Destaques do dia

Dados do ConecteSUS desaparecem após ataque ransonware, Senado aprova a desoneração da folha de pagamento; e mais

2 Minutos de leitura

Um ataque hacker causou um apagão na base de dados do Ministério da Saúde na madrugada desta sexta-feira (10). Até o momento, a pasta não emitiu comunicados sobre o assunto. 

No Senado, a prorrogação da desoneração da folha de pagamento é aprovada e segue para a sanção do presidente. 

Bolsonaro mais uma vez afirma que os preços dos combustíveis devem sofrer reduções nas próximas semanas. 

Confira os destaques desta sexta-feira (10). 

ATAQUE RANSONWARE CAUSA APAGÃO NO CONECTESUS 

A base de dados do Ministério da Saúde foi vítima de um ataque ransonware na madrugada desta sexta-feira (10). O site do órgão do governo foi invadido e uma mensagem deixada por hackers afirma que mais de 50 terabytes de dados foram excluídos. 

Imagem: site do Ministério da Saúde

O ataque também atingiu o principal aplicativo da pasta para o monitoramento da vacinação no país: o ConecteSUS. Diversos usuários relataram não conseguir acessar os dados que informam as doses de vacina contra COVID-19. 

Até o momento, nenhum posicionamento foi feito pelo Ministério da Saúde, cujo site segue fora do ar. 

Ataques ransonware funcionam como uma espécie de sequestro de dados e pedido de resgate. Geralmente, hackers costumam pedir por valores em Bitcoin para que a base de dados seja devolvida. 

No caso da invasão no Ministério da Saúde, o grupo “Lapsus$ Group” assumiu a autoria do ataque. 


Saiba mais

Copom eleva Selic para 9,25% ao ano


SENADO APROVA A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO 

O Senado Federal aprovou nesta quinta-feira (09) a prorrogação da folha de pagamento até 2023. O texto deve valer para as empresas dos 17 setores da economia brasileira, e agora segue para a sanção do presidente. 

O texto permite que as empresas substituam a contribuição previdenciária sob os salários de empregados, que é de 20%, por uma alíquota sobre as receitas brutas. Neste caso, a taxa varia de 1% a 4,5%. 

Em uma transmissão nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro disse que caso o texto não passasse, o Brasil apresentaria um “crescimento do desemprego”. No Senado, o presidente da Casa elogiou a aprovação da proposta. 

“Um projeto muito importante para o país, que se refere à forma de tributação de 17 setores, cuja alta empregabilidade recomenda esse tratamento. Portanto, uma prorrogação muito desejada para a manutenção de atividades econômicas absolutamente fundamentais para a geração de emprego”, disse o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), ao G1. 

BOLSONARO VOLTA A AFIRMAR QUE O PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS DEVE CAIR NAS PRÓXIMAS SEMANAS 

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira (09) que os preços dos combustíveis nas refinarias da Petrobras devem cair “mais de uma vez” nas próximas semanas. 

Ele, porém, enfatizou não possuir informações privilegiadas da estatal acerca de possíveis reajustes. As declarações estão em sintonia com a variação do petróleo tipo brent no mercado internacional. 

“A CVM entrou em polvorosa quando falei que brevemente vai cair o preço dos combustíveis”, disse ele, em resposta ao processo administrativo aberto pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) contra a Petrobras. 

Os preços dos combustíveis nas refinarias oscilam de acordo com o mercado internacional, incluindo os valores do Dólar ante o Real. Embora a maré aponte para possíveis reduções nos custos nas próximas semanas, a Petrobras não adianta qualquer tipo de decisão acerca do assunto. 

Foto: Agência Brasil / Reprodução

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
AÇÕESDestaques do dia

Digerindo a decisão de política monetária do Reino Unido, as bolsas amanhecem mistas nesta quinta (11)

1 Minutos de leitura
Na agenda do dia, dados do mercado trabalhista são destaque ainda na parte da manhã.  Nas bolsas, resultados mistos marcam a primeira…
AÇÕESDestaques do dia

Bolsas caem na manhã de quarta (10) no aguardo pela inflação dos EUA

2 Minutos de leitura
Na agenda brasileira, destaque para o setor industrial. No mercado internacional, a inflação dos EUA rouba as atenções.  Nos mercados, quedas marcam…