Destaques do dia

Reforma tributária será lida na CCJ na quarta, PLs que reduzem os preços dos combustíveis serão votadas no mesmo dia

2 Minutos de leitura

A reforma tributária é lida na CCJ do Senado após meses de incertezas. Segundo Pacheco, o plano é levar a proposta ao plenário no mesmo dia. 

Enquanto isso, os dois Projetos de Lei (PL) que tratam da redução dos preços dos combustíveis são votados no Senado na quarta (23). 

Confira os destaques desta segunda-feira (21). 

REFORMA TRIBUTÁRIA É LIDA DA CCJ NA QUARTA 

A PEC 110/2019 será lida na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal na quarta-feira (23). A proposta cria o Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que deve ser dual. Um é federal e junta o PIS e Cofins, criando a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). Outro é subnacional, juntando o ICMS e ISS para a criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). 

Para o relator da proposta, o senador Roberto Rocha (PSDB-MA), um dos principais desafios da PEC é a de modernizar os tributos para um mundo cada vez mais focado no digital. 

“No novo momento que o mundo vive, que é o mundo digital, temos, num processo acelerado, vários produtos e serviços sendo desmaterializados”, disse ele em uma coletiva de imprensa na quinta-feira (17). “O desafio é como tributar isso, ou seja, temos um mundo digital e o sistema tributário analógico”. 

O plano do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), é colocar a proposta no plenário assim que ela for aprovada no Senado. Entre os senadores da Casa, porém, cresce o sentimento de que ela pode não ser aprovada. 


Saiba mais

Vai declarar o Imposto de Renda? Confira esse passo a passo


PLS QUE REDUZEM OS PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS TAMBÉM SÃO VOTADAS NA QUARTA 

Segundo o senador Jean Paul Prates (PT-RN), relator do PL 1.472/2021 e do PLP 11/2020, ambos os Projetos de Lei (PL) devem ser votados na quarta-feira (23) no Senado Federal. 

Enquanto o primeiro PL cria um fundo de estabilização dos preços, o outro altera o cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). 

A primeira proposta ainda sofre uma certa resistência de membros da Casa pois cria um tributo extra, o imposto sobre exportação de petróleo bruto. 

“A expectativa é de que o conjunto das medidas a ser aprovado pelo Senado e, posteriormente, pela Câmara dos Deputados seja capaz de reduzir em até R$ 0,50 o valor do litro da gasolina na porta das refinarias”, disse o relator. 

Foto: Agência Senado / Reprodução

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
AÇÕESDestaques do dia

Digerindo a decisão de política monetária do Reino Unido, as bolsas amanhecem mistas nesta quinta (11)

1 Minutos de leitura
Na agenda do dia, dados do mercado trabalhista são destaque ainda na parte da manhã.  Nas bolsas, resultados mistos marcam a primeira…
AÇÕESDestaques do dia

Bolsas caem na manhã de quarta (10) no aguardo pela inflação dos EUA

2 Minutos de leitura
Na agenda brasileira, destaque para o setor industrial. No mercado internacional, a inflação dos EUA rouba as atenções.  Nos mercados, quedas marcam…