Artigos

Storytelling em 6 passos

1 Minutos de leitura

Alguma vez você já ouviu falar de storytelling? Pois bem, esse artifício é um dos mais polêmicos na área de marketing, isso porque alguns profissionais o utilizam e defendem e outros não acreditam em sua eficácia. Eu, me encaixo no que utiliza. 

Uma breve explicação sobre seu conceito: o storytelling é a capacidade de transmitir conteúdo por meio de enredo elaborado e narrativa envolvente, além de utilizar palavras e recursos audiovisuais. Ou seja, é a habilidade de contar histórias utilizando soluções diferenciadas. 

E para utilizar o storytelling, certifique-se de criar um plano de ação que contenha: 

– A melhor estratégia para contar a história; 

– De que maneiras o conteúdo pode ser explorado; 

– A melhor forma de produzir esse material. 

Apesar de ser um artifício que envolve o consumidor, é preciso ficar atento a duração desse conteúdo que terá storytelling, afinal o tempo é precioso. 

Agora conheça 6 passos para você empregá-lo: 

1º Utilizar a emoção da audiência é essencial para mantê-la conectada ao conteúdo. 

2º Se for utilizar dados os traduza de maneira humana, mostre o que há por trás. 

3º Dependendo do produto e/ou serviço será necessário explicar como ele funciona ao seu consumidor. 

4º Se comunique, de verdade, com seu público. Isso quer dizer, que você deve escutá-lo, ter canais de trocas, conhecê-lo. 

5º Mostre por que você é a melhor pessoa para falar sobre determinado produto e/ou serviço. 

6º Utilize a vulnerabilidade, empatia, transparência para criar a sua comunidade. 

Mesmo que não percebamos todos nós estamos habituados e a maioria adora uma boa história não é mesmo? Desde a história lida às crianças na hora de dormir até o happy hour, que contamos os ocorridos no trabalho, as pessoas adoram uma boa história. Por isso, eu acredito na força e no poder do storytelling, claro que se bem utilizado! 

Faça do storytelling seu aliado nos negócios e na produção de conteúdo, o utilize para levar uma informação mais esclarecedora e útil aos seus consumidores.

Gostou desse tema? Compartilhe comigo o que você achou! Você me encontra no Instagram e Linkedln!

Bruna Lovato

Bruna é Relações Públicas, possui pós graduação em Marketing Estratégico e é especialista em Estratégias de Marketing e Business English pela Ohio University, EUA. Atua na área de comunicação, branding e marketing há mais de 15 anos, já coordenou e gerenciou times além de ter sido a responsável pelos departamentos de comunicação e marketing. Possui vivência e experiência em comunicação estratégica e branding. Está a frente da sua empresa: Bruna Lovato Comunicação e Branding, que tem como principal objetivo estabelecer nas empresas uma comunicação estratégica que gere conexão e resultado.

31 posts

Sobre o autor
Bruna é Relações Públicas, possui pós graduação em Marketing Estratégico e é especialista em Estratégias de Marketing e Business English pela Ohio University, EUA. Atua na área de comunicação, branding e marketing há mais de 15 anos, já coordenou e gerenciou times além de ter sido a responsável pelos departamentos de comunicação e marketing. Possui vivência e experiência em comunicação estratégica e branding. Está a frente da sua empresa: Bruna Lovato Comunicação e Branding, que tem como principal objetivo estabelecer nas empresas uma comunicação estratégica que gere conexão e resultado.
Conteúdos
Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…