Descomplica

Você sabe o que são os investimentos hedge fund?

2 Minutos de leitura

O termo Hedge Fund significa proteção! Essa modalidade de investimento tinha inicialmente como objetivo oferecer proteção ao investidor sofisticado contra as possibilidades de variações de preços futuras.

Os hedge funds foram criados pelo australiano Alfred Winslow Jones no final da década de 40. Jones foi um sociólogo, diplomata e gestor de fundos de hedge que viveu até 1989. Jones tinha pouco conhecimento em investimentos, mas muito conhecimento em riscos de mercado e resolveu aplicar em seus investimentos seus conhecimentos e técnicas especulativas para fins conservadores, reduzindo os riscos da própria carteira através de posições vendidas em outras ações, de forma a reduzir a exposição ao mercado de ações. Estas operações conhecemos hoje como long/short ou vendas a descoberto. 

Dessa maneira, ficava comprado nas ações que acreditava ter perspectivas positivas e vendido nas ações com cenário pessimista. Assim, Jones conseguiu criar uma proteção para sua carteira, já que estava protegido tanto na alta quanto nas quedas.

Se antes essa proteção era associada ao perfil mais conservador, hoje em dia esses fundos possuem características mais alavancadas (mais risco) e buscam potencialização de ganhos, tornando-se veículos mais agressivos operando geralmente em ações, opções e short. Mas associado ao risco mais agressivo, entregam ganhos acima da média.

Os hedge funds possuem característica de ampla gestão, ou seja, é possível investir em diversos setores da economia, aproveitando ineficiências, momento de mercado e geralmente não são correlacionados ao mercado de ações.

Existem também os fundos imobiliários hedge fund que investem em diferentes estratégias de investimentos imobiliários. Não possuem limitação de concentração de investimento em determinado ativo ou segmento imobiliário no seu portfólio e possuem a característica de carregar um risco mais elevado.

Os hedge funds listados do segmento imobiliário investem em ações do segmento imobiliário, e além de aplicar estratégias de aproveitamento de preços nesta classe de ativos, também investem em crédito, equity, cotas de outros fundos imobiliários, FIDC, debêntures, estratégias de investimento e desinvestimento, commodities, SPE, fundos de infraestrutura etc.

Se o ano de 2022 já estava desafiador com a continuidade das restrições da variante do covid-19 e as eleições, um cenário de guerra e instabilidade econômica geraram ainda maiores incertezas no mercado, volatilidades nos preços e oscilações das taxas de juros e inflação. Nesse cenário, surgem diversas oportunidades de investimentos nesta modalidade. Acompanhamos as últimas emissões de hedge fund no mercado e observamos características em comum, como exemplo a preferência por operações de originação própria, surfar as altas na taxas de juros da Selic, balanceamento da exposição da carteira nos indexadores IPCA e CDI, retornos elevados e um produto com perfil mais agressivo.

Descomplica

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
DescomplicaEducação Financeira

Não consegui finalizar a declaração! O que fazer?

1 Minutos de leitura
O nosso colunista Rondinelli Borges, Auditor Fiscal da Receita Estadual, pós-graduado em Direito Tributário e em Finanças e Investimentos, gravou um treinamento…
DescomplicaEducação Financeira

Posso declarar CURSOS como despesas com educação?

1 Minutos de leitura
O nosso colunista Rondinelli Borges, Auditor Fiscal da Receita Estadual, pós-graduado em Direito Tributário e em Finanças e Investimentos, gravou um treinamento…