Você muito provavelmente está aguardando ansiosamente pela Black Friday, o dia favorito dos consumidores, varejistas e redes de supermercado.
O dia é marcado por queimas de estoque, descontos exorbitantes e muita dor na certeira. Neste ano, a Black Friday acontece no dia 26 de novembro, mas diversas promoções da chamada “pré-Black Friday” já são divulgadas com uma semana de antecedência.
Enquanto você procura por boas ofertas e tenta fugir de falsos descontos, você já se perguntou de onde veio o termo ‘Black Friday’?
Origem na crise
Embora o termo seja utilizado hoje em dia puramente como motivo comercial, a origem do dia tão amado pelos lojistas vai em uma direção um pouco oposta. A história conta que Black Friday foi um termo inventado para nominar os eventos do dia 24 de setembro de 1869.
Nessa época, os especuladores Jay Gould e James Fisk tentaram adquirir quantidades exorbitantes de ouro na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE). O plano era esperar pela altíssima valorização do minério para lucrar na venda.
Naquela fática sexta-feira, quando o governo finalmente interviu nas operações dos especuladores, os preços do ouro despencaram, fazendo com que vários investidores perdessem grandes quantidades de dinheiro.
O termo ‘Black Friday’, portanto, foi primeiramente utilizado para nomear eventos negativos no mundo de investimentos.
Saiba mais
Setor do varejo deve ser o grande campeão de vendas na Black Friday deste ano
Thanksgiving
Foi apenas na década de 80 que a Black Friday começou a ficar conhecida por ser um “feriado” puramente comercial, e a data tem tudo a ver com outra grande data nos Estados Unidos: o Thanksgiving.
O Dia de Ação de Graças acontece tradicionalmente na quarta quinta-feira do mês de novembro. Em clima de feriado, a sexta-feira que procede o Thanksgiving ficou conhecida como um dia importantíssimo para os lojistas, principalmente considerando o grande fluxo de pessoas entrando e saindo das cidades.
Entre a força polícia da Filadélfia, esse dia, que é marcado também por trânsitos intermináveis, ficou conhecido como Black Friday. O termo tinha uma conotação negativa pois também representava uma sexta-feira de trabalhos estendidos e altas demandas, e lojistas rapidamente tentaram repaginá-lo para ‘Big Friday’.
Sem sucesso, a Black Friday ficou nacionalmente conhecida na década de 90 como um dia onde lojistas registram grandes lucros de vendas.
Mesmo assim, o nome só ficou mundialmente conhecido a partir dos anos 2000. O feriado de Thanksving segue sendo importante para a tradição norte-americana, mas no caso do Brasil, por exemplo, não possui relevância.
Black Friday de 2020 bateu recorde no Brasil
Embora a pandemia de COVID-19 tenha paralisado serviços e prejudicado a economia mundial, a Black Friday de 2020 foi recorde para o Brasil.
Segundo estimativas da Neotrust/Compre&Confie, a sexta-feira de grandes promoções gerou lucros de R$ 5,1 bilhões em vendas. Comparado com 2019, é uma alta surpreendente de 31%.
Uma das razões para o recorde está justamente na paralisação provocada pela pandemia. Como uma grande parte das pessoas seguiram em isolamento social durante uma boa parte do ano, o comércio de varejo com vendas virtuais foi o grande beneficiado.