Internacional

Inflação da China avança 2,1% anualmente em janeiro, abaixo do esperado 

1 Minutos de leitura

De acordo com dados da National Bureau of Statistics da China divulgados nesta sexta-feira (10), o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do país avançou 2,1% em janeiro na base anual, um pouco abaixo das projeções de 2,2%. 

Na taxa mensal, porém, o avanço foi de 0,8%, 0,1 p.p. acima das expectativas. É a taxa mensal mais alta desde fevereiro de 2021, quando a inflação avançou 1% mensalmente. 

O impulso no IPC chinês, que havia registrado crescimento nulo em dezembro, é parcialmente explicado pelo Ano Novo Chinês, período de grande consumo no país. Este, por sua vez, teve sua atividade impulsionada pelo fim das restrições da Covid Zero. 

Alimentos subiram 2,8%, apesar da queda de mais de 10% da carne suína. Passagens aéreas e ingressos do ramo do entretenimento também apresentaram avanços no mês. 

Na comparação anual, os custos alimentícios tiveram alta de 6,2% (ante 4,8% do mês anterior). A carne suína avançou 11,8% na taxa anual. 

O Índice de Preços ao Produtor (IPP), conhecido como o indicador de porta de fábrica, caiu 0,8% no mês de janeiro, sendo que as projeções apontavam para uma retração de 0,5%. 


Saiba mais

Reabertura econômica na China: o que vai acontecer com a inflação?


Mundo de olho na reabertura 

Após mais de 2 anos sob intensas políticas restritivas, o mundo está de olho na reabertura econômica do dragão vermelho e nas possíveis implicações na economia mundial. 

É esperado que a retomada da demanda chinesa impulsione o crescimento do PIB global. Países exportadores de commodities como o Brasil, que já possui a China como a principal parceira comercial, podem se beneficiar. 

Por outro lado, autoridades monetárias como o Banco Central Europeu (BCE) também alertam para possíveis ciclos inflacionários durante o ano provocados pela alta demanda energética chinesa. 


Quer começar a investir com o auxílio de um assessor de investimentos? 

Clique no link, conheça a Messem Investimentos e inicie a sua jornada no mundo dos investimentos.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…