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O impacto da imagem pessoal na marca, case: Kanye West

2 Minutos de leitura

Você já parou para pensar no impacto que a sua imagem pessoal tem em seu negócio e carreira?

Se você me acompanha por aqui desde o início do ano deve estar um pouco mais familiarizado com alguns termos de comunicação, marketing e branding, correto? Então hoje eu vou provar a você, caso tenha ficado alguma dúvida, o impacto que a sua imagem pessoal tem em seu negócio e carreira. E o case que abordarei é o do rapper Kanye West.

O patrimônio de Kanye foi totalmente impactado devido a perda de alguns contratos multimilionários, que ele tinha. Isso ocorreu após a Adidas encerrar a parceria com ele devido a comentários sobre judeus feitos pelo cantor. Na mesma linha a Gap, Balenciaga e a agência de talentos CAA também romperam os contratos com ele.  E como consequência disso o mercado financeiro não reagiu bem, as ações da Adidas caíram mais de 5%, veja abaixo o gráfico:

Imagem: The Bizness

Além do próprio Kanye perder montanhas de dinheiro, calcula-se que a Adidas deixará de lucrar US$ 250 milhões em vendas até o fim deste ano e US$ 400 milhões ao longo de 2023.

Os produtos da Yeezy, linha com o Kanye, tinham participação de cerca de 10% das vendas da companhia, o que resultou em quase US$ 2 bilhões das vendas no ano passado.

E por que lhe apresentei todo esse panorama? Para provar a você como nossas palavras e atitudes influenciam não só a imagem pessoal, mas impactam diretamente nos negócios podendo trazer inclusive prejuízos financeiros.

No caso do Kanye West as atitudes dele impactaram não só o próprio patrimônio como também as marcas que atuavam com ele.

Quanto às marcas e empresas que fazem parceria com personalidades e influencers deve ficar claro que algumas coisas não estão no controle da empresa, existe sim um risco. Eu citei apenas o caso de Kanye, mas teriam inúmeros outros de personalidades, que se envolveram em polêmicas ou escândalos e as empresas que atuavam com esses artistas acabaram saindo prejudicadas, mesmo que não tivessem nada a ver com isso, “levaram a culpa também”.

Levando em consideração todas essas vertentes, quer dizer que as marcas não devem fazer parcerias com influencers e celebridades? Não necessariamente, mas alerto para o fato que as companhias devem sim levar em consideração o histórico da pessoa, se os valores da personalidade e empresa são próximos e ainda tentar se proteger criando mecanismos que possam mitigar os riscos, tais como: contratos bem analisados, código de ética e conduta etc. Além disso, em meus clientes nós criamos e atuamos com a gestão dos riscos e da reputação de marca.

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Bruna Lovato

Bruna é Relações Públicas, possui pós graduação em Marketing Estratégico e é especialista em Estratégias de Marketing e Business English pela Ohio University, EUA. Atua na área de comunicação, branding e marketing há mais de 15 anos, já coordenou e gerenciou times além de ter sido a responsável pelos departamentos de comunicação e marketing. Possui vivência e experiência em comunicação estratégica e branding. Está a frente da sua empresa: Bruna Lovato Comunicação e Branding, que tem como principal objetivo estabelecer nas empresas uma comunicação estratégica que gere conexão e resultado.

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Sobre o autor
Bruna é Relações Públicas, possui pós graduação em Marketing Estratégico e é especialista em Estratégias de Marketing e Business English pela Ohio University, EUA. Atua na área de comunicação, branding e marketing há mais de 15 anos, já coordenou e gerenciou times além de ter sido a responsável pelos departamentos de comunicação e marketing. Possui vivência e experiência em comunicação estratégica e branding. Está a frente da sua empresa: Bruna Lovato Comunicação e Branding, que tem como principal objetivo estabelecer nas empresas uma comunicação estratégica que gere conexão e resultado.
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