Em meio a polarização política e um país literalmente dividido ao meio, algumas pessoas me questionam sobre posicionar-se ou não politicamente de maneira pública. Vamos conversar um pouco sobre isso?
O primeiro ponto a ser avaliado são as consequências e benefícios desse posicionamento político público. Irei colocar algumas questões que são interessantes para você avaliar:
– Vale a pena arriscar a sua relação e de sua empresa com os clientes, equipe e parceiros?
– Analisando financeiramente, caso você perca algum cliente ou colaborador devido a esse posicionamento, está ok ou será um grande prejuízo?
– Se a sua empresa ou seu perfil pessoa ficar ligado a um partido ou candidato isso irá interferir nos negócios?
Sempre comento com meus clientes, que o meu papel como especialista da área é alertá-los sobre os prejuízos e/ou benefícios, mas que a decisão final cabe a eles.
Caso chegue à conclusão que se posicionará sim publicamente, sugiro que faça em um momento tranquilo, sem pressa e sem o “calor do momento”. Já que, suas palavras e ações podem ser mal interpretadas se feitas em um momento inoportuno.
Outro ponto a avaliar é que há também a possibilidade dos seus clientes, equipe e parceiros até esperarem um posicionamento seu. Se esse for o caso você provavelmente sentirá em conversas informais ou através de comentários nas redes sociais.
Leve em consideração que, frequentemente, as pessoas que lhe conhecem e que têm envolvimento com você e/ou com sua empresa, já tem familiaridade com seus valores e percebem no que você acredita ou não. Siga sempre a SUA essência e mantenha seus valores morais e éticos, afinal de maneira intrínseca eles refletem no seu negócio também.
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