Sabe quando estamos perdidos e colocamos no GPS para recalcular a rota? Então, quando estratégias são montadas e percebemos que elas não estão entregando os resultados que prevíamos, devemos recalcular a rota.
Por muito tempo a mensuração de resultados nas áreas de comunicação e marketing foram subjetivas, na realidade, em diversos aspectos ainda são. Porém, atualmente já temos à disposição ferramentas, que nos auxiliam na medição dos resultados.
Mudar a estratégia de maneira rápida e objetiva é um dos principais diferenciais quando feito por um profissional da área. Eu, pessoalmente, adoro montar estratégias e é um dos principais pilares da minha atuação com as empresas.
Para avaliarmos se uma estratégia é válida ou não, precisamos mensurar os resultados daquela ação. Lembrando que mensuração é o ato de medir, determinar o valor de certas grandezas. Cada profissional pode seguir uma linha para isso, o que eu levo em consideração:
– Por que a ação será feita dessa maneira?
– Quais os públicos impactados por ela?
– Qual será a ação? Neste tópico detalho exatamente cada nuance da estratégia.
– Como ela ocorrerá?
– Quando?
– Entres outros questionamentos específicos para cada ação.
As ações de marketing e comunicação precisam ter resultado, por exemplo, quando pensamos numa campanha ela deve ter um alvo específico (o target). Por isso que para mim tudo se trata em torno das PESSOAS, se eu não conheço profundamente o meu alvo e o que eu pretendo agir com uma campanha, por exemplo, as chances de não obter êxito com ela são grandes.
Uma forma de mensurar os resultados é o ROI (Return over Investment/ Retorno sobre Investimento), que basicamente calcula o tempo e dinheiro investidos naquela ação, avaliando assim se ela tem resultado positivo ou não.
Como nessa área lidamos com pessoas e seus comportamentos é importante irmos avaliando o desempenho conforme a ação esteja acontecendo. Dessa maneira, você pode ir fazendo testes e captando a percepção dos consumidores. Por exemplo, numa ação das redes sociais se você perceber que a segmentação não está correta você consegue alterá-la enquanto ela está no ar. Não tenha medo de mudar, ajustar o que for necessário e isso serve para qualquer área não é mesmo?!
Faça pesquisas, perceba o comportamento do público-alvo, calcule o ROI e avalie, de maneira imparcial, se você conseguiu atingir as metas estabelecidas. Precisa de ajuda para montar ou reavaliar a estratégia de comunicação, branding ou marketing da sua empresa? Conte comigo!
Na próxima semana, vou abordar alguns cases de rebranding de marcas, que chegaram à conclusão que precisavam alterar o seu posicionamento estratégico. Te espero!