Artigos

As expectativas do mercado para 2023

2 Minutos de leitura

O ano de 2022 certamente superou as expectativas do mercado, e nem sempre para o lado positivo. 

O mercado energético certamente foi o grande protagonista do ano. Com o início da invasão da Rússia na Ucrânia, o mundo foi pego de surpresa em uma crise energética sem precedentes. No meio do caminho, problemas com políticas restritivas na China enviaram enormes sinais vermelhos para o mercado. 

Isso tudo acontecendo em uma economia global em recuperação após uma das piores pandemias da história. 

O sintoma disso foi um ano marcado pela altíssima inflação nas grandes economias, com o IPC batendo 9,1% na taxa anual de julho nos Estados Unidos, 11,6% na taxa anual de novembro da Zona do Euro e 12,13% em maio no Brasil. 

Para tentar controlar a alta dos preços, as economias optaram por ajustes nas taxas de juros, efetivamente desacelerando o crescimento econômico para reduzir as pressões.  

Em dezembro, tanto o Fed dos EUA quanto o BCE europeu e o Bank of England desaceleraram o ritmo das taxas, indicando que ela já começou a dar o efeito desejado na inflação. 

Mesmo assim, sinalizações do Jerome Powell indicam que a curva ainda subirá por mais tempo. 

O que esperar para 2023? 

De acordo com um relatório da J.P. Morgan, o Produto Interno Bruto (PIB) global está projetado para expandir 1,6% em 2023, metade do projetado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) para o crescimento de 2022. 

Estados Unidos, de acordo com a J.P. Morgan, crescerá 1% no ano que vem, enquanto o Euro expandirá 0,2% e China 4%. 

O grande receio é que o mercado global caia em recessão no ano que vem, sintoma dos ajustes nas taxas de juros para conter a inflação. Isso não deve ser o caso, porém, logo no início do ano. 

Mesmo assim, o mercado deve acompanhar de perto os desenvolvimentos da crise energética na Europa. Hoje, o abastecimento de gás natural está limitado e caro, e os diálogos com o governo russo seguem ruins. 

Abaixo, acompanhe a variação dos custos de gás natural desde dezembro de 2020. Os contratos, que chegaram a bater € 340 por megawatt-hora, hoje estão custando € 97. 

Quanto a inflação, que chegou a bater 10% em alguns países europeus e Brasil, o J.P. Morgan projeta uma desaceleração para 3,5% globalmente no início de 2023. 

Cenário interno 

No Brasil, a grande preocupação para o início de 2023 é a situação fiscal e as medidas aplicadas pelo novo governo, especialmente com a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Transição. 

Crises ficais costumam aflorar os ânimos do mercado financeiro, além de espantar investimento estrangeiro. Também pode afetar o câmbio, e, por consequência, o desempenho econômico. 

Seguindo a tendência global, o Produto Interno Bruto (PIB) também deve desacelerar consideravelmente. Segundo o Boletim Focus, relatório mensal do Banco Central (BC), expandirá 0,79% no ano que vem. Para este ano, as projeções estão em 3,05%. 

Para a inflação, o Focus projeta uma certa estabilidade, subindo 5,17% em 2023 após subir 5,76% projetados em 2022. 

A tendência é que 2023 seja marcado pela lenta queda da nossa taxa de juros, a Selic, que hoje está em 13,75% a.a. e está projetada para finalizar 2023 a 11,75% a.a. 

Com PIB fraco e uma taxa de juros alta, é importante que o país recupere o consumo da população, que hoje está baixo, e estimular mais investimentos. Uma tarefa difícil em um ano desafiador. 


Quer começar a investir com o auxílio de um assessor de investimentos? 

Clique no link, conheça a Messem Investimentos e inicie a sua jornada no mundo dos investimentos.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…