Na coluna da semana passada eu finalizei citando as soft skills, por isso hoje elas serão o tema principal. Primeiramente, vamos ao conceito: soft skills são as habilidades interpessoais, ou seja, trata-se das competências relacionadas às aptidões pessoais para interagir com outras pessoas no local de trabalho. Dessa forma, soft skills são atributos, que podem ser desenvolvidos, mas não são conhecimentos técnicos — relacionados às hard skills.
Algumas soft skills são: comunicação eficaz, capacidade de persuasão, proatividade, trabalhar sob pressão, capacidade analítica, resolução de conflitos, liderança, resiliência, flexibilidade.
As soft skills são extremamente desejáveis nos profissionais, visto que o conhecimento técnico pode ser desenvolvido de diversas maneiras. Por isso até diria que, atualmente, as empresas buscam pessoas com mais habilidades interpessoais do que extremamente técnicas. Vamos aos exemplos?
Um professor universitário que tem imenso conhecimento técnico, porém não consegue se comunicar de forma clara com seus alunos e nem passar bons feedbacks. Você pensa que ele cumprirá seu papel? Provavelmente não, então ele até correrá o risco de ser substituído por um profissional com menos conhecimento técnico, porém com mais habilidade de lidar com situações difíceis.
Ou ainda um líder de setor numa empresa de tecnologia, que tem PHD nos Estados Unidos, mas que não consegue resolver conflitos e é inflexível? Também correrá o risco de perder seu cargo.
Se você percebe, que tem dificuldades em relação às soft skills, fique tranquilo! Você pode desenvolvê-las:
– O primeiro passo é reconhecer quais são os seus pontos de melhoria.
– Busque opiniões de colegas de trabalho, líderes e familiares sobre as suas atitudes. Ou seja, crie uma própria cultura de feedback.
– Pratique a escuta ativa, dessa maneira você estará mais receptivo a novas ideias e sugestões.
– Administre as suas emoções! Tente respirar, meditar e avaliar antes de reagir instantemente.
Por fim, lembre-se que profissionais comunicativos, que sabem trabalhar em equipe, são flexíveis, resilientes, proativos, éticos e tem grande inteligência emocional são verdadeiros “tesouros” para as empresas.
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