Destaques do dia

Reunião do Sindifisco com Guedes não tem acordo e protestos devem intensificar, Centrão terá mais poder sobre o Orçamento

2 Minutos de leitura

O presidente do Sindifisco classificou a reunião com o ministro da Economia como “frustrante” e garantiu que os protestos de auditores da Receita Federal devem se intensificar. 

No governo federal, um decreto deve dar ainda mais poder ao Centrão na tomada de decisões acerca do Orçamento. 

Confira os destaques desta sexta-feira (14). 

PRESIDENTE DO SINDIFISCO DIZ QUE REUNIÃO COM GUEDES FOI “FRUSTRANTE” 

De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita (Sindifisco), Isac Falcão, a reunião da categoria com o ministro da Economia, Paulo Guedes, foi “frustrante”. 

“A gente esperava que fosse apresentada hoje a solução, o decreto em vias de ser editado. (…) O ministro se manifestou no sentido de entender o pleito, e de achar justo. Mas disse que não pode dar um prazo para a implementação, e entende que esse não é o momento da solução dessas questões”, disse Falcão. 

O Sindifisco se reuniu com o ministro da Economia para tentar resolver os impasses gerados por uma promessa não cumprida do governo federal. Auditores da Receita Federal pedem por reajustes salariais e bônus para a categoria, promessas de campanha de Jair Bolsonaro. 

A situação se agravou quando o Orçamento de 2022 foi aprovado contendo reajustes apenas para a categoria da Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Auditores da Receita estão em greve e entregando cargos desde dezembro do ano passado. 

Para Isac Falcão, os protestos devem se intensificar. 

“Infelizmente, é da alçada do próprio presidente da República, que importa editar um decreto, importa fazer gestões junto ao Congresso Nacional para a modificação de um Orçamento. Então realmente não há perspectiva de solução no curto prazo, mas de acirramento do movimento de auditores fiscais da Receita Federal”, disse ele. 

Além da Receita Federal, servidores do Banco Central (BC) também anunciaram uma paralisação e debandada de cargos. Na próxima terça-feira (18), está marcada para acontecer uma paralisação nacional dos servidores federais. 


Saiba mais

Agro é tech, agro é pop, agro é muito


BOLSONARO DÁ MAIS PODER DE CONTROLE DO ORÇAMENTO AO CENTRÃO 

O presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (13) que delega mais poderes ao Centrão sobre tomadas de decisões acerca do Orçamento. 

O decreto ressalta o papel da Junta de Execução Orçamentária (JEO) nas decisões, ampliando o poder da Casa Civil, de Ciro Nogueira. 

Imagem: Agência Brasil / Reprodução

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
AÇÕESDestaques do dia

Digerindo a decisão de política monetária do Reino Unido, as bolsas amanhecem mistas nesta quinta (11)

1 Minutos de leitura
Na agenda do dia, dados do mercado trabalhista são destaque ainda na parte da manhã.  Nas bolsas, resultados mistos marcam a primeira…
AÇÕESDestaques do dia

Bolsas caem na manhã de quarta (10) no aguardo pela inflação dos EUA

2 Minutos de leitura
Na agenda brasileira, destaque para o setor industrial. No mercado internacional, a inflação dos EUA rouba as atenções.  Nos mercados, quedas marcam…