Destaques do dia

Bolsonaro critica o STF por não julgar ação sobre o ICMS, Guedes está “frustrado” com o ritmo das reformas 

2 Minutos de leitura

O presidente Jair Bolsonaro criticou o STF por não julgar uma ação que deve nivelar as taxas do ICMS, que atualmente são definidas por cada estado. 

O ministro da Economia disse que o ritmo das reformas, que são uma promessa de campanha do governo, é frustrante. 

Confira os destaques desta terça-feira (08). 

BOLSONARO CRITICA STF POR NÃO JULGAR AÇÃO SOBRE ICMS 

O presidente Jair Bolsonaro criticou o Supremo Tribunal Federal (STF) por não julgar uma ação que uniformiza o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre os combustíveis. 

Para ele, a queda do preço do álcool, por exemplo, não está sendo refletida nas bombas. 

“Estamos na quinta ou sexta semana consecutiva que cai o preço do álcool, mas na ponta da bomba não cai o preço. Por quê? Governadores não querem perder receita”, disse ele à VTV. “Vamos para o quinto mês que, lamentavelmente, o Supremo não despacha a ação”. 

A proposta do governo foi enviada ao STF em setembro do ano passado e propõe uma alíquota única para o ICMS para ajudar na contenção da alta nos preços dos combustíveis. Hoje em dia, cada estado define sua taxa. 

Na falta de uma resposta do STF, o governo começou a apostar na PEC dos combustíveis, que deve incidir apenas para o diesel segundo sinalizações. A ideia é cortar tributos, sem fonte de compensação, para aliviar as tensões. 

A PEC, porém, não é defendida pela equipe econômica, que acredita que a redução nos preços do diesel não deve conter as altas. 


Saiba mais

No aguardo pela inflação dos EUA, os mercados amanhecem positivos nesta terça (08)


GUEDES ESTÁ “FRUSTRADO” COM O RITMO DAS REFORMAS 

Ao jornal Estadão, o ministro da Economia Paulo Guedes disse que se sente “frustrado” com o ritmo das reformas, que são uma promessa do governo de Jair Bolsonaro. 

“Nesses três anos, nós enfrentamos a a maior crise sanitária que a humanidade já sofreu. Dois anos praticamente foram gastos em medidas emergenciais de combate à pandemia”, disse o ministro. “Eu acho que estamos avançando, considerando que a pandemia atrasou o Brasil. Dito isso, evidente que há uma frustração nossa porque sentimos que poderíamos ter feito muito mais pelo Brasil”. 

Foto: Agência Brasil / Reprodução

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
AÇÕESDestaques do dia

Digerindo a decisão de política monetária do Reino Unido, as bolsas amanhecem mistas nesta quinta (11)

1 Minutos de leitura
Na agenda do dia, dados do mercado trabalhista são destaque ainda na parte da manhã.  Nas bolsas, resultados mistos marcam a primeira…
AÇÕESDestaques do dia

Bolsas caem na manhã de quarta (10) no aguardo pela inflação dos EUA

2 Minutos de leitura
Na agenda brasileira, destaque para o setor industrial. No mercado internacional, a inflação dos EUA rouba as atenções.  Nos mercados, quedas marcam…