CuriosidadesNotícias

Nobel de Economia vai para dupla dos EUA

1 Minutos de leitura

Os norte-americanos Paul Milgrom e Robert Wilson receberam nesta segunda-feira o Prêmio Nobel de Economia. A dupla é especialista em leilões e recebeu a honraria em razão de suas contribuições para o avanço da teoria dos leilões.

Para o júri da Academia de Ciências da Suécia, Milgrom e Wilson foram responsáveis diretos pelo aprimoramento da teoria dos leilões, criando novos formatos que beneficiem compradores e vendedores ao redor do mundo. Os economistas premiados são professores da universidade de Stanford, na Califórnia, e são reconhecidos internacionalmente por serem responsáveis pelo conceito de venda de licenças de frequência de telecomunicações nos EUA.

Em seus estudos, Paul Milgrom comprovou que compradores são mais propícios a lances maiores quando tem conhecimento prévio dos valores pretendidos por seus concorrentes, o que gera uma maior confiança no momento de fazer a oferta. Já Wilson mostrou que os compradores mais racionais tem mais resistência a fazer ofertas de maior valor em leilões.

O Prêmio Nobel de Economia é a honraria mais importante para a pesquisa na área econômica e está em sua 52ª edição, ele é concedido desde 1969 e já foi atribuído a mais de 80 pessoas neste período. Em 2019, o prêmio foi concedido a um trio de pesquisadores especializados no combate a pobreza, composto pelos norte-americanos Abhijit Banerjee e Michael Kremer e pela franco-americana Esther Duflo.

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…