Internacional

Biden promete caçar responsáveis por atentado em Cabul; Estudantes são libertados após três meses de cativeiro na Nigéria; mercado internacional e mais

4 Minutos de leitura

BIDEN PROMETE CAÇAR RESPONSÁVEIS POR ATENTADO EM CABUL

O presidente norte-americano, Joe Biden, se posicionou na noite de ontem (26) sobre o atentado terrorista nos arredores do aeroporto de Cabul no Afeganistão. Biden prometeu caçar os responsáveis pelas explosões e se comprometeu a conceder toda a força que as forças armadas necessitarem para as operações.

“Não vamos perdoar. Não vamos esquecer. Vamos caçá-los e fazê-los pagarem”, declarou o presidente norte-americano.

Biden revelou que pediu aos comandantes militares estadunidenses que os mesmos coordenem operações para atacar o Estado Islâmico e suas lideranças. Na tarde de ontem, o grupo extremista reivindicou a autoria dos ataques, executados pelo Estado Islâmico Khorasan – braço do EI no Afeganistão e Paquistão, também conhecido como Isis-K.

“Também ordenei aos meus comandantes que desenvolvessem planos operacionais para atacar os principais ativos, liderança e instalações do EI”, apontou o presidente norte-americano. “Responderemos com força e precisão no nosso tempo, no lugar que escolhermos, no momento de nossa escolha”.

O Isis-K é considerado inimigo do Talibã na região, o grupo foi extremamente crítico do acordo de paz firmado com os Estados Unidos para a retirada das tropas americanas do país, dando fim à Guerra do Afeganistão.

Os ataques foram causados a partir de duas explosões nos arredores do Aeroporto Internacional Hamid Karzai. A primeira foi causada pela detonação de um homem-bomba em um dos portões de acesso do aeroporto, sucedida por uma breve troca de tiros no local. Logo depois, um segundo explosivo foi detonado em frente ao Hotel Baron, localizado no entorno do local.

As primeiras informações, repassadas pelo Ministério de Relações Exteriores da Rússia, davam conta de ao menos 13 vítimas no local. Hoje (27), a contagem de vítimas já chega a 95, o número de feridos é de pelo menos 150 pessoas. A maioria das vítimas é de afegãos que tentavam sair do país a partir do aeroporto de Cabul, também morreram 13 soldados estadunidenses que trabalhavam na retirada de pessoas do Afeganistão.

O prazo final para retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão é a próxima terça-feira (31). Biden já admitiu a possibilidade de permanência de soldados americanos no país após a data, mas o Talibã pressiona os Estados Unidos para que o prazo estabelecido pelo governo estadunidense seja cumprido. As possíveis consequências de uma possível extensão da estadia dos EUA no Afeganistão ainda não estão claras.

Confira na íntegra o discurso do presidente norte-americano Joe Biden no vídeo abaixo (com áudio e legendas em inglês):

ESTUDANTES SÃO LIBERTADOS APÓS TRÊS MESES DE CATIVEIRO NA NIGÉRIA

Nesta quinta-feira, mais de 100 estudantes nigerianos sequestrados durante um ataque a um seminário em Tegina, no estado de Níger, foram finalmente libertados. A informação foi divulgada ontem pelo diretor da escola.

“Todos os alunos foram libertados. Estamos levando-os para casa”, disse Abubakar Alhassan em entrevista à AFP.

No dia 30 de maio, homens armados invadiram um seminário na cidade de Tegina e sequestraram 136 jovens 15 estudantes conseguiram escapar do cativeiro no mês de junho, enquanto informações preliminares apontam que 6 jovens morreram durante o tempo em cativeiro. Por esse motivo, Abubakar Alhassan não conseguiu confirmar o número de jovens libertados ontem pelos criminosos.

As regiões noroeste e central da Nigéria enfrentam uma forte onda de violência. Desde dezembro do ano passado, cerca de mil estudantes já foram sequestrados, com o objetivo de lucrar a partir da cobrança de resgates. A maioria dos jovens já foi libertada, mas muitos ainda seguem em cativeiro à espera de resgate.

Familiares e funcionários da escola dos alunos libertados fizeram uma “vaquinha”, arrecadando fundos para bancar o resgate dos jovens. O capital arrecadado, no entanto, foi considerado insuficiente pelos criminosos, que mantiveram os reféns em cativeiro. Alhassan afirma que conseguiram convencer os criminosos a liberarem os jovens após a arrecadação de mais dinheiro e também da compra de motocicletas para o grupo.


Saiba mais

Geração de energia elétrica será insuficiente a partir de outubro e risco de apagões se acentua


BIDEN SE REÚNE COM PREMIÊ ISRAELENSE PELA PRIMEIRA VEZ

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, se reuniram em Washington pela primeira vez nesta sexta-feira (27). O encontro estava previsto paran acontecer ontem, mas foi adiado em razão do atentado terrorista ao Aeroporto Internacional Hamid Karzai, no Afeganistão.

A reunião entre os dois políticos tem como objetivo estreitar as relações entre Israel e os Estados Unidos. O antecessor de Bennett, Benjamin Netanyahu, era aliado político do ex-presidente americano Donald Trump e tinha uma relação turbulenta com o Partido Democrata dos EUA.

O encontro ficou em segundo plano nesta sexta, com o governo norte-americano direcionando seus esforços para lidar com o atentado em Cabul. Segundo Biden, o principal assunto da reunião foi o Irã e a preocupação com o programa nuclear do país.

“Colocamos a diplomacia em primeiro lugar e estamos vendo aonde ela vai nos levar. Caso a diplomacia falhe, estamos prontos para avaliar outras opções”, apontou. O presidente dos EUA ainda afirmou que irá encorajar Israel a se aproximar de países muçulmanos.

Ainda esteve na pauta de Biden e Bennett os programas de imunização contra Covid-19 dos dois países. Israel já aplica a terceira dose de imunizantes contra a doença como reforço, enquanto os EUA deve começar a aplicar o reforço vacinal na segunda metade de setembro.

BOLSAS E CÂMBIO

Confira os números do mercado europeu:

  • STOXX 600 (STOXX): +0,41% (472,28)
  • DAX (GDAXI): +0,37% (15.851,75)
  • FTSE 100 (FTSE): +0,32% (7.148,01)
  • CAC 40 (FCHI): +0,24% (6.681,92)
  • FTSE MIB (FTMIB): +0,56% (26.006,63)

Confira os números do mercado asiático:

  • Hang Seng (HK50): -0,03% (25.407,89)
  • KOSPI (KS11): +0,17% (3.133,90)
  • Shanghai Composto (SSEC): +0,59% (3.522,16)
  • Nikkei 225 (N225): -0,36% (27.641,14)
  • Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300): +0,53% (4.827,04) 

Confira os números do mercado norte-americano:

  • Dow Jones (DJI): +0,69% (35.455)
  • S&P 500 (SPX): +0,88% (4.509)
  • Nasdaq Composto (IXIC): +1,23% (15.129)

Confira a cotação das principais moedas estrangeiras:

  • Dólar: -1,20% (R$ 5,19)
  • Euro: -0,84% (R$ 6,12)

Imagem em destaque: G1 / divulgação

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…