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Por que o seu negócio precisa de marketing?! 

2 Minutos de leitura

Você já parou para pensar o principal motivo do seu negócio precisar de marketing? Se pensou em vender está correto, porém preciso ressaltar que a venda é a consequência de um plano de marketing bem executado. Visto que, entender o mercado que a sua empresa está inserida e a maneira que se comunicará com o público-alvo é a principal função. Através das ferramentas de marketing conseguimos gerar desejo e identificação com o produto ou serviço.  

O marketing pode ser entendido em três importantes “grupos”: 

– Gestão de Produtos/Serviços; 

– Gestão de Marca; 

– Gestão de Clientes. 

Quando pensamos na Gestão de Produtos/Serviços é impossível não linkar com os 4P´s do marketing e está corretíssima essa associação. Visto que, através deles conseguimos discorrer por toda cadeia do produto ou serviço. 

Os 4P’s do marketing (imagem: FGV/divulgação)

P1 – Produto/Serviço: nesse quesito são abordadas as características do produto ou serviço, sua funcionalidade, problemas resolvidos. 

P2 – Preço: quanto meu consumidor está disposto a pagar pelos meus serviços ou produtos? Essa é a principal questão relacionada ao preço. E, além disso, quanto eu penso que devo cobrar. 

P3 – Praça: como meu produto chegará ao mercado? De que maneira? A praça é o local, que meu consumidor adquirirá o serviço ou produto seja pelo formato digital ou físico. 

P4 Promoção: é a maneira que irei divulgar o meu produto, o tipo de mensagem e em que canais. Na promoção são desenvolvidas as estratégias, que serão utilizadas para divulgação. 

Gestão da Marca 

Branding é um tema recorrente aqui na Smart Money, se quiser ler mais reveja aqui: https://smarttmoney.com.br/author/bruna-lovato/  

Caso você ainda não conheça esse conceito ele é ligado ao branding. Ou seja, a marca sintetiza a percepção do consumidor em relação à sua empresa, o seu posicionamento além das principais diretrizes: missão, visão, valores, propósito, a cultura organizacional. Todos esses itens combinados é o que formam o DNA da sua marca, o que faz ela ser única e diferenciada. É através disso que o consumidor se conecta com a sua empresa! 

Gestão de Clientes 

O marketing tem exercido um papel cada vez mais fundamental na gestão de clientes ou Customer Experience (experiência do consumidor). Afinal, as estratégias desenhadas pelo marketing é que conduzirão o cliente pela sua jornada e despertará ou não o interesse necessário para consumir o produto e/ou serviço. 

As áreas comercial e de marketing devem estar em sintonia para atender as necessidades do cliente e construir experiências positivas a ele. Além disso, através da gestão de clientes temos as informações necessárias do público-alvo, conhecemos suas características, hábitos, problemas a serem resolvidos etc. 

Como você pode perceber o marketing pauta inúmeras ações e estratégias, que podem tornar o seu negócio ainda melhor! Resumindo, seus principais objetivos são: 

– Desenvolver estratégias voltadas ao público-alvo; 

– Identificar e pesquisar novos mercados; 

– Analisar as necessidades e desejos dos consumidores (mercado); 

– Definir o posicionamento e precificação do produto/serviço; 

– Gerenciar a marca (branding); 

– Criar estratégias, que serão utilizadas nos canais definidos e pauta sua mensagem; 

– Possibilitar a diferenciação e vantagem competitiva através do aumento de percepção do consumidor pelo produto/serviço; 

– Direcionar a jornada, atendimento e experiência do cliente.  

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Bruna Lovato

Bruna é Relações Públicas, possui pós graduação em Marketing Estratégico e é especialista em Estratégias de Marketing e Business English pela Ohio University, EUA. Atua na área de comunicação, branding e marketing há mais de 15 anos, já coordenou e gerenciou times além de ter sido a responsável pelos departamentos de comunicação e marketing. Possui vivência e experiência em comunicação estratégica e branding. Está a frente da sua empresa: Bruna Lovato Comunicação e Branding, que tem como principal objetivo estabelecer nas empresas uma comunicação estratégica que gere conexão e resultado.

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Sobre o autor
Bruna é Relações Públicas, possui pós graduação em Marketing Estratégico e é especialista em Estratégias de Marketing e Business English pela Ohio University, EUA. Atua na área de comunicação, branding e marketing há mais de 15 anos, já coordenou e gerenciou times além de ter sido a responsável pelos departamentos de comunicação e marketing. Possui vivência e experiência em comunicação estratégica e branding. Está a frente da sua empresa: Bruna Lovato Comunicação e Branding, que tem como principal objetivo estabelecer nas empresas uma comunicação estratégica que gere conexão e resultado.
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