Conversando com uma amiga, que me solicitava referências de marketing, me dei por conta que muitas vezes conhecidos, amigos e colegas me procuram solicitando dicas de autores dessa área, já que ficam perdidos com tantas opções. Então, resolvi compartilhar aqui as minhas principais referências de marketing, lembrando que são AS MINHAS não quer dizer, que não existam outros profissionais excelentes por aí ok?
Em primeiro não tem como não citar ele, o “pai do marketing”, Philip Kotler, é até hoje considerado o maior especialista em marketing do mundo! Ele tem uma trajetória de tirar o fôlego e sua influência é tão grande, que apesar de surgirem novos nomes suas ideias e conceitos são aplicados constantemente pelos profissionais da área. Em 1967, Kotler publicou a “bíblia do marketing” que é o livro Administração de Marketing: Análise, Planejamento e Controle. Que se você se interessa pelo tema ou atua na área é leitura obrigatória!
Um dos pontos que mais levo em consideração levantados pelo Kotler é que o lucro está ligado ao bem-estar do consumidor e da sociedade, ou seja, o marketing não só deve ser estratégico para qualquer empresa como também deve ser o centro.
Continuando com as minhas referências: Neil Patel também é um dos principais nomes do marketing atualmente. Ele é britânico e suas empresas estão presentes em vários locais do mundo, inclusive no Brasil. E eu já tive a honra de participar de palestras com ele e garanto: foi sensacional! O principal nicho, que Neil atua é o do marketing digital, mas ele também fala bastante sobre conteúdo e branding. E o mais legal é que ele compartilha muito de seu conhecimento gratuitamente através do site ou redes sociais. Ainda de acordo com a Forbes, Neil é um dos dez maiores profissionais de marketing online.
Agora vamos falar de Seth Godin, esse profissional que eu acho incrível! Ele é considerado um dos mais criativos e referência no marketing atual, escreveu dezenas de livros best-sellers, fundou várias empresas e tem um blog diário, que inclusive sou assinante e acompanho. Ele fala sobre marketing, mas também liderança e empreendedorismo. É palestrante, professor e blogueiro e compartilha muito conteúdo de qualidade gratuitamente. Super indico para quem se interessa pelo marketing!
Por fim, Martha Gabriel, essa brasileira que é referência em marketing digital no país. É palestrante, consultora e escritora. Já escreveu vários livros, sendo que o mais conhecido é o “Marketing na Era Digital”, considero como leitura obrigatória também. Mas, a Martha não fala só sobre marketing e sim temas relevantes do mundo digital assim como inovação e melhores práticas nesse meio. Também já tive oportunidade de participar de várias palestras da Martha e é incrível como ela sempre está antenada e apresenta novidades.
Teriam muitos outros nomes incríveis para compartilhar, mas para não me estender escolhi esses 4. Gostou desse tema? Compartilhe comigo o que você achou, você me encontra no Instagram ou LinkedIn!
Imagem em destaque: Branding in Asia / divulgação