Curiosidades

Você é melhor do que ontem? Marketing Pessoal: o guia completo [parte 2]

2 Minutos de leitura

Quem é você e o que te faz bom no que você faz? Com essa pergunta, encerramos a parte 1 do nosso guia completo de Marketing Pessoal.

Por vezes me paro pensando em como responder esta pergunta. Afinal, todos os dias somos pessoas diferentes. Com crenças, pensamentos e vivências novas.

E a resposta dessa pergunta nunca deve ser a mesma.

Todos os dias aprendemos coisas novas (ou deveríamos), passamos por novas experiências, conhecemos novas pessoas. E tudo isso nos faz mudar. Nem pra melhor, nem pra pior. Apenas mudar. Seja no trabalho, na vida pessoal, na posição política, na crença, enfim. Somos seres de mudança.

É como o Paradoxo do Navio de Teseu. Caso você não conheça esse paradoxo (que pra mim é um dos melhores), vou te resumir brevemente: Teseu levou os atenienses através de um navio até o Minotauro, que ficou conhecido como Navio de Teseu e decidiram que este viraria um monumento.

Pensando nisso, decidiram que ele seria mantido em boas condições sempre, não deixando se deteriorar. Por isso, a cada um ano, eram trocadas todas as peças do navio, para restaurá-lo.

Um dia, um viajante pediu para conhecer o verdadeiro Navio de Teseu, e surgiu o questionamento: qual é o verdadeiro Navio de Teseu? Aquele que está reformado, com todas as peças novas, ou aquele que está com as peças antigas, que originalmente levou os atenienses até o Minotauro.

E assim, Plutarco formulou o brilhante paradoxo do Navio de Teseu. Caso queira entender mais sobre o assunto, recomendo este vídeo.

Agora pense comigo: todos os dias sua pele se renova. Suas células morrem e novas nascem. Seus pensamentos mudam e suas crenças também. Quem é você de verdade?

Por isso, afirmei acima. A resposta da pergunta nunca deve ser a mesma. Pois nós nunca somos os mesmos. E é muito importante pensarmos desta maneira, para nunca deixarmos de buscar evoluir e sermos melhores do que éramos antes.

No mundo em que vivemos, a competitividade é muito valorizada. Sempre estamos nos comparando com os outros, sempre estamos sendo comparados com os outros. O vizinho, o concorrente, o colega, o irmão. Sempre. E isso pode ter consequências ruins para a nossa evolução.

Por isso, sempre devemos nos comparar com nós mesmos. Hoje você foi melhor que ontem? Há um ano atrás, você era melhor ou pior do que hoje? Você ainda é o mesmo barco ou já mudou suas peças e navegou por novos mares.

Mas o que isso tem a ver com Marketing Pessoal? E eu respondo: TUDO! A única maneira de fazer falar sobre algo é conhecendo este algo. E este algo é você! A sua personalidade, as suas características, o seu jeito de agir.

Quando você vai falar sobre sua empresa, você conhece ela e sabe os pontos fortes e fracos. Sabe sobre quais pontos falar para criar atratividade. O mesmo vale para nós. Quando vamos nos promover através do Marketing Pessoal.

E é com esta pergunta que encerramos a nossa segunda parte do guia completo de Marketing Pessoal: o que você faz hoje para ser melhor do que ontem?

Nos vemos na semana que vem. Um abraço, Nathan Abritta.

Nathan Abritta

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
CuriosidadesEducação Financeira

Aluguel de ações: entenda como funciona o empréstimo de ativos

4 Minutos de leitura
Para ter sucesso no mundo da renda variável, é importante que o investidor esteja sempre atento aos movimentos do mercado e as…
Curiosidades

FGC: quais investimentos são protegidos?

2 Minutos de leitura
Fundado em 1995, o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) é uma das instituições mais importantes do mercado financeiro brasileiro. A entidade é…