Educação FinanceiraRenda Fixa

Selic em alta: entenda por que você deveria estar prestando atenção nos rendimentos do CDI em 2022

3 Minutos de leitura

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu pelo ajuste para cima a meta Selic, taxa básica de juros brasileira, para 10,75% ao ano na quarta-feira (02).  

Sem surpreender o mercado, os reajustes na Selic são uma resposta às pressões inflacionárias que marcaram o fim de 2021 no Brasil e devem continuar pressionando no início de 2022. 

De acordo com dados do IBGE, 2021 terminou com um IPCA de 10,06%, a maior taxa desde 2015. Segundo o Boletim Focus, divulgado semanalmente pelo BC, a inflação pode chegar a 5,38% em 2022. 

Em um cenário marcado por uma Selic alta e inflação mais baixa que a do ano passado, os investimentos em renda fixa, especialmente os atrelados à esse tipo de taxa, ficam mais atrativos para o investidor brasileiro. 

Um desses tipos de investimento são aqueles atrelados ao CDI, ou Certificado de Depósito Interbancário

Antes de entender porque você deveria estar prestando a atenção nesse tipo de investimento, vamos dissecar sobre o que são os CDI. 

De banco para banco 

De forma simplificada, o Certificado de Depósito Bancário (CDI) é um nome dado a um tipo de operação que acontece diariamente entre as instituições financeiras. 

Diariamente, os bancos precisam ter um certo valor em caixa, uma meta estabelecida pelo Banco Central (BC) para evitar que tenha mais circulação externa de dinheiro que o necessário. 

Como você deve imaginar, cada banco realiza milhões de operações financeiras diariamente, como saques e depósitos, e é natural que terminem o dia um pouco fora da meta estipulada pelo BC. 

Neste caso, essas instituições financeiras realizam empréstimos over (overnight), de curtíssimo prazo, de outras instituições que ficaram acima da meta definida pelo BC. Os bancos geralmente usam garantias de pagamento, e, neste caso, CDIs são utilizados, assim como títulos. 

Os empréstimos over realizados pelos bancos usam como referência a meta Selic, definida pelo Copom. As taxas, porém, não são exatamente as da Selic, e costumam circular um pouco abaixo.  

Como a Selic está em 10,75% hoje, os empréstimos over de CDI costumam ter uma taxa em torno de 10,65%. 


Saiba mais

Onde investir na Renda Fixa em 2022


Investir em CDI? 

CDI’s são certificados usados quase que exclusivamente por instituições bancárias. Eles são, porém, a referência mais utilizada em investimentos em renda fixa, justamente porque são uma espécie de “rendimento mínimo” em investimentos seguros. 

Abaixo, confira uma pequena lista de investimentos com rendimentos pós-fixados que usam os CDI’s como referência: 

  • Certificado de Depósito Bancário (CDB); 
  • Letra de Crédito Imobiliário (LCI); 
  • Letra de Crédito do Agronegócio (LCA); 
  • Letra de Câmbio (LC). 

Investimentos atrelados ao CDI costumam ser uma alternativa atrativa à caderneta da poupança, por exemplo, que hoje está rendendo 70% da Selic (à 8,5%) + Taxa Referencial (TR), que está zerada. 

Como comentamos no início do texto, a Selic está a 10,75% ao ano. Segundo projeções do Boletim Focus, pode chegar em 11,75% ao término do ano. 

Alguns CBD’s ofertados por bancos, por exemplo, podem ofertar fundos que rendem taxas de 100%, 110%, 130% e 140% da taxa CDI. É importante que você preste atenção, neste caso, nas aplicações mínimas, vencimento e tempo de resgate

Algumas aplicações, por exemplo, são resgatadas apenas no dia do vencimento, que pode ser acima de um ano. 

Caso um CBD oferte 110% do CDI, você renderá 10% a mais que o CDI. Caso o CDI for de 10%, por exemplo, seu rendimento bruto nesse investimento será de 11%. 

Não esqueça da inflação 

Como aprendemos, os rendimentos atrelados ao CDI são diretamente influenciados pela Selic, que varia de acordo com as prioridades do Banco Central (BC) quanto à tentativa de controle da inflação. 

Além dos rendimentos brutos de um investimento, é importante que você também preste atenção nos rendimentos reais da sua carteira. 

Portanto, considere não só as variações da Selic e a porcentagem do CDI que seu investimento oferta, mas também as variações da inflação brasileira, que impactam diretamente no valor do seu dinheiro. 

Acima de tudo, é muito importante que você estude sobre as oportunidades de investimento e que procure ajuda profissional de um assessor de investimentos, por exemplo, para saber administrar ainda melhor sua carteira. 

Investimentos atrelados ao CDI são apenas uma modalidade. Existem também os ativos de inflação, indexados ao IPCA + pré-fixada, por exemplo. A diversificação é sempre importante. 

Imagem: Shutterstock

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…