Você já parou para pensar o principal motivo do seu negócio precisar de marketing? Se pensou em vender está correto, porém preciso ressaltar que a venda é a consequência de um plano de marketing bem executado. Visto que, entender o mercado que a sua empresa está inserida e a maneira que se comunicará com o público-alvo é a principal função. Através das ferramentas de marketing conseguimos gerar desejo e identificação com o produto ou serviço.
O marketing pode ser entendido em três importantes “grupos”:
– Gestão de Produtos/Serviços;
– Gestão de Marca;
– Gestão de Clientes.
Quando pensamos na Gestão de Produtos/Serviços é impossível não linkar com os 4P´s do marketing e está corretíssima essa associação. Visto que, através deles conseguimos discorrer por toda cadeia do produto ou serviço.
P1 – Produto/Serviço: nesse quesito são abordadas as características do produto ou serviço, sua funcionalidade, problemas resolvidos.
P2 – Preço: quanto meu consumidor está disposto a pagar pelos meus serviços ou produtos? Essa é a principal questão relacionada ao preço. E, além disso, quanto eu penso que devo cobrar.
P3 – Praça: como meu produto chegará ao mercado? De que maneira? A praça é o local, que meu consumidor adquirirá o serviço ou produto seja pelo formato digital ou físico.
P4 Promoção: é a maneira que irei divulgar o meu produto, o tipo de mensagem e em que canais. Na promoção são desenvolvidas as estratégias, que serão utilizadas para divulgação.
Gestão da Marca
Branding é um tema recorrente aqui na Smart Money, se quiser ler mais reveja aqui: https://smarttmoney.com.br/author/bruna-lovato/
Caso você ainda não conheça esse conceito ele é ligado ao branding. Ou seja, a marca sintetiza a percepção do consumidor em relação à sua empresa, o seu posicionamento além das principais diretrizes: missão, visão, valores, propósito, a cultura organizacional. Todos esses itens combinados é o que formam o DNA da sua marca, o que faz ela ser única e diferenciada. É através disso que o consumidor se conecta com a sua empresa!
Gestão de Clientes
O marketing tem exercido um papel cada vez mais fundamental na gestão de clientes ou Customer Experience (experiência do consumidor). Afinal, as estratégias desenhadas pelo marketing é que conduzirão o cliente pela sua jornada e despertará ou não o interesse necessário para consumir o produto e/ou serviço.
As áreas comercial e de marketing devem estar em sintonia para atender as necessidades do cliente e construir experiências positivas a ele. Além disso, através da gestão de clientes temos as informações necessárias do público-alvo, conhecemos suas características, hábitos, problemas a serem resolvidos etc.
Como você pode perceber o marketing pauta inúmeras ações e estratégias, que podem tornar o seu negócio ainda melhor! Resumindo, seus principais objetivos são:
– Desenvolver estratégias voltadas ao público-alvo;
– Identificar e pesquisar novos mercados;
– Analisar as necessidades e desejos dos consumidores (mercado);
– Definir o posicionamento e precificação do produto/serviço;
– Gerenciar a marca (branding);
– Criar estratégias, que serão utilizadas nos canais definidos e pauta sua mensagem;
– Possibilitar a diferenciação e vantagem competitiva através do aumento de percepção do consumidor pelo produto/serviço;
– Direcionar a jornada, atendimento e experiência do cliente.
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