Artigos

Por que você deveria se preocupar com a comunicação?

1 Minutos de leitura

“Communicare” é um termo latino, que derivou a palavra comunicação e significa tornar algo comum, partilhar. A comunicação é vital para a sociedade, ela integra, instrui, desenvolve, troca. Eu acredito que como seres humanos evoluímos porque nos comunicamos.

A comunicação corporativa é um dos principais meios para conquistar a confiabilidade do mercado e dos públicos envolvidos com as empresas. Ela consiste num conjunto de ações, estratégias, produtos, processos e canais que reforçam a imagem da empresa nos ambientes que ela está inserida, seja interna ou externamente.

Mais do que necessária a comunicação organizacional é estratégica, ela desempenha um papel fundamental para as organizações, que desejam se manter no mercado, atingir seus objetivos, manter a reputação e criar valor à sua marca. Dessa maneira, a comunicação corporativa é dividida em: interna e externa.

A comunicação interna é focada totalmente nos profissionais da organização e tem a missão de levar as informações corporativas de maneira clara e eficaz, sem ruídos. Além de engajá-los e incentivá-los a serem porta voz da empresa.

Já, a externa é focada nos públicos que estão fora da empresa, tais como: clientes, fornecedores, sociedade, parceiros etc.

Ambas são necessárias e devem ser levadas pela gestão de maneira estratégica. Sendo assim, seus objetivos devem ser analisados, assim como, público-alvo, possíveis melhorias, quais canais de comunicação serão utilizados e também deve ser feita a mensuração dos resultados.

Se você ainda ficou em dúvida do porquê deve se preocupar com a comunicação, vou citar mais alguns bons motivos:

– Uma comunicação clara e eficaz reduz fofocas e rumores;

– Simplifica e facilita os processos já existentes;

– Trata os colaboradores da mesma maneira, sem nível hierárquico;

– Engaja os profissionais da empresa, que passam a se sentir parte das decisões e resultados;

– Cria uma via de mão dupla com espaço para troca de ideias, dúvidas, sugestões e pontos de melhoria;

– Utiliza as mensagens e canais adequados para os públicos da empresa;

– Traz resultados contundentes;

– Agrega valor de mercado ao negócio.

E ai te convenci? Continua comigo nessa jornada, que na próxima semana irei abordar a importância e eficácia da mensuração dos resultados.

Bruna Lovato

Bruna é Relações Públicas, possui pós graduação em Marketing Estratégico e é especialista em Estratégias de Marketing e Business English pela Ohio University, EUA. Atua na área de comunicação, branding e marketing há mais de 15 anos, já coordenou e gerenciou times além de ter sido a responsável pelos departamentos de comunicação e marketing. Possui vivência e experiência em comunicação estratégica e branding. Está a frente da sua empresa: Bruna Lovato Comunicação e Branding, que tem como principal objetivo estabelecer nas empresas uma comunicação estratégica que gere conexão e resultado.

31 posts

Sobre o autor
Bruna é Relações Públicas, possui pós graduação em Marketing Estratégico e é especialista em Estratégias de Marketing e Business English pela Ohio University, EUA. Atua na área de comunicação, branding e marketing há mais de 15 anos, já coordenou e gerenciou times além de ter sido a responsável pelos departamentos de comunicação e marketing. Possui vivência e experiência em comunicação estratégica e branding. Está a frente da sua empresa: Bruna Lovato Comunicação e Branding, que tem como principal objetivo estabelecer nas empresas uma comunicação estratégica que gere conexão e resultado.
Conteúdos
Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…