Curiosidades

Qual é a origem da Black Friday?

2 Minutos de leitura

Você muito provavelmente está aguardando ansiosamente pela Black Friday, o dia favorito dos consumidores, varejistas e redes de supermercado. 

O dia é marcado por queimas de estoque, descontos exorbitantes e muita dor na certeira. Neste ano, a Black Friday acontece no dia 26 de novembro, mas diversas promoções da chamada “pré-Black Friday” já são divulgadas com uma semana de antecedência. 

Enquanto você procura por boas ofertas e tenta fugir de falsos descontos, você já se perguntou de onde veio o termo ‘Black Friday’? 

Origem na crise 

Embora o termo seja utilizado hoje em dia puramente como motivo comercial, a origem do dia tão amado pelos lojistas vai em uma direção um pouco oposta. A história conta que Black Friday foi um termo inventado para nominar os eventos do dia 24 de setembro de 1869. 

Nessa época, os especuladores Jay Gould e James Fisk tentaram adquirir quantidades exorbitantes de ouro na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE). O plano era esperar pela altíssima valorização do minério para lucrar na venda. 

Naquela fática sexta-feira, quando o governo finalmente interviu nas operações dos especuladores, os preços do ouro despencaram, fazendo com que vários investidores perdessem grandes quantidades de dinheiro. 

O termo ‘Black Friday’, portanto, foi primeiramente utilizado para nomear eventos negativos no mundo de investimentos. 


Saiba mais

Setor do varejo deve ser o grande campeão de vendas na Black Friday deste ano


Thanksgiving 

Foi apenas na década de 80 que a Black Friday começou a ficar conhecida por ser um “feriado” puramente comercial, e a data tem tudo a ver com outra grande data nos Estados Unidos: o Thanksgiving. 

O Dia de Ação de Graças acontece tradicionalmente na quarta quinta-feira do mês de novembro. Em clima de feriado, a sexta-feira que procede o Thanksgiving ficou conhecida como um dia importantíssimo para os lojistas, principalmente considerando o grande fluxo de pessoas entrando e saindo das cidades. 

Entre a força polícia da Filadélfia, esse dia, que é marcado também por trânsitos intermináveis, ficou conhecido como Black Friday. O termo tinha uma conotação negativa pois também representava uma sexta-feira de trabalhos estendidos e altas demandas, e lojistas rapidamente tentaram repaginá-lo para ‘Big Friday’. 

Sem sucesso, a Black Friday ficou nacionalmente conhecida na década de 90 como um dia onde lojistas registram grandes lucros de vendas. 

Mesmo assim, o nome só ficou mundialmente conhecido a partir dos anos 2000. O feriado de Thanksving segue sendo importante para a tradição norte-americana, mas no caso do Brasil, por exemplo, não possui relevância. 

Black Friday de 2020 bateu recorde no Brasil 

Embora a pandemia de COVID-19 tenha paralisado serviços e prejudicado a economia mundial, a Black Friday de 2020 foi recorde para o Brasil. 

Segundo estimativas da Neotrust/Compre&Confie, a sexta-feira de grandes promoções gerou lucros de R$ 5,1 bilhões em vendas. Comparado com 2019, é uma alta surpreendente de 31%. 

Uma das razões para o recorde está justamente na paralisação provocada pela pandemia. Como uma grande parte das pessoas seguiram em isolamento social durante uma boa parte do ano, o comércio de varejo com vendas virtuais foi o grande beneficiado. 

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
CuriosidadesEducação Financeira

Aluguel de ações: entenda como funciona o empréstimo de ativos

4 Minutos de leitura
Para ter sucesso no mundo da renda variável, é importante que o investidor esteja sempre atento aos movimentos do mercado e as…
Curiosidades

FGC: quais investimentos são protegidos?

2 Minutos de leitura
Fundado em 1995, o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) é uma das instituições mais importantes do mercado financeiro brasileiro. A entidade é…