Curiosidades

Real é a 4ª moeda que mais de desvalorizou na última década, confira ranking

2 Minutos de leitura

Com as mais recentes sanções impostas à Rússia por conta da invasão à Ucrânia iniciada no dia 24 de fevereiro, uma das consequências mais sentidas na economia russa foi a grande desvalorização do rublo. A moeda oficial da Rússia perdeu quase 50% do seu valor de mercado em poucos dias, enquanto a bolsa de Moscou amargurou uma queda superior a 30% no dia em que o presidente Vladimir Putin anunciou o início da operação militar no país vizinho. 

O rublo russo é, até aqui, a moeda que mais se desvalorizou em 2022. Na última década, porém, tivemos vários exemplos de moedas que viram seu valor de mercado se deteriorar rapidamente. Entre elas, como você pode imaginar, está o real brasileiro, que ocupa o quarto lugar entre as moedas que mais se desvalorizaram nos últimos 10 anos dentro do G20 – as 20 maiores economias do mundo. 

A moeda que mais se desvalorizou ante o dólar na última década é o peso argentino. A moeda do nosso vizinho perdeu mais de 96% do seu valor de mercado ao longo dos últimos dez anos. Passando a maior parte dos anos 2010 em crise e com grande instabilidade política, não é muito difícil entender como que a moeda oficial da Argentina viu seu valor ante o dólar praticamente evaporar nos últimos anos. 


Saiba mais 

Produção industrial cai 2,4% em janeiro e fica abaixo do esperado pelo mercado


Em segundo lugar na lista vem a lira, moeda oficial da Turquia, que recuou 27% somente no ano passado. A decisão do presidente Tayyip Erdogan de influenciar diretamente na política monetária do país pesou bastante contra sua moeda. Por lá, a decisão de cortar juros para favorecer os setores da economia ligados à exportação acabaram criando um clima de grande estabilidade na economia nacional. 

O rublo vem em terceiro lugar, justamente pelos motivos citados anteriormente, enquanto o real ocupa a quarta colocação entre as moedas que mais se desvalorizaram ante o dólar nos últimos 10 anos. Nossa moeda nacional vê seu valor de mercado diminuir há anos, mas tudo se intensificou com a pandemia da Covid-19. 

Em 2020, o real chegou a acumular uma queda de 28% ante o dólar até outubro, quando o câmbio mudou a nosso favor e a moeda brasileira teve um quarto trimestre de alta ante a moeda norte-americana, usada como referência no mercado internacional. Nos últimos 10 anos, o real brasileiro acumula 64,5% de desvalorização ante o dólar americano. 

Abaixo, confira a lista das moedas que mais se desvalorizaram ante o dólar nos últimos 10 anos: 

País Moeda Desvalorização 
Argentina Peso Argentino -96,2% 
Turquia Lira -87,2% 
Rússia Rublo -78,1% 
Brasil Real -64,5% 
África do Sul Rand -51,2% 
México Peso Mexicano -39,0% 
Indonésia Rúpia Indonésia -37,0% 
Índia Rúpia Indiana -35,2% 
Austrália Dólar Australiano -31,4% 
Japão Iene -28,7% 
*Dados referentes ao dia 06/03/2022, consideradas apenas moedas de países do G20 
Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
CuriosidadesEducação Financeira

Aluguel de ações: entenda como funciona o empréstimo de ativos

4 Minutos de leitura
Para ter sucesso no mundo da renda variável, é importante que o investidor esteja sempre atento aos movimentos do mercado e as…
Curiosidades

FGC: quais investimentos são protegidos?

2 Minutos de leitura
Fundado em 1995, o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) é uma das instituições mais importantes do mercado financeiro brasileiro. A entidade é…