Pepsi anunciaram durante o X Games da ESPN, que tem um público voltado dos 12 aos 19 anos.
3 – Criar percepções do consumidor quanto a associações-chave com a imagem da marca. Por exemplo, quando uma empresa patrocina o Ironman, tem o objetivo de linkar a vida saudável ao seu produto e empresa.
4 – Promover o compromisso com a comunidade e questões sociais, quando os patrocínios são feitos a ong´s e instituições de caridade as empresas acabam tendo boa visibilidade social.
5 – Criar sensações e experiências, inevitavelmente quando um evento é empolgante ou recompensador as marcas que atuam com ele também podem despertar essa sensação nos consumidores.
6 – Recompensar colaboradores ou encantar os clientes, os eventos também são utilizados com esse propósito pelas empresas. Ao convidar um cliente, por exemplo, para ir a um evento como o Us Open gerará uma melhor reputação e vínculos fortes com a empresa.
Existem uma infinidade de eventos e modelos pelo mundo, mas eu diria que os esportivos contem um apelo ainda maior. Quer um exemplo? O Super Bowl! O futebol americano é o esporte mais popular dos Estados Unidos e a final acontece desde 1920 quando a NFL (National Football League) foi fundada, mas o evento é tão impactante aos americanos que ganhou marca própria em 1966.
E no caso do Super Bowl ele não é somente para os americanos o evento esportivo mais importante do mundo, já que a NFL vem trabalhando para divulgá-lo em todos os países do mundo. Algumas ações promovidas para isso: jogos fora dos EUA, franquias para desenvolvimento de ações e produtos em mercados regionais e até abertura de escritórios em outros países.
Além de eventos esportivos os culturais também tomam proporções gigantes mundialmente. O Oscar, a Oktoberfest, New York Fashion Week, Tomorrowland e o Rock in Rio estão na lista dos maiores eventos do mundo.
Na área do conhecimento o TED Global e o Internacional CES são os representas na lista.
Os eventos exigem muito planejamento, cuidado, atenção e recursos gigantes. Por isso, quando ele acontece as empresas fazem disso um acontecimento para o mercado engajando seu público e utilizando a tecnologia ao seu favor.
Os investimentos das marcas nos eventos são grandes, mas também o retorno seja pela divulgação da marca, aumento de consumo ou a sensação de pertencimento daquele público-alvo específico.
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