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Quando e por que fazer rebranding?

2 Minutos de leitura

Na semana passada falamos um pouco sobre a mensuração de resultados e a importância de alterar estratégias quando necessário. Com isso essa semana mostrarei algumas empresas, que alteraram seu posicionamento estratégico aplicando o rebranding de suas marcas.

O rebranding é um conjunto de ações estratégicas que tem como objetivo reposicionar uma marca no mercado e na percepção dos consumidores. Ele acontece por diversas razões, mas as mais recorrentes são:

– A empresa passou a se aventurar em novos mercados, abriu uma linha de produtos e/ou serviços, passou a atuar internacionalmente;

– A marca sentiu a necessidade de se atualizar e conversar com consumidores de novas gerações;

– A empresa teve a imagem prejudicada ou aconteceu algum dano à marca;

Assim como o mundo, as empresas e as pessoas passam constantemente por mudanças, por isso o processo de rebranding é comum e muitas vezes necessário. Visto que, esse reposicionamento de marca trará ações mais certeiras num novo momento de mercado.

Ressalto que o rebranding de uma marca não é somente a alteração de sua identidade visual: logotipo, cores, símbolos etc, mas também o reposicionamento de sua linguagem, ações estratégicas, público-alvo e planejamento de marketing. Desde 2010 o maior nome do marketing, Philip Kotler, já citava a importância de as empresas serem mais horizonteis e terem uma conversa aberta com seus consumidores.

Para exemplificar, trarei 3 casos de rebranding feitos por diferentes motivos:

Para ampliação de mercado, o case da Twix:

Com a busca do mercado internacional a empresa, que antes se chamava Raider alterou seu nome para Twix. Através de estudos verificaram que este nome teria uma melhor aceitação pelo público estrangeiro.

What's a Raider Bar? - BonBonVille

Para melhor aderência de novos consumidores, o case da Fórmula 1:

Em 2017 a Fórmula 1 foi comprada pela Liberty Media e ali verificou-se que a marca vinha perdendo incontáveis fãs. Ela já não conversava mais com o mercado e os novos hábitos de consumo. Por isso, além de alterar a questão estética a marca passou a fazer ações que resgatavam a glória, que tinha no passado. Os fãs mudaram e com isso as estratégias de comunicação e marketing também precisavam mudar.

Ficheiro:F1 logo.svg – Wikipédia, a enciclopédia livre
Antes
Novo logótipo da Fórmula 1 - Logotipo.pt
Depois

Para aproveitar o momento de aniversário da empresa, o case da Disneyland Paris:

Em 2022 a Disneyland Paris celebrará 30 anos e para aproveitar esse momento a Disney resolveu incorporar uma estética mais minimalista, mas que esteja conectada com memórias afetivas. O objetivo da marca foi dar um toque moderno, mas sem perder as características que foram construídas ao longo dos anos. Assim utilizando a silhueta do Michey para representar o número 30.

File:Disneyland Paris logo.svg - Wikipedia
Antes
Disneyland's magical 30th Anniversary logo has a brilliant hidden meaning |  Creative Bloq
Depois

Na minha empresa pesquisamos, analisamos e planejamos para que o rebranding ocorra de maneira estratégica.

Na próxima semana, trarei as previsões para o marketing de influenciadores em 2022. Espero por você!

Bruna Lovato

Bruna é Relações Públicas, possui pós graduação em Marketing Estratégico e é especialista em Estratégias de Marketing e Business English pela Ohio University, EUA. Atua na área de comunicação, branding e marketing há mais de 15 anos, já coordenou e gerenciou times além de ter sido a responsável pelos departamentos de comunicação e marketing. Possui vivência e experiência em comunicação estratégica e branding. Está a frente da sua empresa: Bruna Lovato Comunicação e Branding, que tem como principal objetivo estabelecer nas empresas uma comunicação estratégica que gere conexão e resultado.

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Sobre o autor
Bruna é Relações Públicas, possui pós graduação em Marketing Estratégico e é especialista em Estratégias de Marketing e Business English pela Ohio University, EUA. Atua na área de comunicação, branding e marketing há mais de 15 anos, já coordenou e gerenciou times além de ter sido a responsável pelos departamentos de comunicação e marketing. Possui vivência e experiência em comunicação estratégica e branding. Está a frente da sua empresa: Bruna Lovato Comunicação e Branding, que tem como principal objetivo estabelecer nas empresas uma comunicação estratégica que gere conexão e resultado.
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