Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura

O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta de 0,3%. Este avanço ocorreu após uma queda de 1,5% em abril, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em comparação com maio de 2022, o setor de serviços registrou um crescimento de 4,7%, marcando a 27ª alta consecutiva. Com o avanço registrado em maio, o setor de serviços opera 11,5% acima do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 2,0% abaixo do pico da série histórica (dezembro de 2022). Nos primeiros cinco meses do ano, o volume de serviços teve uma expansão de 4,8% em comparação com o mesmo período de 2022. Nos últimos doze meses, a alta foi de 6,4%. 

O crescimento em maio foi impulsionado por quatro atividades monitoradas pelo IBGE. O setor de transportes, que cresceu 2,2% (recuperando uma parte da queda de 4,3% em abril). Outros setores que tiveram avanços foram os serviços prestados às famílias, medida diretamente ligada ao consumo (+1,1%), outros serviços (+0,6%) e informação e comunicação (+0,2%). Em relação às quedas, a única categoria que se encaixa é serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,0%).

Na comparação regional, houve expansão no volume de serviços em 24 unidades da Federação. Mato Grosso (22,5%), Rio de Janeiro (3,4%), Minas Gerais (2,6%), Rio Grande do Sul (2,0%) e Goiás (5,0%) exerceram as maiores influências sobre o resultado geral. O resultado do Mato Grosso,que se destaca frente a outras atividades, está diretamente ligado ao agronegócio.

Esses resultados positivos do setor de serviços, aliados à queda nas projeções de inflação e à expectativa de redução da taxa Selic, trazem um cenário otimista para a economia brasileira nos próximos meses.

Clique aqui e confira a publicação do IBGE na íntegra.


Quer começar a investir com o auxílio de um assessor de investimentos?

Clique no link, conheça a Messem Investimentos e inicie a sua jornada no mundo dos investimentos.

smart.money

Postagens relacionadas
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…