Após semanas marcadas pelo caos fiscal, o Reino Unido terá um novo premier confirmado nesta segunda-feira (24). O novo primeiro-ministro será Rish Sunak, ex-ministro das Finanças.
O novo ministro é de origem indiana e possui 42 anos. Seu novo cargo foi confirmado após a desistência de Penny Mordaunt e Boris Johnson.
O movimento acontece após a renúncia de Liz Truss depois de 40 dias de mandato e a apresentação de um plano econômico considerado como “desastroso” para a economia britânica.
A proposta havia sido apresentada pelo então ministro das Finanças Kwasi Kwarteng. A previsão era de um corte de £ 32 bilhões por ano para aumentar os empréstimos e reduzir os impostos dos mais riscos, revisando a cobrança de dividendos e reduzindo a alíquota máxima de cobrança do Imposto de Renda de 20% para 19%. Tudo isso como uma tentativa de recuperar um crescimento econômico do Reino Unido.
Saiba mais
Japão registra a maior inflação em 8 anos e o Iene tem baixa recorde
O problema é que a inflação britânica já soma 10,1% de acordo com dados de setembro. A recepção do mercado ao plano foi muito negativa, ao ponto de derrubar a Libra para o seu menor valor ante o Dólar em décadas.
Liz Truss chegou a confirmar um novo ministro das Finanças, Jeremy Hunt, que voltou atrás no ambicioso plano econômico, mas não foi o suficiente para salvar a imagem da primeira-ministra.
Além de passar por um caos fiscal nessas últimas semanas, o povo britânico também enfrenta as piores pressões inflacionárias dos últimos 40 anos, que impulsionam os custos de vida da população.
Quer começar a investir com o auxílio de um assessor de investimentos?
Clique no link, conheça a Messem Investimentos e inicie a sua jornada no mundo dos investimentos.