O marketing de influenciadores vem ocupando cada vez mais espaço nas campanhas, redes sociais e impactando no comportamento de consumo. No Brasil não há tantas regras claras e definidas e muitos influenciadores nem possuem métricas ou fazem entrega do ROI, retorno sobre o investimento, aos clientes. Porém, esse nicho cresce a cada dia e precisará se moldar com as necessidades do mercado.
A internet vem se reestruturando em algumas demandas e o marketing de influenciadores é um destes casos. Hoje, as pessoas sabem se aquele influenciador conhece o produto, se utiliza e se sobressaem aqueles profissionais que criam uma comunidade com a sua audiência e constroem um canal direto com ela.
Conforme matéria do site Mundo do Marketing em que Rahul Titus, Gerente de Influência da Ogilv cita que as capturas de tela com dados do engajamento, por exemplo, darão espaço a ferramentas mais complexas.
Algumas tendências apontadas para 2022:
– Live commerces: Já são realidade em outros países como a China, as compras ao vivo são usadas por marcas para promover e vender produtos por meio de transmissões ao vivo em plataformas digitais, geralmente em colaboração com influenciadores. Um dos trunfos dessa ferramenta é que a conversão se torna mais natural e menos publicitária.
– Como diria aquele ditado: jamais aposte todas as fichas num lugar só. E nas plataformas digitais isso tem se mostrado cada vez mais importante, por isso acaba sendo um erro de grande parte das agências e empresas do país, confiar em uma única plataforma para expor seus produtos e conversar com os consumidores.
Atenção para esse dado: O TikTok já ultrapassou o Google como a plataforma mais usada do planeta. O Twich, serviço de streaming de vídeo ao vivo que se concentra em streaming ao vivo de videogame, incluindo
transmissões de competições de esportes eletrônico atrai 8 milhões de usuários mensais. O Pinterest, que diga-se de passagem é um dos meus preferidos e tenho há anos, está se reinventando.
Por isso que quem me conhece e conhece meu trabalho sabe a famosa frase, que falo constantemente: eu não acredito em fórmulas prontas no marketing, comunicação e branding. E, hoje, dados comprovam, que para ter resultados concisos as estratégias digitais precisarão ser individualizadas, moldadas para cada plataforma.
Seguindo com as tendências para 2022, na próxima semana falarei sobre as principais na área da comunicação.