Destaque

IPP: Inflação da indústria tem maior queda da série histórica em agosto

1 Minutos de leitura

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) caiu 3,11% no mês de agosto ante julho. A queda nos preços da indústria, segundo divulgado na manhã desta quarta (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi a maior já registrada desde o início da série histórica em 2014. 

Período Taxa (%) 
Agosto/22 -3,11 
Julho/22 1,13 
Agosto/21 1,89 
Acumulado no ano 7,91 
Acumulado em 12 meses 12,16 

Com os números de agosto, o IPP chegou a uma alta acumulada de 7,91% até aqui em 2022 e de 12,16% nos últimos 12 meses. A deflação nos preços da indústria também foi uma forte desaceleração ante os dados registrados em julho deste ano e no mesmo período do ano passado. 

A maior deflação em agosto aconteceu nas indústrias extrativas, que registraram queda de 14,18% em agosto de 2022. As indústrias de transformação também registraram queda nos preços em agosto, mas em menor escala: os preços nas mesmas caíram 2,46%. 

O setor que mais influenciou no resultado geral do IPP foi o de refino de petróleo e biocombustíveis (-6,99%), responsável por –0,95 ponto percentual de influência na variação de -3,11% do índice no período. Na outra ponta, o setor de refino também é o que acumula maior alta até o momento em 2022, com um avanço de 26,49% nos preços até agosto. 

Bens de consumo duráveis (BCD) se movimentou na contramão dos demais setores abrangidos pela pesquisa do IPP. O setor registrou um avanço de 1,13% em agosto e contribuiu com 0,06 p.p. para o resultado geral do índice. 

Desde o início da pandemia de Covid-19, este é apenas o segundo mês com registro de deflação na pesquisa do IPP. Em dezembro de 2021, o índice recuou 0,08%. O resultado é atribuído, principalmente, à redução dos preços de commodities como o petróleo e o minério de ferro no mercado internacional e não sofre influência da recente redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), uma vez que os preços informados são livres de impostos.

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDestaqueEducação FinanceiraRenda Fixa

Quebrando a banca com a Previdência Privada

2 Minutos de leitura
Se existe alguma coisa que vai nos perseguir pelo resto das nossas vidas é o tal do imposto de renda. Apenas uma…
Destaque

Short Squeeze #84 – Fed e os juros nos Estados Unidos

1 Minutos de leitura
Neste episódio do Short Squeeze, Guilherme Guerreiro recebe Gustavo Bertotti, economista-chefe da Messem Investimentos. O especialista explica o contexto macroeconômico dos Estados…
Destaque

Ibovespa engata terceira alta da semana nesta quarta (11) 

2 Minutos de leitura
O pregão desta quarta-feira (12) deu sequência à boa fase do Ibovespa. Embalado, o índice de referência da Bolsa fechou a sessão…