“Communicare” é um termo latino, que derivou a palavra comunicação e significa tornar algo comum, partilhar. A comunicação é vital para a sociedade, ela integra, instrui, desenvolve, troca. Eu acredito que como seres humanos evoluímos porque nos comunicamos.
A comunicação corporativa é um dos principais meios para conquistar a confiabilidade do mercado e dos públicos envolvidos com as empresas. Ela consiste num conjunto de ações, estratégias, produtos, processos e canais que reforçam a imagem da empresa nos ambientes que ela está inserida, seja interna ou externamente.
Mais do que necessária a comunicação organizacional é estratégica, ela desempenha um papel fundamental para as organizações, que desejam se manter no mercado, atingir seus objetivos, manter a reputação e criar valor à sua marca. Dessa maneira, a comunicação corporativa é dividida em: interna e externa.
A comunicação interna é focada totalmente nos profissionais da organização e tem a missão de levar as informações corporativas de maneira clara e eficaz, sem ruídos. Além de engajá-los e incentivá-los a serem porta voz da empresa.
Já, a externa é focada nos públicos que estão fora da empresa, tais como: clientes, fornecedores, sociedade, parceiros etc.
Ambas são necessárias e devem ser levadas pela gestão de maneira estratégica. Sendo assim, seus objetivos devem ser analisados, assim como, público-alvo, possíveis melhorias, quais canais de comunicação serão utilizados e também deve ser feita a mensuração dos resultados.
Se você ainda ficou em dúvida do porquê deve se preocupar com a comunicação, vou citar mais alguns bons motivos:
– Uma comunicação clara e eficaz reduz fofocas e rumores;
– Simplifica e facilita os processos já existentes;
– Trata os colaboradores da mesma maneira, sem nível hierárquico;
– Engaja os profissionais da empresa, que passam a se sentir parte das decisões e resultados;
– Cria uma via de mão dupla com espaço para troca de ideias, dúvidas, sugestões e pontos de melhoria;
– Utiliza as mensagens e canais adequados para os públicos da empresa;
– Traz resultados contundentes;
– Agrega valor de mercado ao negócio.
E ai te convenci? Continua comigo nessa jornada, que na próxima semana irei abordar a importância e eficácia da mensuração dos resultados.