Descomplica

Como mudar a estratégia de investimentos de forma simples?

5 Minutos de leitura

2022 vai exigir muita atenção dos investidores. Estamos em ano de eleições, projeção de juros e inflação na casa dos dois dígitos, além de incertezas quanto às novas variantes do coronavírus. Ainda assim, a verdade é que o nosso comportamento pode ser um risco maior nos investimentos do que o próprio cenário de incertezas. 

Em momentos de crise, é fácil se deixar levar pela manada. Um comportamento comum, é a venda de ativos e realocações nos investimentos para outras aplicações consideradas mais seguras. O problema é que, na maior parte das aplicações financeiras, o governo estará lá para cobrar uma parte no momento em que você decide realizar um resgate. E aí você perderá dinheiro de verdade. 

Então, se o objetivo da venda for realizar uma nova aplicação, há um caminho para conseguir fazer essa mudança de estratégia da carteira de investimentos, sem custos e de maneira simples. Antes de te explicar mais sobre isso, vamos contextualizar.

Digamos que, hoje, você se sinta mais confortável aplicando em Renda Fixa. Com o passar do tempo, resolve buscar também novas oportunidades, com o recurso que você já tem investido, dessa vez no mercado de Renda Variável. Nesse cenário, ao realizar a venda dos ativos que você já tem, poderá ter a cobrança de Imposto de Renda. Só após esse resgate e pagamento de IR, será possível realizar uma nova aplicação. 

O que muitos não sabem, é que há um investimento onde é possível mudar totalmente a estratégia de investimentos, sem pagar nada por isso. Estamos falando dos Fundos de Previdência

Se você aplicar em um fundo de Previdência, e, após a aplicação, desejar trocar para outro fundo de estratégia totalmente diferente, não terá nenhum custo nesta transação! Isso acontece porque este é o investimento que permite portabilidades.

As portabilidades abrem um leque imenso de opções para os investidores, permitindo alterar completamente a estratégia de investimentos e surfar em excelentes oportunidades de mercado. Você pode sair de um fundo com aplicações exclusivamente em Tesouro Direto, para um fundo com aplicações em Ações Brasil ou ainda internacionais, por exemplo. 

De acordo com os dados da Anbima, o volume de aplicações em Previdência é de cerca de R$ 1 trilhão, sendo R$ 800 bilhões em fundos de Renda Fixa. Considerando que essas aplicações são ideais para o longo prazo, é ainda mais relevante falar sobre diversificação. O clássico ditado “não coloque todos os ovos na mesma cesta”, se encaixa perfeitamente aqui. A diversificação será a sua proteção em momentos de crise. 

Onde aplicar a Previdência (e o que evitar!)

A disponibilidade de produtos no mercado é enorme, e com legislações que permitem diversos tipos de alocação de ativos, como Crédito Privado, Ações Brasil e Internacionais e Multimercados. A busca por boas oportunidades exige pesquisas e alguns cuidados, então vamos à alguns exemplos de fundos e estratégias para conhecer mais sobre as possibilidades de aplicação:

Capitânia Prev Advisory XP Seg FICFIRF CP

É um fundo de renda fixa com estratégia de Crédito, que investe em ativos de empresas com baixo risco de inadimplência. Investe também um pequeno percentual no Mercado Imobiliário.  

Gráfico, Gráfico de linhas

Descrição gerada automaticamente
Fonte: Quantum Axis

Schroder Advisory XP Seg Prev FICFIRF CP

O fundo investe em ativos de elevada qualidade de crédito, no Brasil e no Exterior. O grande diferencial entre outros fundos do mercado, está na exposição cambial para proteção contra choques de mercado e inflação.

Fonte: Quantum Axis

Trígono Icatu 100 FI Ações Prev

A legislação de fundos de Previdência evoluiu muito nos últimos anos, hoje é possível encontrar fundos com 100% de alocação em Renda Variável. Este é o caso do Trígono, que busca principalmente empresas que possuem boas perspectivas de distribuição de dividendos. O diferencial do fundo, são as aplicações em small caps.

Fonte: Quantum Axis

Fique atento na escolha dos produtos, principalmente nas taxas de administração e estratégia dos fundos, se estão de acordo com o seu perfil de investidor. 

No mercado, há planos mais antigos que cobram altas taxas de administração e historicamente não entregaram bons resultados. 

No gráfico abaixo, temos dois fundos: CAIXA 300 FIC RENDA FIXA PREVIDENCIÁRIO e BRASILPREV RT PREMIUM II FIC RENDA FIXA. 

Fonte: Quantum Axis

Estes dois fundos foram escolhidos como exemplo, pois estão entre os principais fundos do mercado e historicamente apresentam péssimos resultados. Além disso, cobram caro dos investidores: as taxas de administração são de 3,00%a.a e 2,00%a.a, respectivamente. 

Mas os fundos de Previdência não são apenas para a aposentadoria? 

Na verdade, apesar de ser uma excelente aplicação para este fim, os Fundos de Previdência nada mais são do que… Fundos! Você poderá realizar resgates também, não sendo necessário aguardar a aposentadoria para isso. 

Algumas características exclusivas da Previdência, são:

– Isenção de come-cotas 

– Alíquota de 10% de IR a partir de 10 anos de aplicação 

– Dedução de até 12% da Renda Bruta Tributável na Declaração de IR (falamos sobre isso aqui)

– Possibilidade de transformar os recursos em renda para a aposentadoria 

– Planejamento sucessório, podendo indicar beneficiários nos planos

Depois de quanto tempo posso resgatar meu Fundo de Previdência?

Como os fundos de Previdência não servem apenas para a aposentadoria, é possível resgatar após a carência inicial, de 60 dias da contratação. Mas o ideal, é alocar na Previdência aquela parcela de investimentos para o longo prazo, de 8 a 10 anos. 

Todos os diferenciais da Previdência que falamos antes, são pensados para estimular que o investidor mantenha a aplicação por mais tempo. Com as portabilidades, é possível mudar a estratégia de alocação, assim você não perde novas oportunidades no mercado. Em relação ao Imposto de Renda, as vantagens também aumentam ao longo do tempo e os juros compostos trabalharão cada vez mais para você durante os anos de aplicação.

Como funciona a portabilidade?

A portabilidade é uma transferência dos recursos de um fundo para outro, e pode ser feita a transferência total ou parcial. É possível realizar a troca de fundos na própria conta da corretora ou banco onde ficam os seus investimentos e este processo leva em média 15 dias para conclusão, após uma aprovação online do investidor. 

Então, agora você já sabe que a Previdência não está limitada apenas como um produto para aposentadoria, mas também como um instrumento essencial em qualquer carteira de investimentos. 

Lembrando que uma carteira com fundos de Previdência não exclui a necessidade de outros produtos. Aqui, o objetivo é abrir o leque de opções que o mercado financeiro tem a oferecer, trazendo as diversas possibilidades de cada um. Na Previdência, pense em alocar a parte de longo prazo da sua carteira de investimentos, e conte com a excelente vantagem de trocar a estratégia de alocação com facilidade e sem custos.

Descomplica

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
DescomplicaEducação Financeira

Não consegui finalizar a declaração! O que fazer?

1 Minutos de leitura
O nosso colunista Rondinelli Borges, Auditor Fiscal da Receita Estadual, pós-graduado em Direito Tributário e em Finanças e Investimentos, gravou um treinamento…
DescomplicaEducação Financeira

Posso declarar CURSOS como despesas com educação?

1 Minutos de leitura
O nosso colunista Rondinelli Borges, Auditor Fiscal da Receita Estadual, pós-graduado em Direito Tributário e em Finanças e Investimentos, gravou um treinamento…