Educação Financeira

Selic 一 O que é e quais seus impactos nos investimentos

4 Minutos de leitura

A Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira e é também um instrumento de política monetária, responsável basicamente por influenciar todas as demais taxas de juros dentro do âmbito brasileiro 一 desde as taxas cobradas em empréstimos, financiamentos e até a respeito dos retornos em aplicações financeiras.

Em linhas gerais, pode se dizer que a taxa básica de juros é o juro mínimo aplicado para que o dinheiro não perca da inflação em um dado período e, é a taxa usada nas operações de menor risco da economia. Risco esse que acaba sendo efetivamente assumido pelo governo, pois seus títulos servem de lastro para a operação. Dessa forma, ela acaba servindo de referência básica para todas as demais taxas de juros.

Nesse texto iremos abordar questões voltadas a parâmetros como:

  • Significado
  • Responsável
  • Funcionamento
  • Como é calculada?
  • Por que ela é importante?
  • Como ela impacta os seus investimentos?

O que ela significa?

SELIC é sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia, é basicamente um programa em que os títulos do Tesouro Nacional são comprados e vendidos diariamente por instituições financeiras. A Taxa Selic, portanto, está ligada aos juros dos títulos públicos que o governo oferece nesse programa.

Quem é o responsável?

Quando falamos sobre políticas econômicas, remetemos a quem são os responsáveis por dirigir a economia, no caso da Selic, o responsável é o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC). Esse Comitê se reúne a cada 45 dias para definir se a Taxa Selic deve ser mantida estável, aumentada ou cortada.

Como ela funciona?

Sabemos que a principal forma de pagamento de dívidas do governo é por meio da arrecadação de impostos, porém outra forma é feita por meio de empréstimos – como por meio dos títulos do Tesouro Nacional. Você deve estar se perguntando, mas como assim?

Bem, o governo utiliza a Selic para sinalizar ao mercado o quanto de juros irá pagar em suas dívidas. Ou seja, quem compra um título, ganha o direito de receber o valor de volta com um prêmio (juros), em uma determinada data.

Taxa Selic Over

Essa é a taxa de juros praticada quando uma instituição financeira empresta dinheiro para outra e usa, como uma forma de garantia, os títulos públicos adquiridos.

Taxa Selic Meta

Quando nos referimos a Taxa Selic Meta, essa é normalmente a que você está acostumado a ouvir, ou seja, a taxa básica da economia brasileira que serve como parâmetro para outras taxas praticadas no mercado. Importante ressaltar que o texto se refere a taxa Selic Meta, não a taxa Selic Over.

Como a Taxa Selic é calculada?

Como já dito anteriormente, a Taxa Selic é definida pelo Copom a cada 45 dias, por meio de uma reunião. Para a definição da taxa são levados em consideração inúmeros indicadores financeiros do país para chegar, então, no consenso se haverá um corte, um aumento ou permanecerá sem alterações.

“Ok, mas por que ocorrem essas mudanças?” você deve estar se perguntando. Essas mudanças ocorrem, porque a economia não é estável e, por isso, é necessário adequá-la ao cenário para que exista um equilíbrio econômico, fazendo com que o dinheiro continue circulando.

Por que essa Taxa é importante?

A Taxa Selic foi criada em um período conturbado da economia brasileira, naquela época enfrentava-se um cenário de hiperinflação. Logo, ela tem como objetivo ser ferramenta de controle da inflação, pelo fato de que: qualquer mudança que o Banco Central do Brasil fizer na taxa resultará em uma alta ou uma queda da inflação.

Além disso, é importante saber que a Selic é utilizada como ferramenta para estimular ou desacelerar a economia.Portanto, até hoje, a Selic serve como referência para a economia brasileira, uma importante ferramenta para controle da inflação no país, que poder ser entendida como um indicador da nossa situação econômica.

Como a Selic afeta seu dinheiro e seus investimentos?

Essa parte é importante, visto que a Selic impacta diretamente no nosso bolso, de forma positiva ou negativa. As variações afetam diretamente a remuneração de vários investimentos, basicamente os efeitos da mudança da Selic são sentidos de maneira bem ampla, desde os bancos, pessoas físicas até estrangeiros.

Quando a Taxa Selic DIMINUI:

O crédito fica mais acessível, já que bancos tendem a abaixar as taxas de juros, ou seja, por consequência, vai remunerar menos os credores. Nesse cenário, a inflação tende a subir.

Quando a Taxa Selic AUMENTA:

Os preços tendem a baixar ou ficar estáveis, como uma consequência do controle da inflação. Os juros de crédito e cheque especial ficam mais altos.

 Os investimentos

Como dito anteriormente, a Taxa Selic exerce uma forte influência nas demais taxas de remuneração de outros investimentos, portanto, qualquer mudança na Selic impacta a rentabilidade desses produtos financeiros, por exemplo:

  • ·         Títulos do Tesouro Direto (Tesouro Selic)
  • ·         Caderneta de Poupança
  • ·         Investimentos de Renda Fixa

 Tesouro Selic

Esse é simples de entender, o Tesouro Selic é um título público que tem rentabilidade indexada (atrelada) à taxa Selic, logo quando este diminui, a rentabilidade do título também diminui. O mesmo vale para a situação ao contrário, um aumento na Taxa Selic torna os títulos públicos mais vantajosos.

Poupança

A poupança também sofre os efeitos, isso porque o rendimento dela segue uma regra básica:

  • – Se a Taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano, a poupança rende 0,5% sobre o valor depositado + Taxa Referencial.
  • – Se a Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, a poupança rende 70% da Selic + Taxa Referencial.

OU SEJA: COM UMA SELIC ABAIXO DE 8,5% A RENTABILIDADE CAI – E MUITO!

Os Investimentos em Renda Fixa

As mudanças provocadas na Taxa Selic impactam o CDI, que é um índice de rentabilidade utilizado pelos investimentos de Renda Fixa. Isto é, se a Taxa Selic cai, o CDI também fica menos rentável.

CDBs, LCIs, LCAs LCs são os investimentos mais comuns que utilizam o CDI como indicador de rentabilidade. Portanto, esses investimentos terão suas remunerações afetadas com a variação da Taxa Selic. 

Gostou desse conteúdo? Nos dê o seu feedback, ele é importante! Nossa missão é dar às pessoas ferramentas para o controle da vida financeira. Ainda não conhece a GX investimentos? Saiba mais sobre nós clicando aqui ou agende uma conversa com um dos nossos assessores. 

smart.money

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…