Na semana passada falamos um pouco sobre a mensuração de resultados e a importância de alterar estratégias quando necessário. Com isso essa semana mostrarei algumas empresas, que alteraram seu posicionamento estratégico aplicando o rebranding de suas marcas.
O rebranding é um conjunto de ações estratégicas que tem como objetivo reposicionar uma marca no mercado e na percepção dos consumidores. Ele acontece por diversas razões, mas as mais recorrentes são:
– A empresa passou a se aventurar em novos mercados, abriu uma linha de produtos e/ou serviços, passou a atuar internacionalmente;
– A marca sentiu a necessidade de se atualizar e conversar com consumidores de novas gerações;
– A empresa teve a imagem prejudicada ou aconteceu algum dano à marca;
Assim como o mundo, as empresas e as pessoas passam constantemente por mudanças, por isso o processo de rebranding é comum e muitas vezes necessário. Visto que, esse reposicionamento de marca trará ações mais certeiras num novo momento de mercado.
Ressalto que o rebranding de uma marca não é somente a alteração de sua identidade visual: logotipo, cores, símbolos etc, mas também o reposicionamento de sua linguagem, ações estratégicas, público-alvo e planejamento de marketing. Desde 2010 o maior nome do marketing, Philip Kotler, já citava a importância de as empresas serem mais horizonteis e terem uma conversa aberta com seus consumidores.
Para exemplificar, trarei 3 casos de rebranding feitos por diferentes motivos:
Para ampliação de mercado, o case da Twix:
Com a busca do mercado internacional a empresa, que antes se chamava Raider alterou seu nome para Twix. Através de estudos verificaram que este nome teria uma melhor aceitação pelo público estrangeiro.
Para melhor aderência de novos consumidores, o case da Fórmula 1:
Em 2017 a Fórmula 1 foi comprada pela Liberty Media e ali verificou-se que a marca vinha perdendo incontáveis fãs. Ela já não conversava mais com o mercado e os novos hábitos de consumo. Por isso, além de alterar a questão estética a marca passou a fazer ações que resgatavam a glória, que tinha no passado. Os fãs mudaram e com isso as estratégias de comunicação e marketing também precisavam mudar.
Para aproveitar o momento de aniversário da empresa, o case da Disneyland Paris:
Em 2022 a Disneyland Paris celebrará 30 anos e para aproveitar esse momento a Disney resolveu incorporar uma estética mais minimalista, mas que esteja conectada com memórias afetivas. O objetivo da marca foi dar um toque moderno, mas sem perder as características que foram construídas ao longo dos anos. Assim utilizando a silhueta do Michey para representar o número 30.
Na minha empresa pesquisamos, analisamos e planejamos para que o rebranding ocorra de maneira estratégica.
Na próxima semana, trarei as previsões para o marketing de influenciadores em 2022. Espero por você!